PIECES OF A WOMAN: (L to R) Shia LeBeouf as Sean and Vanessa Kirby as Martha PIECES OF A WOMAN: (L to R) Shia LeBeouf as Sean and Vanessa Kirby as Martha

Filme Pieces of a Woman, da Netflix, é forte e delicado ao mesmo tempo

Publicado em Filmes

A dor de uma mulher cujo filho morre minutos após nascer é o mote de Pieces of a woman, que tem interpretação iluminada de Vanessa Kirby. Leia a crítica

Uma dura sequência nos primeiros minutos de Pieces of a woman, filme dirigido por Kornél Mundruczó e produzido por Martin Scorsese que está no catálogo da Netflix, nos prepara para o que está por vir. Durante quase 20 minutos, acompanhamos o parto de Martha (Vanessa Kirby). Ela e o marido, Sean (Shia LeBeouf), optam por ter a filha em casa. O problema começa quando a médica de Martha não pode ir na hora em que a bolsa estoura e manda uma substituta, Eva (Molly Parker).

As cenas seguintes são, no mínimo, agoniantes e fortes. Martha tem problemas no parto e Eva não sabe muito o que fazer e demora a pedir ajuda. A criança morre poucos segundos após nascer. A mãe fica em pedaços (daí o título do filme) e nós estamos em frangalhos depois desse, que é apenas o início do filme.

Vanessa Kirby em cena do filme Pieces of a woman
Vanessa Kirby concorre ao Globo de Ouro pelo papel de Martha

Pieces of a woman acompanha o luto do casal, que lida de maneira diferente com a perda. Sean transforma a dor em luta por justiça e, mesmo contra a vontade da esposa, quer processar Eva. Martha parece que morreu junto com a filha. E aí entra todo o talento de Vanessa Kirby, indicada na última quarta-feira ao Globo de Ouro pelo papel. A atriz consegue passar a dor e a entrega dessa mulher ao luto em cada olhar triste, em cada fala sem empolgação.

Shia LeBeouf também se sai bem como Sean, mas o roteiro é bem mais centrado em Martha, deixando a dor do pai em segundo plano, algumas vezes. Tudo isso é levado à tela com sensibilidade tanto no roteiro quanto na direção.

As diferenças de reação entre Martha e Sean começam a atrapalhar o casamento deles, antes feliz. Segredos começam a ser formados e, quando revelados, têm poder destruidor. Será difícil eles entenderem que o caminho da felicidade estará na união.