A paixão de Clarice no traço

Publicado em Crônicas
Crédito: Terezinha Losada/Galeria Matéria Plástica/Divulgação. Desenho da exposição A paixão segundo GH

 

Severino Francisco

 

A artista plástica Terezinha Lousada estabelece uma desconcertante conexão entre a situação da personagem feminina do romance A paixão segundo G.H. e a que nós vivemos com o coronavírus. O inimigo de G.H. é uma barata, mas a luta contra o inseto a leva a revelações fulminantes. Depois da experiência, G.H. se insere no mundo, no amor e no cosmos de uma maneira inteiramente renovada. Renasce e nasce.

 

Crédito: Marcelo Carrera Maia/Pandora PIX. Desenho da exposição A Paixão Segundo G.H., de Terezinha Losada.

Clarice não foge das experiências mais duras e extremas. No entanto, não é depressiva ou negativa, sempre busca a transcendência. O contato com as suas ficções costuma provocar impactos e abalos sísmicos existenciais.

 

Quando era adolescente, Terezinha leu a ficção A paixão segundo G.H. pela primeira vez. Ficou muito tocada pela narrativa provocadora, que passa do espiritual para o afetivo em um átimo. Sentiu-se profundamente mexida nos medos, nos desejos e nas fantasias de mulher.

 

 

Crédito: Marcelo Carrera Maia/Pandora PIX.  Exposição A Paixão Segundo G.H., de Terezinha Losada.

 

Porém, quando chegou na parte em que entra uma barata na história, rasgou o livro e jogou fora. Aos 30 anos, ela tentou voltar à leitura, mas não deu conta. Tem fobia de barata. Quando completou 60 anos, em 2018, resolveu ler o livro e colocou para si mesma um desafio: ilustrar A paixão segundo G.H. Como transformar em imagens uma aventura afetiva e espiritual?

 

Crédito: Marcelo Carrera Maia/Pandora PIX. Imagem da exposição A Paixão Segundo G.H., de Terezinha Losada.

 

“Perdi alguma coisa que me era essencial, e que já não me é mais”, diz a personagem G.H.. “Não me é mais necessária, assim como se eu tivesse perdido uma terceira perna que até então me impossibilitava de andar mas que fazia de mim um tripé. Essa terceira perna eu perdi”. A biografia espiritual, praticamente, elimina a ação e se concentra nos devaneios de uma mulher em frente a uma barata e a um armário.

 

Terezinha precisou fazer um esforço de imaginação simbólica. Na primeira parte, utilizou o triângulo como representação da terceira perna. Na segunda, usou o círculo. Visualizou a personagem G.H. pelas linhas da boca e dos olhos de Clarice. Terezinha usou os olhos para representar a barata.

Crédito: Marcelo Carrera Maia/Pandora PIX. Imagem da exposição A Paixão Segundo G.H., de Terezinha Losada.

 

Na terceira, tomou como referência o trabalho da artista plástica Georgia O’Keeffe, que se inspira nas flores. Esse exercício de tradução da literatura em artes plásticas resultou em uma série de 50 desenhos.

 

A exposição seria inaugurada na Galeria Matéria Plástica, instalada no Condomínio Altiplano Leste, sob a direção do artista plástico Luis Jungmann Girafa, mas foi adiada em razão da pandemia. É uma casa dos artistas e realiza exposições de qualidade. Numa realização da Galeria Matéria Plástica, Ilo Moreira Riseira, filho de Terezinha, fez um excelente  um vídeo sobre a exposição, filmado com a câmera do celular. O link para ver o vídeo é: https://www.youtube.com/watch?v=nOtjsH5QgmY

Crédito: Marcelo Carrera Maia/Pandora PIX. Imagem da exposição A Paixão Segundo G.H., de Terezinha Losada.

 

Embora tenha nascido, quase que por acaso, em Londrina, Terezinha se considera candanguíssima. Os pais dela, paulistas, se mudaram para a cidade quando ela tinha 1 ano de idade. Participou do movimento de artes plásticas, fez inúmeras exposições e lecionou artes na UnB, de 2007 a 2012.

Crédito: Marcelo Carrera Maia/Pandora PIX. Imagem da exposição A Paixão Segundo G.H., de Terezinha Losada.

 

Traduzir a palavra arrebatadora de Clarice em imagens foi também uma oportunidade de estabelecer uma conexão com Brasília. Clarice nunca escreveu com tanto assombro sobre qualquer outra cidade. Terezinha lembra do que falou uma arquiteta iraniana: o Rio de Janeiro não é uma cidade bonita, é um lugar bonito. É isso que a torna uma cidade maravilhosa.

Crédito: Reprodução da Internet. Clarice Lispector.

 

Enquanto Brasília é toda bela, é um monumento, que incorpora a paisagem, como se tudo fosse obra de Lucio Costa e Oscar Niemeyer. Terezinha nunca se esquece do alumbramento que teve quando voltou de uma viagem de carro e, de repente, entrou dentro dos espaços abertos do planalto. É como se entrasse no mar.

Crédito: Ed Alves/CB/D.A Press. Brasil. Brasilia – DF.  Torre de TV Digital sob o fundo do cerrado

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*