ICMBio – Servidores da área ambiental ganham repressão de presente durante celebração do aniversário do instituto

Publicado em Servidor

Servidores do Instituto Chico Mendes ICMBio) denunciaram que, ontem (28/08) pela manhã, se reuniram no pátio da sede em Brasília-DF para comemorar os 12 anos do órgão e chamar a atenção para a gravidade dos incêndios na Amazônia. Durante o ato, o presidente despachou documento para proibir a reunião 

A atividade, convocada como assembleia pela Associação do Servidores (Asibama-DF), reuniu cerca de 100 participantes. Enquanto o grupo cantava o hino nacional, o presidente do ICMBio, Homero de Giorge Cerqueira, despachou documento para proibir a celebração, contam os funcionários.

A justificativa para a tentativa de impedir a manifestação, destacam, seria a necessidade de concentrar esforços na operação Verde Brasil, “que supostamente pretende proteger o bioma da Amazônia. No entanto, não constavam atividades ligadas à operação na agenda oficial dos diretores do ICMBio. Os servidores tampouco foram informados sobre essa operação, recebendo apenas um convite por e-mail sem mais explicações”, destacam.

“Quando organizamos o evento, pensamos em algo para levantar a moral e estima dos servidores uma vez que, diante do constante assédio, muitos servidores estão se sentindo ameaçados e amedrontados no exercício das
suas funções”, explicou Alexandre Gontijo, presidente da Asibama-DF.

Durante o ato, os diretores do ICMBio lembraram das dificuldades no trabalho: cortes orçamentários, redução das operações de fiscalização, retaliações e remoções à revelia, exoneração, impedimento de realizarem assembleias e darem entrevistas.

“A melhor forma que o governo deveria fazer para conter os incêndios e o desmatamento é reforçar os órgãos ambientais, dotando-os de capacidade de ação, planejamento e infraestrutura. Infelizmente, o que vemos é o oposto”, complementou um servidor que preferiu não ser identificado.

As celebrações do aniversário do ICMBio se tornaram tradicionais. Anualmente, a Asibama-DF recebe o pedido das direções para contribuir com recurso para o bolo e decorações. Neste ano, contam os dirigentes sindicais, a associação se deparou com o silêncio e a recusa do diretor em receber os representes dos servidores, que
tiveram dois pedidos de audiência desmarcados. “Entendo que está acontecendo uma tentativa de intimidação mesmo”, concluiu Beth Uema da Ascema Nacional.