Servidores do Instituto de Previdência do GDF pedem reestruturação salarial

Publicado em Servidor

Por Francisco Artur de Lima — A Associação do Servidores do Instituto de Previdência dos Servidores do Distrito Federal (Asprev/DF) apresentou ao governo local uma proposta de reajuste salarial aos servidores efetivos do órgão — que é responsável por gerir aposentadorias de funcionários públicos do GDF e da Câmara Legislativa.

De acordo com a associação, a proposta foi apresentada no dia 28 de fevereiro à diretoria do Instituto de Previdência dos Servidores do Distrito Federal (Iprev-DF). Esse texto, no entanto, dependerá de aprovação na Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF).

Defasagem salarial

A justificativa para a proposta apresentada pela Asprev/DF aponta ao  fato de que a carreira de analista previdenciário, criada em 2020,  segue com vencimentos defasados em comparação com carreiras similares no governo do DF.

A última recomposição salarial, segundo a associação, ocorreu em 2022. Essa defasagem, continua o grupo, tem gerado dificuldades na retenção de talentos, o que pode comprometer a qualidade na gestão previdenciária.

“Para solucionar esse problema, o projeto prevê a atualização da tabela remuneratória e a revisão dos percentuais da Gratificação por Habilitação em Atividades Previdenciárias (GHPrev), incentivando a qualificação dos servidores”, afirma o sindicato, em comunicado enviado ao Blog.

Em resposta ao Correio, o Iprev confirmou recebimento da proposta apresentada pela associação. Confira a nota na íntegra:

“A diretoria do Instituto de Previdência dos Servidores do Distrito Federal (Iprev-DF) informa que recepcionou a proposta de Reestruturação da Carreira de Analista Previdenciário, apresentada pela Associação dos Servidores da Carreira de Atividades Previdenciárias do Iprev-DF, e irá promover o que dispõe a legislação sobre os procedimentos administrativos nos casos de despesas no âmbito do Poder Executivo do DF, encaminhando à Secretaria de Economia para avaliar e adotar as providências pertinentes à demanda.”

Crédito: Divulgação/Iprev/DF