CBNFOT250220213418 (1) 2021. Crédito: Marcio Nunes/Divulgação. Cultura. Talk show Posso Explicar, com Allan Rodrigues, Miá Mello e João Brasil.

Posso explicar, com Miá Mello, é talk show diferenciado; produção estreia em 24 de março

Publicado em Programas

Humorista Miá Mello comanda o programa Posso explicar, que une entretenimento e ciência

O cenário dos talk shows no Brasil cresce a cada dia. A partir de 24 de março, o gênero terá mais um representante. É o programa Posso explicar, que estreia para valer, às 21h, no National Geographic. A atração é comandada pela atriz e humorista Miá Mello e traz um diferencial ao formato, ao ter a ciência como o principal foco.

“Em primeiro lugar, eu topei esse projeto pelo fato de ser sobre ciência e tecnologia. Se fosse só um talk show, eu ficaria tipo: ‘Mas será? Já tem tantos outros!’ O que mais me interessou foi poder falar sobre esses temas. Achei muito diferente a possibilidade de ver pessoas que a gente está acostumada a ver sob uma ótica que não imagina”, explica a apresentadora.

Com episódios de 30 minutos, Posso explicar conta, a cada capítulo, com um convidado famoso, que, ao lado de Miá, fala sobre temas científicos de forma bem-humorada e lúdica, com direito a experimentos que comprovam a importância da ciência no dia a dia.

“As pessoas precisam olhar a ciência de uma forma que não seja um bicho de sete cabeças. Tem a sua complexidade, mas o básico não é complexo. A vida fica mais simples quando a gente tem a ciência. É normal que as pessoas questionem algo que elas não entendam. Viemos no movimento de continuar jogando a ciência para cima”, define Allan Rodrigues, o cientista do programa.

2021. Crédito: Marcio Nunes/Divulgação. Cultura. Talk show Posso Explicar, com Allan Rodrigues, Miá Mello e João Brasil.

Além de Miá, o programa tem Allan Rodrigues, que fica com a responsabilidade de apresentar o lado mais teórico, com experimentos e explicações; o ator e músico Pinguim, que faz a voz de Edson, a inteligência artificial que interage ao longo do programa; e o produtor musical João Brasil, responsável pela trilha sonora e pela música dedicada a cada convidado.

“O maior desafio (do programa) foi tentar transformar um conhecimento que tenho em algo simples e fácil para qualquer pessoa assistir. Nosso desafio é mostrar que ciência é para todo mundo. Junta o entretenimento, a linguagem do programa e a ciência. Acho que levamos conhecimento de forma mais lúdica”, define Allan. Para Pinguim, a dificuldade ficou por conta de humanizar o personagem: “Colocar um coração real dentro daquela inteligência artificial”.

Pandemia

Inicialmente prevista para ser gravada em abril do ano passado, a atração teve de ser adiada para outubro devido à pandemia da covid-19. Ao todo, a primeira temporada será composta por 16 episódios, com participação de nomes como Fabio Porchat, Sabrina Sato, Vitão, Monica Martelli, Rita Lobo, Rafael Portugal, Fafá de Belém e Felipe Castanhari. “Participei demais da escolha dos convidados. Eles têm uma importância fundamental nesse programa”, completa Miá.

Na estreia, serão exibidos dois episódios no canal. O primeiro estará disponível gratuitamente no YouTube. Depois, a temporada terá um capítulo novo divulgado por semana.

O elenco fixo pensa numa sequência. “Fico muito à vontade de fazer uma segunda temporada. Toda hora fico nesse olhar do que mais dá para falar”, acrescenta Miá.