séries

Retrospectiva: Melhores séries e minisséries de 2018

Publicado em Lista, Minissérie, Séries

A poucos dias da chegada do novo ano, o Próximo Capítulo faz uma retrospectiva para lembrar as melhores séries e minisséries lançadas em 2018. Na lista, estão as grandes estreias do ano. Confira!

Todo ano, a televisão fechada e os serviços de streaming apostam em novas produções para tentar agradar a audiência. A maioria delas é um grande tiro no escuro por apostar em novas abordagens e novas histórias. Outras, por serem inspiradas em produções como livros e franquias de outrora, tentam reacender um sucesso já existente. E é unindo essas duas características que é possível chegar a lista das melhores séries e minisséries de 2018. Vale lembrar que aqui só estão as produções que tiveram suas primeiras temporadas exibidas neste ano. Confira abaixo! E, se discordar, deixei a sua lista nos comentários!

Melhores séries e minisséries de 2018

A maldição da Residência Hill

The Haunting of Hill House. Crédito: Netflix/Divulgação

Série do gênero de terror, a produção da Netflix foi criada por Mike Flanagan com base no livro homônimo de 1959 de Shirley Jackson. Na trama, o espectador é apresentado a história da família Crain, que se muda para a antiga mansão Hill House no verão de 1992, até que precisa deixar a casa após uma série de acontecimentos sobrenaturais. Vinte e seis anos depois, eles retornam ao local para tentar confrontar os demônios do passado.

Barry

Crédito: HBO/Divulgação

Classificada como comédia, a produção da HBO é um grande híbrido de série de humor com trama de ação e com carga dramática. A trama segue o protagonista Barry (Bill Hader) — daí o nome da produção –, um assassino profissional de aluguel que está cansado da profissão e, em uma das suas missões, acaba se apaixonando pelo ofício de ator e decide seguir nesse caminho. O problema é que largar a antiga profissão para viver o novo sonho o coloca em várias situações complicadas.

Bodyguard

Bodyguard
Crédito: Reprodução/imdb (presente em imdb.com) – Até quando Buddy conseguirá proteger Julia?

Lançada no Brasil pela Netflix, a série, que também é conhecida como Segurança em jogo, é uma produção do canal estatal inglês BBC. A história gira em torno do sargento David Budd (Richard Madden), um homem que impede um ataque terrorista a um trem e ganha uma promoção para trabalhar no departamento de polícia de Londres protegendo a Home Secretary da Inglaterra, Julia Montage (Keeley Hawes).

Elite

Marina e Samuel terminam e reatam o namoro várias vezes
Marina e Samuel terminam e reatam o namoro várias vezes

Apostando no sucesso das tramas em língua espanhola, a Netflix reuniu parte do elenco de La casa de papel — Miguel Herrán, María Pedraza e Jaime Lorente — e lançou Elite. A série teen mostra os desdobramentos para a resolução de um crime que envolve os alunos do colégio Las Encinas, um dos mais caros e melhores da Espanha. A situação toda acontece após a entrada de três novos alunos, vindos de uma escola pública que desabou: Samuel (Itzan Escamilla), Christian (Miguel Herrán) e Nadia (Mina El Hammani).

Homecoming

Crédito: Amazon/Divulgação. Cena de Homecoming

Com Julia Roberts como protagonista, a série da Amazon é um suspense baseado num podcast criado por Eli Horowitz e Micah Bloomberg e tem como foco a personagem da atriz, a ex-assistente social Heidi Bergman, que trabalhou num misterioso centro de apoio a soldados, que dizia ter como missão servir de transição para os militares para a vida civil. No entanto, após uma reclamação ao Departamento de Defesa dos EUA, descobre-se que a instituição guardava muitos segredos.

Killing Eve

Crédito: Globo Play/Divulgação. Elenco de Killing Eve

Disponível no Brasil pelo serviço Globoplay, a produção apresenta a história de Eve Polastri (Sandra Oh), uma detetive que é demitida do serviço de proteção a estrangeiros quando descobre a conexão entre Villanelle (Jodie Comer) e uma série de crimes. Mesmo fora oficialmente das investigações, ela volta quando é contratada por Carolyn Marters (Fiona Shaw) e começa um embate de “gato e rato” com a assassina.

O método Kominsky

Créditos: Mike Yarish/Netflix. Cena da série O método Kominsky.

