Como observar aves

Publicado em Artigos

 

Tancredo Maia Filho

Especial para o Correio

Observar aves é uma atividade prazerosa que faz bem ao corpo e à mente. A observação de aves pode ser praticada por crianças, jovens e adultos. O importante é ter curiosidade e disposição para observar.

Credito: Tancredo Maia Filho/Divulgacao. João-de-barro.
Credito: Tancredo Maia Filho/Divulgação. João-de-barro.

As aves podem ser observadas em qualquer lugar, até mesmo nos lugares mais movimentados das cidades. Recentemente, foi observado um bacurau-chitã, num letreiro do Conjunto Nacional. Brasília tem ótimos lugares para a observação de aves, como o Parque Olhos D’Água, Parque Dom Bosco, Parque das Garças, no final do Lago Norte, Parque da Cidade e Jardim Botânico.

18/11/2015. Crédito: Marcelo Ferreira/CB/D.A Press. Brasil. Brasília - DF. Observadores de pássaros. Na foto (e/d), Leninha Caldas, Tancredo Maia Filho e Rose Almeida, retrata o pássaro bacurau-norte-americano, no Parque da Cidade.
18/11/2015. Crédito: Marcelo Ferreira/CB/D.A Press. Brasil. Brasília – DF.  Leninha Caldas, Tancredo Maia Filho e Rose Almeida retratam o pássaro bacurau-norte-americano, no Parque da Cidade.

Mas qual equipamento usar? O mais importante é a curiosidade e a disposição. Equipamentos ajudam na observação do comportamento e no registro e identificação das aves.

Credito: Tancredo Maia Filho/Divulgacao. Maria- faceira.
Credito: Tancredo Maia Filho/Divulgação. Maria- faceira.

Ter um binóculos ajuda, bastando um aumento de 7 ou 8 vezes, além de uma boa luminosidade. A fotografia é um grande auxílio para o registro e posterior identificação das espécies encontradas., mas dependendo das condições, até mesmo a utilização de uma câmera fotográfica de um telefone celular possibilita um bom registro.  Câmeras compactas com lente zoom é uma alternativa satisfatória e de custo mais baixo. Um minigravador de som é interessante para registrar o canto das aves.

Mas não esqueça: os “equipamentos mais importantes são seus olhos e ouvidos, somados à sua disposição.”

Credito: Tancredo Maia Filho/Divulgacao. Periquito-de-encontro-amarelo.
Credito: Tancredo Maia Filho/Divulgação. Periquito-de-encontro-amarelo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*