Reynaldo Gianecchini e Taís Araujo como Paco e Preta na novela Da cor do pecado
cor1 Reynaldo Gianecchini e Taís Araujo como Paco e Preta Reynaldo Gianecchini e Taís Araujo como Paco e Preta na novela Da cor do pecado

Da cor do pecado, novela com Taís Araujo e Reynaldo Gianecchini, estreia no Viva

Publicado em Novela

Primeira novela de João Emanuel Carneiro, Da cor do pecado tinha romance inter-racial e Reynaldo Gianecchini no papel de gêmeos

O Viva traz, a partir desta segunda-feira (19/4), às 23h, a reprise de Da cor do pecado. Novela das 19h despretensiosa, a primeira trama de João Emanuel Carneiro marcou por apresentar a primeira protagonista negra de uma novela da Globo: Preta, vivida por Taís Araújo. A personagem dela vivia um romance inter-racial com Paco/ Apolo (Reynaldo Gianecchini).

Exibida com sucesso em 2004 e dirigida por Denise Saraceni, Da cor do pecado cruza os destinos de Paco e Preta quando o rapaz, um botânico herdeiro de uma fortuna mas que renega o modo que o pai, Afonso (Lima Duarte) ganha a vida, viaja ao Maranhão e a vê numa roda de tambor de crioula. A paixão é à primeira vista, mas ele é noivo de Bárbara (Giovanna Antonelli). Quando ele vai terminar o noivado, Bárbara revela que está grávida, mas omite que o filho é do amante dela, Kaíke (Tuca Andrada).

Em outro núcleo da novela, está Apolo (Reynaldo Gianecchini), filho de Edilásia (Rosi Campos) e irmão dos divertidos Ulisses (Leonardo Brício), Thor (Cauã Reymond), Dionísio (Pedro Neschling) e Abelardo (Caio Blat). A Família Sardinha deu tão certo que o espaço dela em Da cor do pecado cresceu com o avançar dos capítulos. Os lutadores faziam sucesso especialmente entre as crianças. Um dos segredos de Edilásia é que Apolo e Paco são irmãos gêmeos. Até que eles sofrem acidentes no mesmo dia e são dados como mortos. A Família Sardinha encontra Paco, mas acha que é Apolo e ele assume o lugar do irmão.

O elenco de Da cor do pecado ainda contava com nomes como Maitê Proença, Aracy Balabanian, Ney Latorraca e Alinne Moraes, entre outros.

Relembre os personagens de Da cor do pecado

Este slideshow necessita de JavaScript.

Preta de Souza (Taís Araújo) – Preta é uma jovem mulher maranhense, de bom caráter, bem humorada e romântica. Criada pela mãe, dona Lita (Solange Couto), nunca conheceu o pai. Apesar do passado triste, vê sempre o lado bom da vida e dá um jeito para sobreviver. Desde menina, ajuda a mãe vendendo ervas medicinais em uma barraquinha no centro de São Luís, no Maranhão. Quando não está trabalhando, dança o tambor de crioula com as amigas ou sai para se divertir com seu melhor amigo Helinho (Matheus Nachtergaele). Mantém um relacionamento morno com o músico Dodô (Jonathan Haagensen). Quando Paco (Reynaldo Gianecchini) aparece em São Luís, Preta tem a certeza de que ele é o homem de sua vida. Ao saber que Paco morreu em um acidente, sente uma tristeza profunda que só é superada ao saber que carrega no ventre o fruto do grande amor de sua vida. Preta decide criar sozinha o filho Raí (Sérgio Malheiros), apenas com a ajuda da mãe e de Helinho, sem procurar a família de Paco.

