RECEITA FEDERAL LANÇA O GUIA DO VIAJANTE

Publicado em Sem categoria

Órgão garante que Manual tem linguagem simples, direta e acessível

A  Receita  Federal  acaba  de lançar o Guia do Viajante para quem pretende viajar  ao  exterior.  É um manual que aborda a maior parte das questões  relativas a viagens internacionais em linguagem simples, direta e acessível.  As  informações  podem ser encontradas facilmente, quase sempre associadas a ilustrações, tabelas e vídeos orientativos.

O guia é dividido em três grandes áreas:

Saída do Brasil: procedimentos que devem ser observados pelo viajante que  está  saindo do país, seja em viagem de turismo, seja em mudança definitiva;

Entrada  no  Brasil:  concentra  a  principal fonte de informações ao viajante, consolidando o que ele precisa saber para não ter problemas ao passar pela Receita federal quando retornar ao País.

As principais dúvidas  do  cidadão  foram consideradas na elaboração de páginas que explicam didaticamente o que pode ser considerado bagagem, o que pode ser  incluído  na cota de isenção, o que deve ser declarado à Receita Federal e outros temas importantes.

e-DBV:  apresenta  o sistema eletrônico que o viajante utilizará para apresentar sua declaração eletrônica de bagagem ou porte de valores à Receita   Federal nas  situações  obrigatórias.  Desde  informações  sobre  o  que  é  uma e-DBV e quando declará-la até um detalhado passo a passo de como utilizá-la.

O  Guia  do  Viajante  traz  ainda uma área complementar, o Saiba Mais, com informações que auxiliam o entendimento dos principais assuntos  relacionados  à  bagagem.  É  o  que  se  encontra  nos ícones de Glossário, Legislação, Links Úteis e Publicações.

Além  disso,  o cidadão poderá consultar a seção Perguntas e Respostas, com casos  reais  e  orientações  precisas  sobre  como  proceder  em  diversas situações de sua viagem.