elite

Crítica: Série Elite, da Netflix, é Malhação para maiores

Publicado em Séries

Elite fala de temas inerentes aos jovens, como drogas e sexualidade, sem meias palavras. Leia a crítica da série espanhola disponível na Netflix!

Disponível no catálogo da Netflix, a série espanhola Elite é uma espécie de Malhação para adultos. Vindo deste blogueiro, isso é um elogio, vale ressaltar. O drama juvenil tem direção de Ramón Salazar e Dani de la Orden e roteiro de Carlos Montero e Darío Madrona. No elenco, chamam a atenção nomes vindos do fenômeno La casa de papel, Miguel Herran e María Pedraza.

À primeira vista, a ação de Elite gira em torno dos estudantes do colégio Las Encinas, um dos mais caros e melhores da Espanha. Um acidente numa escola pública faz com que três alunos ganhem bolsa em Las Encinas: Samuel (Itzan Escamilla), Christian (Miguel Herrán) e a muçulmana Nadia (Mina El Hammani). As diferenças sociais entre eles e outros colegas ー os filhos do empreiteiro responsável pelo acidente, Marina (María Pedraza) e Guzmán (Miguel Bernardeau), o casal de namorados Polo (Álvaro Rico) e Carla (Ester Expósito), o tenista Ander (Arón Piper) e a patricinha enjoada Lucrécia (Danna Paola)ー poderia ser o mote para os principais conflitos e realmente desencadeia alguns. Mas Elite vai além.

Samuel, Christian e Nadia são bolsistas no Las encinas
Samuel, Christian e Nadia são bolsistas no Las encinas

É claro que o poder econômico e a ambição estão muito presentes, mas nem de longe são os únicos temas abordados pela série. Recheada de cenas de sexo e violência, Elite traz à tona preconceito religioso, Aids, tráfico de drogas, relacionamento a três, homossexualidade, corrupção. Tudo isso de forma extremamente crua.

O núcleo principal ainda traz o irmão de Samuel, Neno (Jaime Lorente), e o irmão de Nadia, Omar (Omar Ayuso) e os pais de Marina e Guzmán. A construção dos personagens soa como rasa em alguns casos ー Neno talvez seja o mais evidente. Sem comprometer muito, Samuel é aquele mocinho bobo que faz besteiras e pede desculpas a toda hora e Lucrécia, a batida patricinha fútil e preconceituosa. Em compensação, tipos como Ander, Omar, Marina, Carla e Polo são bem mais complexos e fazem Elite valer a pena.

Marina e Samuel terminam e reatam o namoro várias vezes
Marina e Samuel terminam e reatam o namoro várias vezes

Enredo de Elite tem suspense também

O enredo principal de Elite supera os temas adolescentes e, entre eles, apresenta uma engenhosa trama de suspense. No início do primeiro episódio, vemos Samuel sendo interrogado pela polícia. Logo percebemos que há um crime, mas não sabemos direito o que é.

A cada início e fim de episódio, pistas (algumas falsas) nos são lançadas a respeito desse assassinato de quem nem sabemos quem. A tática para te prender ao longo dos oito episódios funciona e uma pista vai levando a outra na mesma medida em que um episódio vai levando a outro e você, se não tomar cuidado, passa um tempão assistindo aos oito capítulos de Elite.

Com história ora leve, ora mais pesada, elenco competente e trilha sonora envolvente, a série da Netflix fez sucesso e já tem segunda temporada anunciada. Gancho para novos capítulos é que não faltam!