Audionovela Os Bollagattos estreia nesta quinta-feira na plataforma Ubook

Compartilhe

Mesclando ousadia e tradição, projeto Os Bollagattos estreia com ares de radionovela policial. Ficou curioso? Escute um trecho!

Estamos em 2018. Você se vê ligando o rádio ou acessando o ipod para ouvir uma novela inédita? Isso mesmo! Ouvir uma novela. Com misto de nostalgia e ousadia, a LAfilms.tv, a Ubook e a Rádio Blá estreiam Os Bollagatos, audionovela dirigida e escrita por Luis Antonio Pereira e estrelada por nomes como Priscila Fantin, Bianca Rinaldi, Paloma Bernardi, Maytê Piragibe e André Ramiro. Os assinantes da plataforma Ubook terão acesso a um novo capítulo toda quinta-feira, a partir das 17h. Cada episódio tem, em média, 30 minutos de duração. Doze dias depois da estreia, Os Bollagatos chega a à Blá FM, às 22h.
A áudio novela conta, em 15 capítulos de cerca de 30 minutos cada, a história do clã dos Bollagattos, que comanda o crime no Rio de Janeiro de 1945. “É uma história deliciosa que se passa no pós-guerra. A família italiana controla o tráfico do Rio de Janeiro como se fosse a máfia e, assim, controla a política também”, conta o autor Luis Antônio Pereira, em entrevista ao Próximo Capítulo.

Embora Os Bollagattos seja uma trama de época, há pontos contemporâneos tratados ali, além da própria questão da relação entre o tráfico e a política. “Quis colocar mulheres no comando da família para mostrar o empoderamento. As mulheres sempre foram bem mais fortes que nós, homens. Fiz uma inversão que traz os homens fazendo tarefas que estamos acostumados a ver em homens, como cuidar das crianças” diz Luis Antonio.

Raquel Fabri vive a matriarca italiana em Os Bollagatos

À frente da família está a matriarca Vitória Bollagatto (Raquel Fabbri), que sofre um atentado logo no início da trama. Com isso a filha dela, Miguela (Priscila Fantin, Bianca Rinaldi e Maytê Piragibe, que se revezam no papel de acordo com a passagem do tempo), assume as rédeas dos negócios e acaba se tornando mais temida do que a própria mãe. A outra filha de Vitória, Santina Bollagatto (Paloma Bernardi), divide com Miguela o mando das operações.

Se você acha que audionovela é coisa do passado, precisa rever os próprios conceitos. “É claro que o conceito é o mesmo dos clássicos da década de 1950, mas hoje temos a tecnologia a nosso favor. Gravamos tudo e colocamos o som ambiente mais tarde, usando vários recursos modernos, o que nos ajuda a prender a atenção do público”, afirma Luis Antonio. “O público de hoje é exigente e acostumado com qualidade, então tivemos que buscar o som perfeito, por exemplo”, completa. Ficou curioso? Ouça aqui um trecho da novela!

Reparou que você deve conhecer vários dos nomes do elenco de novelas da televisão? O diretor Luis Antonio Pereira conta que se surpreendeu com a aceitação dos atores ao projeto, quase sempre imediata. “Assim que soube que o projeto ia rolar, falei com a Priscila Fantin e ela topou na mesma hora. Todo mundo que eu fui ligando foi se encantando em fazer uma audionovela. Em uma hora eu tinha o elenco todo fechado”, relembra o diretor. Ele ainda diz que, quando as gravações acabaram, o clima era de saudades, pois é um trabalho que permite ao ator improvisar, criar mais.

“A Bianca Rinaldi estava com olhos cheios d’água quando acabou, emocionada. A Maytê Piragibe disse que queria mais”. Luis também quer mais. O autor e diretor gostou da experiência ー um sonho acalentado por ele desde a década de 1990, na verdade, “mas aí veio o Collor, né…” ー e quer repetir, com novas histórias. O desfecho de Os Bollagattos, segundo ele, não permite outra temporada, mas criatividade para tramas inéditas não falta!

Vinícius Nader

Boas histórias são a paixão de qualquer jornalista. As bem desenvolvidas conquistam, seja em novelas, seja na vida real. Os programas de auditório também são um fraco. Tem uma queda por Malhação, adorou Por amor e sabe quem matou Odete Roitman.

Posts recentes

O que é belo e importante para Drayson Menezzes

Ator de 33 anos comentou sobre os trabalhos no audiovisual que vem emendando desde 2020…

3 dias atrás

“É lindo ver mulheres que se escolhem”, afirma Jeniffer Dias

Atriz que protagoniza No ano que vem e estará de volta com Rensga Hits celebra…

3 dias atrás

Sonequa Martin-Green comenta a última temporada Star Trek: Discovery

Protagonista das cinco temporadas de Star Trek: Discovery, Sonequa Martin-Green comenta o caminho trilhado pela série…

4 dias atrás

Aclamado no teatro, Robson Torinni chega à tevê em dose dupla

Ator pernambucano, de 37 anos, entrou para o elenco de Família é tudo, da Globo, e…

5 dias atrás

“É importante mostrar o Brasil para o Brasil”, afirma Carla Elgert

Atriz gaúcha protagoniza série independente gravada no Mato Grosso e exibida em uma tevê estatal…

5 dias atrás

Amigas trans/queer de Buba colorem Renascer com diversidade

Bianca DellaFancy, Gabriela Loran e Galba Gogoia chegam para agitar o núcleo urbano da novela…

1 semana atrás