Confira personalidades da TV que serão enredo neste carnaval!

Compartilhe

Chacrinha, Miguel Falabella e o personagem Chaves foram lembrados por carnavalescos do Rio e de São Paulo. Saiba quando a escola do seu preferido entrará na avenida.

Durante quase um ano, carnavalescos e suas equipes se debruçam sobre aquele momento que dura pouco mais de uma hora: o desfile das escolas de samba. A partir desta sexta-feira (9/2), as escolas dos grupos especiais de São Paulo e do Rio de Janeiro pisam a avenida.

Em algumas delas, personalidades ou personagens da TV foram escolhidas para serem homenageadas este ano. Em São Paulo, a Unidos de Vila Maria fecha os desfiles no sambódromo do Anhembi, no sábado (10/2). Composto por Dudu Nobre, Rafael do Cavaco, Pepê Niterói, André Diniz, Turko, Maradona, Diego Nicolau, Evandro Bocão e Marcelo Nunes, o samba presta homenagem ao México e aos personagens de Roberto Bolaños, como Chaves e Chapolin Colorado.

Chaves aparece no enredo da Unidos de Vila Maria

O enredo é Aproveitam-se de minha nobreza, você não soube, não te contaram? Suspeitei desde o princípio. Não contavam com minha astúcia. Arriba, Bolaños, Arriba Vila, Arriba México! e a letra tem trechos que dizem “’Sigam-me os bons/ pro berço que abrigou as civilizações/ os maias e astecas … Quantas tradições!” e “Violeiro… Ao som de maracas!/ De sombreiro … alegria eu quero mais!/ ‘Sem querer querendo, celebrando essa união!”. No final da letra, os compositores chamam o público e o “menino do barril” para cantar na avenida “com muita astúcia”.

Escolas do Rio de Janeiro também homenageiam a TV no carnaval

No Rio de Janeiro, duas escolas levam personalidades das telinhas para a Marquês de Sapucaí. Quinta escola a desfilar no domingo (11/2), a Acadêmicos do Grande Rio se rende a um dos mais importantes comunicadores do Brasil: Chacrinha, que completaria cem anos em 2017 e ganhou especial na Globo para lembrar a data. Seguindo o enredo Vai para o trono ou não vai, o público vai lembrar de programas de Chacrinha desde a era do rádio. Uma polêmica envolvendo a escola é que Rita Cadilac foi a única das chacretes convidadas a desfilar. Ficou chato, Grande Rio!

A escola é conhecida por levar famosos à avenida. A rainha da bateria Juliana Paes, Stepan Nercessian, Erika Januza, Carla Diaz, Thaila Ayala, Renato Góes e Monique Alfradique são alguns nomes esperados.

Composto por Edispuma, Licinho JR., JL Escafura, Marcelinho Santos, Gylnei Bueno e Hélio Oliveira, o samba lembra o lado tropicalista e os bordões do Velho Guerreiro (“Eu não vim para explicar, vou te confundir/Se eu buzinar… leva o troféu abacaxi”). Refrões de músicas famosas que o público do Cassino ouvia também são lembrados (“Quero vê-la sorrir, “quero vê-la cantar/ Se é Maria ou João deixa pra lá”).

O programa Sai de baixo é lembrado no enredo da Unidos da Tijuca

Carnavalesco de outros anos, o ator e autor Miguel Falabella será o homenageado da Unidos da Tijuca, escola que abre os trabalhos na Sapucaí na segunda-feira (12/2). O enredo é Um coração urbano: Miguel, o arcanjo das artes, saúde o povo e pede passagem.

O samba, de Totonho, Mart’nália, Dudu, Marcelinho Moreira e Fadico, infla o ego do homenageado, o chamando de “príncipe”, “sonhador” e “gênio das artes”, entre outras loas. Um dos trechos diz “Oh mestre da arte de contracenar/É lindo ver seu brilhantismo em tantas criações/ roteiros, personagens, portal de grandes tentações” e lembra atrações da TV e do teatro ー “O carnaval, um Toma lá dá cá de gente bamba/ Que tira o pé na cova quando samba/ Partilha essa alegria na Sapucaí/ Sai de baixo chegou a hora, é a vez do povo do Borel/ Em forma de samba, a nossa homenagem a você, Miguel”.

Vinícius Nader

Boas histórias são a paixão de qualquer jornalista. As bem desenvolvidas conquistam, seja em novelas, seja na vida real. Os programas de auditório também são um fraco. Tem uma queda por Malhação, adorou Por amor e sabe quem matou Odete Roitman.

Posts recentes

O que é belo e importante para Drayson Menezzes

Ator de 33 anos comentou sobre os trabalhos no audiovisual que vem emendando desde 2020…

3 dias atrás

“É lindo ver mulheres que se escolhem”, afirma Jeniffer Dias

Atriz que protagoniza No ano que vem e estará de volta com Rensga Hits celebra…

4 dias atrás

Sonequa Martin-Green comenta a última temporada Star Trek: Discovery

Protagonista das cinco temporadas de Star Trek: Discovery, Sonequa Martin-Green comenta o caminho trilhado pela série…

4 dias atrás

Aclamado no teatro, Robson Torinni chega à tevê em dose dupla

Ator pernambucano, de 37 anos, entrou para o elenco de Família é tudo, da Globo, e…

5 dias atrás

“É importante mostrar o Brasil para o Brasil”, afirma Carla Elgert

Atriz gaúcha protagoniza série independente gravada no Mato Grosso e exibida em uma tevê estatal…

6 dias atrás

Amigas trans/queer de Buba colorem Renascer com diversidade

Bianca DellaFancy, Gabriela Loran e Galba Gogoia chegam para agitar o núcleo urbano da novela…

1 semana atrás