Paco Lambertini (Reynaldo Gianecchini) – Paco foi criado como filho único do milionário Afonso Lambertini (Lima Duarte). Para ele, a mãe morreu quando ele tinha 5 anos. Só que, na verdade, ele é filho de Afonso e Edilásia (Rosi Campos), antiga empregada da família. Eles tiveram um caso, e ela engravidou. Como não conseguia ter filhos com a esposa, Afonso obrigou a moça a entregar-lhe a criança para ser criada por ele e a mulher. Edilásia, no entanto, deu à luz gêmeos. Sem deixar que o patrão tomasse conhecimento do fato, deu a ele apenas um dos filhos e ficou com o outro, Apolo. Único herdeiro de uma das maiores fortunas do país, Paco recusa-se a receber o dinheiro da família e a se envolver no negócio de Afonso. No início da trama, o rapaz viaja ao Maranhão e conhece o grande e único amor de sua vida, Preta. Paco sofre um acidente de helicóptero e consegue sobreviver. Só que, como seu corpo não é encontrado pelas equipes de regaste, sua morte é declarada pelos noticiários da TV. Paco acredita que essa confusão possa ser uma oportunidade única de recomeçar sua vida, longe de tudo e de todos. Ele desaparece antes de saber que Preta está esperando um filho, Raí.

Bárbara Campos Sodré (Giovanna Antonelli) – Vilã linda, sexy, inteligente e dissimulada, Bárbara é capaz de realizar qualquer plano para atingir seus objetivos. Ela foi criada para ser uma princesa, mas, com a falência dos pais, Eduardo (Ney Latorraca) e Verinha (Maitê Proença), teve de buscar seus próprios meios para ter a vida que sonhou. Namora Paco há anos, sem nunca ter gostado dele. Pelo contrário, até despreza seu jeito humilde. Só “investiu” no relacionamento esperando retorno financeiro. Bárbara tem em seu amante, Kaíke (Tuca Andrada), um cúmplice em seus planos. Ao saber que Preta é uma ameaça aos seus planos, Bárbara não poupa esforços para separá-la de Paco. Após o acidente do noivo, cria o filho Otávio (Felipe Latgé) com a ajuda financeira de Afonso (Lima Duarte), sem assumir que o menino é filho de Kaíke. Para o milionário, o menino é seu neto.

Afonso Lambertini (Lima Duarte) – Afonso é um homem brilhante, culto, porém moralista e sem senso de humor. Ele herdou um pequeno negócio e, em 30 anos, transformou-o em um dos maiores conglomerados empresariais do Brasil. Homem de princípios morais rígidos em casa e empresário feroz e determinado no trabalho, foi capaz de cometer atos terríveis para a manutenção de seu império. Com a suposta morte de Paco, Afonso perde a vontade de viver, isolando-se em sua mansão. Nem mesmo o nascimento do neto Otávio faz com que ele mude. Afonso se recolhe na tristeza e na culpa de ter perdido um filho sem nunca ter deixado claro para ele o quanto o amava. Sua vida muda completamente quando conhece Raí, filho de Preta e Paco, seu único e verdadeiro neto, já que Otávio é filho de Bárbara e Kaíke.

Germana (Aracy Balabanian) – Governanta dos Lambertini. Foi quem criou Paco depois que a mulher de Afonso morreu. Tem veneração por Afonso e é, na verdade, a única e fiel amiga dele. Ama Paco como se fosse um filho, e é para Germana que o rapaz confessa seus planos e dúvidas, dividindo com ela o que não pode dividir com o pai. Germana é a guardiã do grande segredo sobre a verdadeira origem de Paco, sabendo que, na verdade, ele é filho de Afonso e Edilásia e que tem um irmão gêmeo, Apolo. Germana é uma das poucas pessoas a desconfiar das intenções de Bárbara e da verdadeira identidade do pai de Otávio.

Otávio Lambertini (Felipe Latgé) – Filho de Bárbara e Kaíke, mas criado como se fosse filho de Paco. Como a gravidez foi apenas uma estratégia para Bárbara conseguir a fortuna dos Lambertini, Otávio nunca recebeu um verdadeiro amor de mãe. Sem paciência com a criança, Bárbara criou um garoto problemático, triste, solitário e mimado. O avô paterno, Afonso, ficou muito amargo com a perda de Paco e tem muita dificuldade em se relacionar com o neto – por mais que Bárbara insista. Os avós maternos, Eduardo (Ney Latorraca) e Verinha (Maitê Proença), não têm o menor jeito com criança e o enxergam apenas como uma fonte de dinheiro. O único que tenta dar carinho ao menino é Kaíke, que é desprezado por Otávio e censurado por Bárbara.

