0078987.jpg-r_1280_720-f_jpg-q_x-xxyxx Crédito: Disney+/Divulgação

Por que dar uma chance para Diário de uma futura presidente, do Disney+

Publicado em Séries

Apesar de ter uma atmosfera de produção infanto-juvenil, Diário de uma futura presidente é uma comédia para toda a família

Com os anúncios feitos pela Disney na semana passada, o catálogo do serviço de streaming estará cheio de novidades em 2021. Mas isso não quer dizer que os assinantes da plataforma ficam sem opções para aproveitar o Disney+ agora. Há algumas produções surpreendentes já disponíveis para o público brasileiro. É o caso da série Diário de uma futura presidente. O seriado faz parte das atrações sem grande publicidade ao menos no Brasil. Mas está entre aquelas que faz valer o Disney+.

Apesar de ter uma atmosfera de série infanto-juvenil, Diário de uma futura presidente é, na verdade, uma comédia familiar aos moldes de Young Sheldon (spin-off de The Big Bang Theory com foco no personagem Sheldon Cooper), em que há uma protagonista jovem no centro com dramas compatíveis com a realidade dela, mas que também abre espaço para os demais integrantes da família, de diferentes idades.

No seriado, o espectador acompanha a história de Elena Cañero-Reed (Tess Romero), jovem norte-americana de origem cubana que, no futuro, estará à frente do cargo mais importante dos Estados Unidos, o de presidente da República — nos flashforwards quem vive a personagem é Gina Rodriguez (Jane, the virgin), produtora executiva e também diretora da série. Mas a história está no passado da futura política, não no exercício do cargo, pelo menos na primeira temporada.

Crítica de Diário de uma futura presidente

Crédito: Disney+/Divulgação

Em episódios de 30 minutos, a audiência vê o cotidiano de uma pré-adolescente, com todos os dramas da idade e também sob o contexto de ser integrante de uma família de origem latina nos EUA. Elena é uma personagem carismática. Isso porque ela tem características muito bem desenvolvidas no roteiro. Os dramas e exageros da personagem se fundem com o lado sonhadora de uma garota com a personalidade ainda em construção.

As situações da jovem na escola são bastante relacionáveis, assim como os personagens aos quais ela interage: a melhor amiga Sasha (Carmina Garay), a ex-amiga Jessica (Harmeet K. Pandey) e Melissa (Sanai Victoria), a garota popular da escola que a despreza. Nesse mesmo ambiente está o irmão de Elena, Bobby (Charlie Bushnell), um adolescente aprendendo a lidar com as etapas dessa fase, como a chegada da primeira namorada Monyca (Avantika Vandanapu).

Além do núcleo escolar, a série explora a vida em casa e em família dos Cañero-Reed. Assim, o seriado apresenta a matriarca, Gabi, vivida por Selenis Leyva, conhecida por ter integrado o elenco de Orange is the new black da Netflix. A mãe é uma personagem tão interessante quanto Elena. A produção explora os esforços de Gabi para criar os filhos sozinha e também se reiniciar na vida amorosa após a morte do marido.

Crédito: Disney+/Divulgação

Para isso, Diário de uma futura presidente se expande mais uma vez, mostrando o ambiente de trabalho de Gabi, com as presenças de Sam (Michael Weaver), atual namorado, e a melhor amiga Camila (Jessica Marie Garcia), personagem que vive um relacionamento homossexual. Camila, inclusive, precisa ganhar mais tempo de tela, algo que ainda não acontece na primeira temporada, mas pode ocorrer na sequência.

A primeira temporada do seriado foi exibida nos Estados Unidos entre janeiro e março de 2020. No Brasil, os episódios chegam semanalmente ao Disney+. Ao todo, serão 10 capítulos. Uma segunda temporada está confirmada para 2021.