A comédia, disponível na Netflix, tem Michael Douglas na pele do personagem Sandy Kominsky, um ator que um dia fez sucesso, mas está atualmente esquecido da cena hollywoodiana, e Alan Arkin interpretando Norman, um agente milionário cuja esposa está no estágio final de um câncer extremamente agressivo. Na trama, o humor é usado para falar de um dos temas mais temidos: o envelhecimento.

O mundo sombrio de Sabrina

CHILLING ADVENTURES OF SABRINA

Inspirada no quadrinho homônimo e também na sitcom Sabrina, aprendiz de feiticeira, a produção da Netflix em parceria com a Warner acompanha Sabrina Spellman (Kieman Shipka), uma jovem que precisa abraçar de vez a sua metade bruxa participando de uma cerimônia para assinar o livro do Senhor das Trevas e assim, por sua devoção, garantir seus poderes e uma educação voltada para o mundo das sombras. A história mostra as dificuldades de Sabrina em se manter nesses dois mundos: dos humanos e dos bruxos.

Objetos cortantes

Crédito: HBO/Divulgação. Amy Adams como Camille em Objetos cortantes

Com base no livro homônimo de Gillian Flynn, a minissérie da HBO traz Amy Adams para viver a protagonista Camille Preaker, uma jornalista que volta à sua cidade natal para cobrir a investigação do desaparecimento de duas meninas. Quando retorna ao pequeno município, ela precisa lidar com a mãe, a problemática Adora Crellin (Patricia Clarkson), enquanto as investigações começam a apontar para uma criminoso em série.

Perdidos no espaço

Crédito: Reprodução/Internet

Remake da série clássica dos anos 1960, a versão da Netflix acompanha a família Robinson, que segue para outro planeta com a missão de colonizar o local como uma opção de habitação além da Terra. Antes mesmo de chegar ao destino, o clã passa por perturbação atmosférica, faz uma aterrissagem forçada e precisa descobrir como sair desse lugar desconhecido no meio do espaço.

Pose

A estética oitentista enche os olhos em Pose
A estética oitentista enche os olhos em Pose

Lançamento da FOX, a série é mais uma produção de Ryan Murphy e, como era de se esperar, a atração traz a temática LGBTQ em sua trama. A história se passa em uma Nova York ambientada no final de 1980 e acompanha os protagonistas Blanca (MJ Rodriguez), Damon (Ryan Jamaal Swain) e Angel (Indya Moore), que vão morar juntos numa espécie de república.

Seven seconds

Crédito: JoJo Whilden/Divulgação

Apesar de ter sido cancelada após a exibição da primeira temporada, Seven seconds, disponível na Netflix, é uma série que merece aparecer nesta lista. A produção traz o debate da tensão racial nos Estados Unidos tendo como pano de fundo a história de um jovem negro que é deixado para morrer no meio da neve após ser atropelado pelo policial Peter Jablonski (Beau Knapp).

The alienist

Performance de Daniel Bürhl em The alienist poderia ter rendido ao ator uma indicação ao Emmy
Performance de Daniel Bürhl em The alienist poderia ter rendido ao ator uma indicação ao Emmy

O drama policial em formato de minissérie conta a história do alienista Laszlo Kreizler (Daniel Bürhl), que, ao lado do ilustrador John Moore (Luke Evans) e da primeira mulher a trabalhar na polícia de Nova York, Sara Howard (Dakota Fanning), investiga uma série de assassinatos de meninos que se prostituem na Nova York dos anos 1890. Produção está disponível na Netflix.

Menção honrosa

Assédio
O Globoplay fez seu dever de casa e, em 2018, disponibilizou em sua plataforma produções originais de ótima qualidade. Assédio foi uma delas. A minissérie tem como inspiração a história real do médico Roger Abdelmassih, que foi condenado a prisão por estupro com mais de 40 mulheres. Na trama, que é contada pelo ponto de vista das vítimas, o papel do vilão fica com Antonio Calloni.

Guilty pleasure

YOU
Do canal Lifetime, a série chegou ao Brasil pela Netflix, que também ficará responsável pela segunda temporada. Com base no livro homônimo, a produção segue o stalker Joe (Peen Badgley), um jovem gerente de livraria que se apaixona de forma obsessiva pela aspirante a escritora Beck (Elizabeth Lail).