Raí de Souza (Sérgio Malheiros) – Filho de Preta e Paco . Raí é um menino carismático, alegre, atrevido e de forte personalidade. Foi criado por Preta, que sempre lhe deu muito amor e nunca deixou que lhe faltasse nada, apesar de sua difícil situação financeira. Assim como a mãe, Raí aprendeu a se virar desde cedo. Sabe tocar tambor, fazer consertos elétricos, joga bola bem e não se importa em ajudar nos afazeres domésticos. Raí sempre quis saber como era seu pai, mas Preta preferiu omitir todas as informações sobre Paco, sem nunca ter revelado que ele morreu. Sofre ao ser renegado pelo avô, Afonso, mas os dois logo se tornam grandes amigos.

Abelardo Sardinha (Caio Blat) – Caçula de Edilásia (Rosi Campos) e Napoleão Sardinha (Jamil Hamdan), irmão de Ulisses (Leonardo Brício), Thor (Cauã Reymond) e Dionísio (Pedro Neschling), e meio-irmão de Apolo e Paco. Para desgosto de todos na família, Abelardo sempre foi o mais delicado entre os irmãos brutamontes. O sonho dele é tornar-se maquiador, mesmo sabendo que não terá o apoio da família. Não gosta de participar de lutas como os irmãos, mas conhece como ninguém as técnicas de autodefesa que o protegem das ameaças dos irmãos Thor e Dionísio.

Ulisses Sardinha (Leonardo Brício) – Segundo filho. Apesar dos músculos e da aparência, Ulisses é boa praça, amoroso e excelente caráter. É muito apegado à família, em especial a Apolo. Ulisses é um talento para os esportes: exímio lutador, surfista, alpinista e esgrimista. Já tentou de tudo na vida. Para sobreviver, tem um galpão que serve de depósito de pranchas dos surfistas da cidade. Mas não é bom nos negócios e acaba se endividando para comprar presentes caros para a amante, Vera (Maitê Proença). Sem que a família saiba, Ulisses acaba falindo. Sofre um acidente com Apolo, que desaparece no mar.

Apolo Sardinha (Reynaldo Gianecchini) – Filho primogênito e preferido de Edilásia. É um jovem bonito, inteligente e sedutor, que gosta de esportes e de lutas. No início da novela, tem um romance com Tina (Karina Bacchi), que o troca pelo irmão Thor. Desiludido com a vida no Rio de Janeiro, aceita a proposta de Ulisses de viajar a bordo de um barco pelo litoral brasileiro em busca de emprego e de dinheiro. Junto com o irmão, aporta em uma cidade, próxima ao Maranhão, onde fazem amigos e abrem uma academia para ensinar aos habitantes do local as técnicas de luta dos Sardinhas. Ulisses e Apolo também alugam o barco e fazem transporte de pessoas. Em um desses serviços, Apolo sofre um acidente e desaparece no mar.

Dionísio Sardinha (Pedro Neschling) – O quarto irmão Sardinha. Dionísio é a “cara-metade” de Thor e forma com o irmão uma dupla inseparável nos tatames e nas noitadas. Consegue ser ainda mais inculto que o irmão, de quem copia as asneiras. Apesar de machão e bom de briga, Dionísio esconde uma personalidade romântica. É apaixonado por Tina, namorada de Thor, e tem esperança de vir a conquistá-la se vencer Thor em uma luta.

