Uma noite em Miami bebe da fonte do teatro
Noite_miami Uma noite em Miami bebe da fonte do teatro Uma noite em Miami bebe da fonte do teatro

O texto é a grande estrela de Uma noite em Miami, filme indicado a 3 Oscars

Publicado em Filmes

Filme que marca a estreia de Regina King na direção, Uma noite em Miami está indicado às estatuetas nas categorias ator coadjuvante, roteiro e canção original

A palavra é a grande estrela de Uma noite em Miami. O longa, que está no catálogo da Amazon Prime, concorre a três estatuetas no Oscar ー melhor ator coadjuvante (Leslie Odom Jr), melhor roteiro adaptado e melhor canção original ー e marca a estreia de Regina King (vencedora do Oscar, do Globo de Ouro e do Emmy como atriz) na direção.

Baseado em peça de teatro homônima, Uma noite em Miami promove um fictício encontro entre quatro grandes nomes na luta contra o racismo nos EUA (e porque não no mundo?): o ativista Malcolm X (Kingsley Ben-Adir), o cantor e lenda do soul Sam Cooke (Leslie Odom Jr.), o lutador Cassius Clay (Eli Goree) e o jogador de futebol americano Jim Brown (Aldis Hodge). O quarteto de amigos está num quarto de hotel da Flórida, em 1964, comemorando a vitória de Clay na disputa pelo cinturão mundial dos pesos-pesados e o anúncio da conversão dele ao islamismo, quando passa a adotar o nome de Muhammad Ali.

A maior parte da ação de Uma noite em Miami se passa nesse quarto de hotel. Nessa noite para a qual somos gentilmente convidados ー e temos realmente a impressão de estarmos ali ー o cardápio era para ser de bebidas, conversas jogadas fora, uma comemoração típica de quatro jovens. Mas o que acaba acontecendo é muito mais amplo e profundo.

Leslie Odom Jr. concorre ao Oscar de melhor ator coadjuvante por Uma noite em Miami
Leslie Odom Jr. concorre ao Oscar de melhor ator coadjuvante

Numa conversa inflamada, que beira a discussão muitas vezes, o quarteto fala sobre a condição do negro americano na década de 1960. Eles passam por representatividade, religião, oportunidades, preconceito e política. O que poderia ser chato, didático ou panfletário assume a forma de uma conversa entre amigos, que, inclusive discordam em vários pontos. O embrião do teatro e o talento dos atores que seguram os diálogos, dando à palavra o posto de protagonista. A direção de Regina King poderia ir para o fácil e palatável recurso de encher o filme de flashbacks, mas ela prefere se centrar na mensagem, sem distrações. Corajosa a estreante.

O fato de os personagens ー especialmente Malcon X e Sam Cooke ー discordarem em vários pontos também é positivo para o roteiro de Uma noite em Miami. O pacificador (mas não passivo) Jimmy tenta evitar um rompimento entre os amigos e pondera que eles podem discordar com respeito. As discórdias, mais do que tentar mostrar que algum dos dois está certo, servem para nos levar à reflexão sobre o que está sendo discutido ali. Espera-se que aquela noite em Miami perdure no pensamento do público para que haja reflexão sobre o assunto. E que seja apenas a primeira de muitas direções de Regina King, grande nome da geração dela em Hollywood.

Leia a crítica de outros indicados ao Oscar no Próximo Capítulo

Os 7 de ChicagoOs 7 de Chicago pode levar o Oscar com uma ode à democracia

O som do silêncio Indicado a seis Oscars, O som do silêncio traz delicada reconstrução de identidade

Soul Soul, nova animação da Pixar, é Divertida Mente da alma

A voz suprema do bluesA despedida em grande estilo de Chadwick Boseman em A voz suprema do blues

Pieces of womanFilme Pieces of a Woman, da Netflix, é forte e delicado ao mesmo tempo

Era uma vez um sonhoAmy Adams e Glenn Close brilham no filme Era uma vez um sonho, da Netflix

MulanDisney acerta na versão live-action de Mulan

Destacamento BloodDestacamento Blood, de Spike Lee, é imprescindível para entender sobre guerra, memória e racismo