andrea e yael Crédito: Lifetime/Divulgação. Andrea Navedo e Yael Grobglas

Jane the virgin: Andrea Navedo e Yael Grobglas falam sobre a quarta temporada

Publicado em Entrevista, Séries

Prestes a ter história encerrada, Jane the virgin aposta, na quarta temporada, na fórmula que a levou ao sucesso: o mix de comédia e drama

A novela venezuelana Joana, a virgem foi a fonte de inspiração para a série norte-americana Jane the virgin. Lançada em 2014, a produção manteve a história — acompanhar os dramas de uma mulher virgem, que acaba engravidando após passar erroneamente por um procedimento de inseminação artificial — e também o mesmo estilo de narrativa de uma telenovela, com muito dramalhão, personagens caricatos e carismáticos e idas e vindas nas histórias de amor.

A fórmula de sucesso nas telenovelas deu certo e a série conquistou o público norte-americano e depois mundial. No Brasil, a produção tem uma gama de fãs que, acostumados com as tramas latinas, adorou ver o mesmo estilo no formato de seriado. As atrizes Andrea Navedo, que vive Xiomara, e Yael Grobglas, que interpreta as gêmeas Petra e Anezca, ainda citam outros motivos para Jane the virgin ter se tornado um sucesso. “É uma série sobre família, amor, relacionamentos e acho que não há ninguém nem lugar na Terra que não possa se relacionar com isso”, analisa Yael, em entrevista ao Correio.

Crédito: Lifetime/Divulgação

Andrea Navedo credita a boa repercussão da trama ao mix de gêneros. “Acho que parte do sucesso, sem dúvidas, é o mix entre comédia e drama. Mas também acho que o foco da série não é só sobre ser latino, mas sobre ser humano, e certas situações podem ser relacionadas com todos os tipos de cultura”, comenta a intérprete de Xiomara.

Apesar de a quarta temporada de Jane the virgin já ter acabado nos Estados Unidos, no Brasil, o canal Lifetime ainda exibe os episódios da temporada que precede a quinta e última, ainda sem previsão de lançamento por aqui. Os capítulos inéditos são transmitidos semanalmente às quartas, às 21h30. Com reprises às quartas, às 20h40, e quintas, às 14h35.

Destaque aos coadjuvantes

A quarta sequência do seriado traz muitas reviravoltas e amplia o foco, antes em Jane (Gina Rodriguez), para outros personagens, com humor e uma dose de drama. Petra é uma das personagens que se vê em destaque na temporada. Depois do aparecimento da gêmea Anezca, agora Petra vive um novo romance com a advogada Jane Ramos. “Essa é uma temporada que teve muito suspense. Quando eu ouvi falar disso, fiquei muito feliz, porque eu sempre quis que ela encontrasse alguém que realmente a amasse por quem ela é, e que ela também pudesse se apaixonar e se sentir vulnerável. Isso é o que adoro na relação delas”, revela Yael.

Para a atriz, fazer parte do elenco de Jane the virgin é um sonho realizado. “Somos muitos sortudos em vários sentidos, não só por trazermos conversas importantes, mas por sermos relacionáveis em vários aspectos. É uma série que mostra outras perspectivas. Uma das coisas de que mais gosto é o fato de mostrarmos vários exemplos de mães solteiras. Há o jeito da Jane, o jeito da Petra, que são completamente diferentes”, afirma Yael, comparando as maternidades de Jane e Petra.

Crédito: Lifetime/Divulgação

Outra personagem que também faz esse retrato do que hoje é chamado de mãe solo é Xiomara, vivida por Andrea Navedo, a mãe de Jane. “Eu me sinto em casa (ao fazer Jane the virgin) porque fui criada pela minha mãe, que era uma mãe solteira, minha tia e minha avó. Então, para mim, é muito legal fazer parte disso. Isso é muito importante para mim também, porque as mulheres da minha família foram fortes e Jane the virgin reflete isso para o mundo e dá força para essas mulheres que mantêm as famílias unidas”, reflete e cita inspiração na própria avó para dar vida à personagem. “Ela (Xiomara) é uma mulher tão forte e acho que tenho isso da minha avó. Ela foi um grande exemplo para mim. As mulheres da minha família me ensinaram a ser uma lutadora e a nunca desistir. Levei isso e o amor pela família para Xiomara”, completa.

Na quarta temporada, Andrea também teve de trazer a experiência da vida pessoal para a sua personagem, que é diagnosticada com câncer na trama. “Normalmente, você imagina na situação, mas eu também tive uma prima que teve câncer e deixou três filhas. Então, eu tinha essa memória e minha imaginação me ajudando a entender como seria se eu estivesse nessa situação”, afirma.

Entrevista // Andrea Navedo

Como tem sido fazer parte de uma série que traz tantas coisas da cultura latinoamericana para a televisão?
Acho que é um sonho realizado para mim como atriz e também como uma latina. Fico feliz que eu não tenha desistido de ser atriz, eu pensei sobre isso várias vezes, mas depois eu voltei a atuar… Então fico feliz de ter continuado e ter tido a chance de fazer parte dessa série, que trouxe tantas oportunidades para diferentes pessoas e também para o espectador. Eles realmente precisavam se sentir incluídos nos diálogos dentro do nosso país e do mundo.

O que podemos esperar dos episódios da quarta temporada?
É difícil dizer, mas mais drama, um grande cliffhanger no final da quarta temporada e muita surpresa.

Entrevista // Yael Grobglas

Qual é o segredo para fazer uma vilã que consegue ser ao mesmo tempo adorada e odiada?
Acho que é uma personagem complexa e a minha missão é saber de onde ela vem para entender as decisões que ela toma, apesar de eu não necessariamente concordar. Ela tem boas justificativas pelo que faz. Ela faz as coisas baseadas no que ela acha que é melhor para a família dela e para as pessoas que se ela importa. Acho que o melhor (da série) é que mostra as nuances reais de Petra, para você ver os diferentes lados dela e se sentir próximo dela.

Personagens gêmeas são algo comum nas telenovelas. Você pesquisou sobre isso?
Eu não cresci vendo telenovelas, então fiz um pouco de pesquisa e achei ótimas personagens gêmeas feitas por diferentes atrizes. Foi uma das minhas coisas favoritas em fazer na série, porque no começo eu não sabia. Eu não havia sido informada disso e ninguém sabia disso. Eu me diverti muito criando essa personagem, pensando no sotaque, como ela seria. Pra mim era importante que ela fosse diferente para poder ser engraçado.