Caos no Sudoeste

Publicado em Crônicas

 

Credito: Ana Rayssa/CB/D.A. Press. Brasil. Brasilia – DF. Cidades. Os tratores do empreendimento iniciam a devastação da vegetação nativa para construir a quadra 500.

 

Severino Francisco

Estamos vivendo mais um capítulo da novela kafkiana nas quadras 500 do Sudoeste, em uma batalha judicial que se estende desde 2006. O ministro João Otávio de Noronha, do STJ, derrubou a liminar que impedia a edificação na quadra. Em seu arrazoado, o ministro alegou que travar o empreendimento acarretaria em “perda para a economia e para a ordem pública”.

O Ministério Público refutou os argumentos do ministro. De fato, a obra criaria alguns empregos, mas a repercussão econômica seria restrita. Em compensação, os riscos para o meio ambiente são enormes.

 

Autorizar a expansão da área residencial do Sudoeste é uma decisão completamente insensata, baseada no achismo que domina as decisões de política pública no país. Não existe nenhum respaldo científico para uma deliberação de consequências tão graves. É pura retórica vazia. A empresa já iniciou a devastação da vegetação nativa.

Não é preciso ser um técnico para perceber que o bairro não suporta mais nenhum crescimento. Basta constatar os engarrafamentos nos horários de pico, as mudanças no clima e os problemas de escoamento na época das chuvas. É algo que compromete a ordem pública.

 

Crédito: Reprodução. Brasil. Brasília – DF. Cidades. Moradores se manifestam contra quadras 500 do Sudoeste.

E um ponto essencial é que os estudos que fundamentam a decisão de liberar as obras em uma das últimas áreas de vegetação nativa da cidade estão desatualizados. Eles são de 2010. De lá para cá, muitas coisas ocorreram. É um absurdo dar o sinal verde para um empreendimento nestas condições.

No entanto, mesmo sem qualquer aferição científica mais rigorosa, é possível perceber claramente a ausência de sensatez na decisão de tocar a obra. Se o projeto for levado adiante, serão mais de 3 mil carros em circulação, segundo o cálculo de especialistas.

O regime de chuvas, o escoamento da água, o movimento de veículos e o efeito no clima precisam ser reavaliados. Não adianta se preocupar apenas com as queimadas da Amazônia. Nós temos problemas que afetarão imediatamente nossa qualidade de vida e podem ser evitados.

 

Crédito: Ana Rayssa/CB/D.A Press. Retrato da destruição: tratores destroem com uma das últimas áreas de vegetação nativa em Brasília.

É espantoso que o Instituto Brasília Ambiental (Ibram) tenha aprovado a expansão do Sudoeste, um projeto com problemas graves, que saltam aos olhos de qualquer cidadão. Nós estamos sofrendo, cotidianamente, os efeitos de mudança do clima, das alterações no regime das chuvas e das inundações em prédios.

Nessas circunstâncias, propor a expansão do Sudoeste é um ato de enorme irresponsabilidade. É apostar no caos. Isso afetará a vida dos brasilienses. Quem vai nos proteger?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*