Edilásia Sardinha (Rosi Campos) – Matriarca de uma família de lutadores no Rio de Janeiro. Mamãe Sardinha, como é conhecida, é íntegra, afetuosa, leal à família e aos amigos. Vira-se para sustentar os filhos vendendo sanduíches naturais e sucos no seu quiosque na praia. Procurou educar os meninos da forma que seu marido gostaria: tendo uma vida saudável e uma alimentação balanceada, o que lhes permite serem atletas. Ela também os mimou e os superprotegeu: apesar de fortões, os Sardinhas não largam a barra da saia da mãe. Os quitutes de Edilásia são um capítulo à parte. O falecido Napoleão é o inventor de uma série de receitas e dietas que ela soube incrementar misturando ingredientes inusitados. Edilásia guarda um segredo: também é mãe de Paco, irmão gêmeo de Apolo, fruto de um caso que teve com Afonso, de quem era empregada.

Thor Sardinho (Cauã Reymond) – Campeão da família Sardinha. Thor namora a bela Tina, que trocou Apolo por ele depois que Thor venceu o irmão em uma competição. Apesar de ter imensa moral nas ruas, onde é temido e odiado, Thor não tem nenhuma moral dentro de casa, onde a mamãe Sardinha passa-lhe sempre pitos e o põe de castigo. Ele é capaz de chorar como um bebê, implorando para que ela o perdoe. Vive acompanhado pelo irmão mais novo Dionísio, que o copia em seus hábitos e falas.

Tina Fuchs (Karina Bacchi) – Musa da praia e dos tatames, Tina é disputada como um troféu pelos adeptos das lutas marciais. Sempre cumpre a sua promessa de só namorar vencedor. Por isso troca Apolo por Thor. Tina trabalha no quiosque de Edilásia até o dia em que a mamãe Sardinha descobre que a jovem é motivo de discórdia entre seus filhos e a demite.

Helinho (Matheus Nachtergaele) – Helinho é uma figura hilária, conhecida nas ruas de São Luís, no Maranhão. Para sobreviver, ele trabalha como um falso vidente, médium e cartomante. Enrola seus clientes, mente que incorpora espíritos de parentes mortos, que lê a sorte nas cartas e que é capaz de prever o futuro. Para impressionar os incautos sobre seus poderes de adivinhação, costuma fazer uma pesquisa antes de um cliente entrar em seu consultório, com a ajuda de seu fiel escudeiro Cezinha (Arlindo Lopes). Helinho também auxilia na cura de certos clientes com as ervas medicinais que Preta lhe dá. Ela é a melhor amiga dele e ele a ajuda na criação de Raí. Apesar dessas atitudes condenáveis, Helinho é generoso e dono de um enorme coração. Acaba distribuindo o que ganha entre os pobres e ajuda todo mundo. Quando percebe que o cliente é humilde, desiste de cobrar. Mas é também capaz de inventar tarefas inacreditáveis quando não simpatiza com um dos fregueses. O pior é que Helinho morre de medo de espíritos. Ele pede todas as noites para que as entidades fictícias que evoca nunca lhe apareçam de verdade.

Cezinha (Arlindo Lopes) – Ajudante de Helinho e cúmplice nas armações do falso vidente. Cezinha ajuda Helinho distribuindo cartões na rua e recebendo os clientes. Por ser muito preguiçoso e nunca fazer o que o patrão lhe manda, vive sendo alvo de gritos e reclamações.

Dodô (Jonathan Haagensen) – No começo da novela, Dodô é namorado de Preta e vocalista de uma banda de reggae em São Luís, no Maranhão. Mulherengo, de caráter duvidoso, Dodô é apaixonado por Preta, que nunca quis nada com ele. Por mágoa e pressionado por Bárbara, ele aceita fazer parte de um plano para separar Preta de Paco.

Dona Lita (Solange Couto) – Dona Lita é mãe de Preta. Ela está sempre de bom humor e não se deixa abater nem pela doença – sofre de leucemia –, nem pelas dificuldades financeiras que sempre teve de enfrentar para sobreviver e criar Preta. É excelente cozinheira e sabe tudo sobre ervas medicinais. Essa sabedoria a ajudou a garantir mais anos de vida, apesar da doença grave que possui. É contra o romance de Preta e Paco, pois não acredita que um homem rico do Sudeste possa estar realmente apaixonado por uma mulher nordestina e pobre. Mas, como não pode impedir o amor dos dois, acaba consentindo o namoro. Quando Paco morre, ajuda a filha a criar o neto Raí.

