Raul Lemos, ex participante do MasterChef Brasil.
Crédito: Facebook/Reprodução

A vida pós-MasterChef: Raul Lemos aproveita exposição e se dá bem nos negócios

Publicado em Entrevista, Reality show

Raul Lemos, finalista da segunda edição do MasterChef Brasil, em 2015, apresenta prévia do programa, tem canal no YouTube e gerencia carreira de outros participantes

Colaboração de Rebeca Oliveira

Sorte na sorte. A frase que o competidor Raul Lemos repetiu como mantra durante toda a temporada da segunda edição do MasterChef Brasil, em 2015, parece ter surtido efeito. Vice-campeão (a chef Izabel Alvares levou a melhor), o cozinheiro aproveitou a exposição e, hoje, faz parte da atração televisiva.

“Assim que eu sai do programa me chamaram para fazer a prévia”, relembra em entrevista exclusiva ao Próximo Capítulo. E não parou aí. Além de apresentar a prévia do MasterChef Brasil, na Band, exibido 30 minutos antes do episódio inédito do reality ter início, Raul Lemos cuida da carreira de ex-participantes, como a carismática Jiang Pu, terceira colocada na mesma temporada, e Leo Young, vencedor da edição de 2016.

“Faço esse gerenciamento de praticamente todos os ex-participantes da segunda edição. Vi a oportunidade de negócio assim que saímos da casa, pois recebíamos muitos convites para eventos”, relembra. “Não foco só na ligação entre o entretenimento e gastronomia, mas na geração de debate, de fomento ao segmento”, conta o chef e empresário nascido em Santos (SP).

Rentabilizando

O jeito espontâneo que conquistou os jurados Paola Carosella, Erick Jacquin e Henrique Fogaça permanece, assim como a boa mão para a cozinha (como esquecer do bife à wellington que garantiu sua vaga na competição?). No entanto, embora seja conhecido pela personalidade engraçada, Raul Lemos muda o tom quando o assunto são os negócios. “Eu trabalhei por mais de 15 anos como publicitário em agências. Isso me deu uma boa bagagem”, acredita. Ele nunca deixou o lado empreendedor de lado.

Atualmente, o paulista tem uma empresa de negócios em gastronomia (chamada Mení), um food truck (o Noiz Moscada) e um canal no YouTube de boa repercussão. Com frequência, é chamado para fazer menus colaborativos, como fez para a rede de restaurantes Viena, localizada no aeroporto de Brasília. Uma das receitas é um afetivo bolo gelado de coco. Aprenda com ele:

Bolo gelado de abacaxi com coco, por Raul Lemos

Bolo de abacaxi com coco
Crédito: Divulgação

Para o pão de ló
Ingredientes
6 ovos
2 xícaras de açúcar refinado
1 xícara de leite integral morno
2 xícaras e 2 colheres de sopa de farinha de trigo
2 xícaras e 2 colheres de sopa de maizena
1 colher de sopa de fermento

Modo de fazer
Bata as 6 claras em neve até adquirir consistência, acrescente 1 xícara de açúcar refinado e bata. Reserve. Bata as 6 gemas com 1 xícara de açúcar até ficar um creme esbranquiçado. Acrescente o leite morno, a farinha e a maizena e bata. adicione o fermento e bata por pouco tempo. Por último acrescente as claras e mexa até incorporar. Coloque em uma forma untada, conforme a sua preferência. Leve para assar em forno médio, pré-aquecido, por cerca de 40 minutos, ou até dourar.

Para o recheio
Ingredientes
1 lata de leite condensado
1 garrafa de 200 ml de leite de coco
1 pacote de coco ralado
1 lata de abacaxi em calda (reserve a calda do abacaxi)

Modo de preparo
Leve o leite condensado, o leite de coco e o coco fresco ao fogo e cozinhe em fogo baixo, mexendo, até engrossar. Reserve. Pique o abacaxi em calda e incorpore ao recheio.

Para a calda do pão de ló
2 xícaras de leite integral
½ xícara de leite de coco
Calda do abacaxi

Montagem
Corte o pão de ló ao meio. Regue a base com metade da calda. Acrescente o recheio frio. Coloque a outra parte do pão de ló e fure com um garfo. Regue com o restante da calda. Decore com coco fresco ralado e deixe na geladeira por 2 horas.