You Crédito; Reprodução/Internet

Pode apostar: You é o seu próximo guilty pleasure

Publicado em Séries

Série You estreia oficialmente no Brasil em 26 de dezembro, quando a Netflix disponibiliza a produção no catálogo

Com a primeira temporada completa exibida nos Estados Unidos, You, de Blake Neely, é a série que deve virar sensação entre o público brasileiro assim que entrar no catálogo da Netflix, em 26 de dezembro, no maior estilo “guilty pleasure”. E isso tem motivo.

A série tem alguns aspectos que agradam o público de cara. A começar pelo protagonista vivido pelo ator Penn Badgley, de Gossip girl, e uma das antagonistas é interpretada por Shay Mitchell, de Pretty little liars. Não bastasse ter dois astros de produções teen no elenco, o seriado é baseado num best-seller homônimo de Caroline Kepnes, disponível no Brasil pela editora Rocco.

Fora isso, a história de You tem um fator bastante atual: a figura do stalker. A série acompanha Joe (Peen Badgley), um jovem gerente de uma livraria que se apaixona de forma obsessiva pela aspirante a escritora Beck (Elizabeth Lail). A partir daí, ele faz de tudo para se aproximar dela: a seguindo, criando situações para encontrá-la e até indo atrás do atual namorado, Benji.

A série também tem sido comparada com Dexter — até falamos sobre isso aqui –, o que cria uma expectativa em torno do público. As similaridades estão ligadas ao fato de que o protagonista comete assassinatos, que, na cabeça dele, tem uma justificativa plausível. Mas, não é bem assim.

Crítica (com spoilers) da primeira temporada de You

Crédito: Reprodução/Internet

Com os 10 episódios exibidos, já é possível fazer uma crítica completa de You. E, claro, explicar porque tenho chamado a série de “guilty pleasure”.

You está longe de ser um primor, a série tem situações meio óbvias, personagens fúteis como Beck e o universo que a rodeia com o namorado Benji e as amigas encabeçadas por Peach (Shay Mitchell) — outra obcecada por Beck –; e aquelas situações absurdas vividas por Joe, em que é difícil de acreditar — o stalker consegue entrar e sair de qualquer lugar sem ser percebido, sem falar nas situações que se safa dos assassinatos (ao todo, ele está envolvido em pelo menos quatro).

Mesmo assim, You é uma série envolvente, com um protagonista carismático — sim, você vai se pegar achando muito estranho gostar de um personagem que está mais para “vilão” — e que tem reviravoltas interessantes, que, apesar de óbvias instigam o espectador.

CUIDADO, ABAIXO UM SPOILER BEM GRANDE

Também há um gancho bem legal para a segunda temporada que já está confirmada. A ex-namorada emblemática de Joe, Candance (Ambyr Childers), reaparece no episódio final. Sendo assim, a sequência deve explorar o antigo relacionamento do gerente da livraria e o que teria acontecido com a personagem durante o período de “desaparecimento”.