Ivana e Sofia do canal Cenoritas
cenoritas Crédito: Cenoritas/Divulgação

Participantes do MasterChef Junior levam aprendizados do reality para canal no YouTube, Cenoritas

Publicado em Entrevista, Reality show

Ivana e Sofia, semifinalistas da primeira edição do MasterChef Junior, comandam há um ano o canal Cenoritas no YouTube. Conheça o trabalho das cozinheiras mirins!

A vida pós-MasterChef pode reservar inúmeras oportunidades mesmo para quem não venceu o reality show (Raul Lemos está aí para provar). Semifinalistas da primeira edição do MasterChef Junior, em 2015, Ivana e Sofia decidiram pegar todo o aprendizado do reality show e levar para um projeto próprio: um canal no YouTube.

Em agosto do ano passado, as meninas lançaram o canal Cenoritas. Plataforma em que ensinam receitas e participam de desafios, lembrando um pouco do que vivenciaram durante a edição do MasterChef Junior. “Eu sempre falo que no MasterChef tinham duas coisas muito legais: a cozinha, eu sempre amei, e trabalhar com as câmeras. Quando acabou o programa eu senti muita falta dessas duas coisas, senti um vazio. Falei com os pais sobre a ideia do canal e eles me apoiaram”, lembra Sofia, agora com 14 anos.

No entanto, Sofia não queria começar uma empreitada sozinha. Logo, de cara, veio a ideia de chamar Ivana, companheira no programa em todos os momentos — as duas foram eliminadas juntas na semifinal da competição. “Ela teve a ideia e me chamou. Mas eu também já estava pensando em fazer um canal, porque eu amo fazer esse tipo de coisa e eu também me senti mal após o fim do programa. Bateu aquela saudade da experiência”, lembra Ivana, 11 anos.

Ivana e Sofia em imagem do MasterChef Junior
Crédito: Band/Divulgação. Ivana e Sofia em imagem do MasterChef Junior

Assim surgiu o Cenoritas, canal em que a dupla externa todo aprendizado culinário durante o programa e também após ele. Atualmente, o canal das cozinheiras mirins possui mais de 160 mil inscritos.

Ivana e Sofia fazem aula de gastronomia como forma de preparação para os vídeos no YouTube. “A gente sempre tem uma aula antes dos vídeos em que elaboramos as receitas e fazemos um pré-preparo”, explica Sofia. Mas, em relação ao futuro, as jovens ainda não sabem se seguirão a gastronomia profissionalmente.

“Muita gente me pergunta isso. Todo mundo acha que porque eu participei do MasterChef, eu vou virar cozinheira. Eu realmente gosto de cozinhar e isso nunca vai acabar. Mas depois fui pesquisar o que era ter um restaurante e isso aborda muitas coisas. Então, acho que não vou querer seguir como profissão. Talvez faça algo relacionado as artes ou a comunicação”, adianta Sofia. E Ivana segue na mesma linha: “Eu não sei se quero estudar gastronomia. Tenho só 11 anos. Amo cozinhar e isso sempre vai ser uma parte de mim. Mas a profissão só vou escolher quando for mais velha.”

Cenoritas no MasterChef Junior

Nascida nos Estados Unidos, Ivana veio nova para o Brasil e conta que a relação com a gastronomia surgiu ainda em seu país de origem. “Lá nos Estados Unidos, eu e minha mãe cozinhávamos bolinhos, cupcakes, biscoitinhos… Quando mudamos para o Brasil minha mãe fez um curso de culinária e sempre me ensinava a fazer tudo”, lembra.

Sobre a experiência no MasterChef Junior, Ivana conta que leva o aprendizado. “Não é sobre ganhar, mas sobre se esforçar e fazer o seu melhor. Fiquei muito emocionada só de ser selecionada, de estar entre os 20 melhores cozinheiros mirins do Brasil”, completa.

Sofia revela que o programa fez com que ela aprendesse a acreditar em seu próprio potencial. “Eu era insegura, acreditava bem menos em mim. No programa, eu vi que podia. Aprendi que é preciso sempre persistir, correr atrás e tentar, mesmo que pareça impossível e absurdo”, comenta.

Cenoritas – Ivana e Sofia
Vídeos novos toda segunda e quinta-feira, às 16h.

Confira algumas receitas e desafios do canal Cenoritas

Desafio com receita inspirada em clássico de Henrique Fogaça

Poke de salmão

Ovos Benedict