Aniversário de aquariano

Publicado em Crônicas

 

Severino Francisco

 

Em dia de aniversário, pareço bicho-do-mato, tento fugir de todas as formalidades inerentes à data. Havia um colega de redação que, sabedor da suscetibilidade, botava o dedo na ferida. De cinco em cinco minutos, berrava a plenos pulmões: “Gente, ainda não falei, mas hoje é o aniversário do…”

 

Gostaria de me explicar. É que sou aquariano, não aprecio as convenções sociais. Tenho uma amiga que nega com veemência a astrologia como total mistificação a ser repudiada sumariamente. No entanto, ela é a prova mais cabal da força e da influência dos astros sobre uma pessoa. Ilustra, em carne e osso, a cada instante, as qualidades e as vulnerabilidades do seu signo.

 

Pois bem, sou o clichê do aquariano. Qualquer manual barato registra, com todas as letras, as minhas supostas qualidades e os meus defeitos reais. Sou um repórter distraído. Um amigo já afirmou, com muita pertinência: “O Severino é uma pessoa com os pés no chão. De Marte”.

 

Tenho um outro amigo ainda mais desligado que, em certo ano, esqueceu o dia do aniversário. Um colega lhe deu parabéns. E ele respondeu: “Por quê?”. Porque é o dia do seu aniversário, maluco!

 

Pelo que dizem, assimilei em altas doses outra característica do signo: a excentricidade. Mas pode ser que existam razões detrás da aparente loucura. Não tenho apreço por aniversário porque me desagrada ser tratado de maneira especial somente por causa da chamada data natalícia.

 

Recorro ao ilustre colega de signo, o aquariano Lewis Carroll, que diz em Alice no país das maravilhas, ser melhor comemorar a data de não aniversário do que de aniversário, pois, assim, se tornaria possível ganhar presentes em 364 dias por ano.

 

De minha parte, na mesma linha, considero que as pessoas da minha afeição merecem atenções especiais todos os dias e não apenas na data do aniversário. Tento dispensar a elas esse cuidado e essa distinção. Também não me importo de ganhar presentes convencionais.

 

Os melhores que a vida me deu são os amigos e as amigas, pois partilham, amparam, inspiram e engrandecem. É muito bom ter pessoas que te admiram e gostam de você de verdade.

Passei o aniversário confinado, mas cercado de afeto. Os meus dois netos, Judá, de 4 anos, e Aurora, de 8, me deram presentes. Mas, na verdade, eles são os maiores presentes possíveis. Porque espalham alegria e vida em nossa vida.

E, finalmente, gostaria de brindar aqui aos aquarianos de que me lembro neste momento: Gioconda Caputo, Vladimir Carvalho, Armando Freitas Filho, Hugo Nitroglicerina, Adriana Izel, Igor Silveira e Wagner Hermusche. Nós não precisamos tomar nenhum aditivo químico. Somos caretas pilhados pela própria natureza, já nascemos com LSD genético. Mais do que nunca, durante essa pandemia, é preciso celebrar cada dia de vida.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*