Kaíke Oliveira (Tuca Andrada) – Amante de Bárbara, por quem é completamente apaixonado. Por ela é capaz de tudo, até de ser cúmplice em suas tramas mais terríveis, como fingir que não é pai de Otávio. Kaíke é fotógrafo e sobrevive fazendo bicos para colunas sociais, eventos, casamentos e aniversários. Espera sempre, em vão, que o relacionamento com Bárbara seja assumido, mas sabe que, no fundo, ela não correria o risco de, por causa dele, perder toda a fortuna conquistada.

Vera Campos Sodré (Maitê Proença) – Mãe de Bárbara e ex-mulher de Eduardo. Foi uma beldade nos anos 1970, quando conheceu Eduardo, na época um promissor herdeiro. Casados, tiveram Bárbara e foram relativamente felizes. A relação do casal degradou quando Eduardo perdeu tudo o que tinha. Os dois decidiram se separar, mas foram obrigados a dividir o apartamento, o único bem do casal que não foi tomado pelos credores. Sem nenhum talento especial ou aptidões profissionais, a única forma que Vera arrumou para ganhar alguns trocados foi fazer arranjos de flores em festas e eventos. Na maioria das vezes, quem a chama para trabalhar é a filha Bárbara, quando está organizando algum vernissage na Fundação Cultural Lambertini.

Eduardo Campos Sodré (Ney Latorraca) – Eduardo foi herdeiro de uma família tradicional. Antes de falir, saía em todas as revistas, namorava as mulheres mais estonteantes e até algumas estrelas de cinema internacional. Como Eduardo e Verinha não podem vender o apartamento e não têm para onde ir, os dois são obrigados a compartilhar o mesmo teto. O casal vive disputando os trocados que sobraram da venda de objetos que esconderam dos credores e a mesada da filha, Bárbara.

Moa Nascimento (Alinne Moraes) – A surfista veio do interior de Goiás para morar no Rio de Janeiro. Para conseguir se sustentar na capital carioca, trabalha desenhando pranchas e, sempre que pode, surfa. Conhece Thor e Dionísio na praia, mas não dá confiança para eles. Os dois se impressionam com o talento que a jovem mostra ter nas ondas.

Sal (Thiago Martins) – Adolescente pobre e sonhador, Sal fugiu de casa quando era menino e nunca mais voltou. É engraxate na rua. Tem o maior jeito para o surf, mas não tem dinheiro para comprar uma prancha. Moa compadece-se dele e o emprega como seu ajudante.

Felipe Garcia (Rocco Pitanga) – Grande amigo de Paco e o braço-direito de Afonso no Grupo Lambertini. Felipe é filho de Laura (Maria Rosa) e Ítalo (Jorge Coutinho), amigo de infância de Afonso e que hoje trabalha como motorista particular do empresário. Felipe é um talento para os negócios e trabalha no grupo desde a adolescência. Como Paco não se interessa pelos negócios da família, Felipe seria o sucessor natural de Afonso no comando dos negócios. O rapaz se envolve com Preta, enquanto Paco está desaparecido.

Ítalo Garcia (Jorge Coutinho) – Foi criado junto com Afonso Lambertini em um bairro da periferia e, com a ascensão do amigo de infância, tornou-se seu motorista. Afonso virou um milionário, e Ítalo, ao contrário, não subiu na vida. O motorista é marido exemplar de Laura e pai zeloso de seu único filho, Felipe, tendo se esforçado para pagar os estudos do rapaz, que trabalha na empresa de Afonso. Felipe sempre foi o melhor amigo de Paco, filho de Afonso, repetindo a mesma história de seus respectivos pais.

Laura Garcia (Maria Rosa) – Mulher de Ítalo, mãe de Felipe e cabeleireira em um salão que mantém em casa. Tem muito orgulho do filho, que subiu rapidamente na vida, ao contrário do marido. Mas Laura é feliz ao lado de Ítalo.

*Fonte: Memória Globo