ADVOGADOS PÚBLICOS PROTOCOLAM PEDIDO DE EXONERAÇÃO DA CÚPULA DA AGU

Publicado em Sem categoria

Durante ato, os mais de 300 advogados públicos federais exigiram a saída dos dirigentes máximos de seus cargos. Protesto confirma pesquisa da Unafe que mostrou rejeição de quase 99% do advogado-geral da União entre os membros.

Na manhã desta quarta-feira, 12, mais de 300 advogados públicos federais protocolaram na sede da Advocacia-Geral da União (AGU), abaixo-assinado com mais de 3.500 assinaturas para que os dirigentes máximos, inclusive Luis Inácio Adams, apresentem seus pedidos de exoneração dos cargos.

Durante o protesto, a categoria avaliou o cenário de descaso e falta de diálogo com a cúpula da AGU e enfatizou o despreparo de Adams para solucionar o caos administrativo na instituição atualmente.

“Até o momento nenhuma solução real foi aplicada e nós continuamos em prédios com ordem de despejo, trabalhando com ratos e baratas, além de sofrer uma sobrecarga inconcebível de processos”, afirmou Roberto Mota, diretor-geral da Unafe, durante a manifestação.

Segundo informações da Unafe, Luis Adams foi literalmente convidado a se retirar da chefia da AGU sob gritos de “pede para sair”.

PRESSÃO CÚPULA DA AGU

Após o ato público, os advogados públicos federais seguiram para a sala do Conselho Superior da AGU. Porém, os dirigentes da instituição não compareceram. A falta de diálogo causou indignação. Os profissionais fizeram duros discursos exigindo dos chefes das carreiras providências urgentes.

Outros grupos seguiram para as unidades da AGU em autarquias, fundações e ministérios. A proposta foi convidar advogados que ainda não aderiram ao movimento. Os representantes da Unafe destacaram que não pretendem ceder até que medidas concretas sejam adotadas. Enquanto isso, o movimento de entrega de cargos de chefia chega quase a 70% de unidades da AGU em todo o país, destacou a Unafe.

Brasília, 17h55min