Mulheres apaixonadas volta hoje, no Viva. Relembre os personagens

Compartilhe

Escrita por Manoel Carlos e estrelada por Christiane Torloni, Mulheres apaixonadas está de volta. Novela traz elenco numeroso, com Susana Vieira, Tony Ramos e Rodrigo Santoro, entre outros

Um pedacinho do Leblon chega ao canal Viva a partir desta segunda-feira (24/8), às 23h. É que o canal traz de volta Mulheres apaixonadas, novela que Manoel Carlos escreveu em 2003 e trazia Christiane Torloni como a Helena da vez.

Após anos de casamento, Helena se questiona se é feliz ao lado de Téo (Tony Ramos). O reencontro com o ex-namorado César (José Mayer) vai balançar a protagonista ainda mais. Mas Téo esconde um segredo: Lucas (Victor Cugula), menino que ele e Helena adotaram, é, na verdade fruto de um caso extraconjugal dele com Fernanda (Vanessa Gerbelli). Ele e a amante também são pais de Salete (Bruna Marquezine), que é criada pela mãe.

“Viver uma Helena é um grande divisor na carreira de uma atriz. É um papel icônico da teledramaturgia brasileira e foi uma grande honra interpretar essa personagem em Mulheres apaixonadas. As Helenas de Manoel Carlos costumam ser heroínas trágicas, personagens profundamente humanas, repletas de grandes qualidades e péssimos defeitos, o que as torna muito comunicativas com o público”, afirma Christiane Torloni em material de divulgação da novela.

Além do drama de Helena, a novela explorou temas como o alcoolismo, por meio da professora Santana (Vera Holtz); maus tratos a idosos, com a Dóris (Regiane Alves), que agredia os avós Leopoldo (Oswaldo Louzada) e Flora (Carmem Silva); o medo de amar demais, com Heloísa (Giulia Gamm); o câncer de mama por meio de Hilda (Maria Padilha); e a violência contra a mulher, com as raquetadas de Marcos (Dan Stulbach) em Raquel (Helena Ranaldi).

Relembre os principais personagens de Mulheres apaixonadas!

Foto: Renato Rocha Miranda/TV Globo. Vera Holtz
Foto: Arquivo TV Globo/Divulgação Tony Ramos e Christiane Torloni
Foto: Arquivo/TV Globo. Bruna Marquezine e Vanessa Gerbeli
Foto: Renato Rocha Miranda/TV Globo. Marcelo Antony e Giulia Gam
Regiane Alves e Marcos Caruso em cena de 'Mulheres apaixonadas' | Gianne Carvalho/TV Globo.
Foto: Arquivo/TV Globo. Alinne Moraes e Paula Picarelli como Clara e Rafaela
Foto: João Miguel Junior/TV Globo. Cláudio Marzo
Foto: João Miguel Junior/TV Globo. Carol Castro, Eric Marmo e Carolina Dieckmann
Foto: Arquivo/TV Globo. Alinne Moraes, Leonardo Miggiorin e Paula Picarelli

Helena (Christiane Torloni) – Professora e diretora de uma grande escola de segundo grau no Rio de Janeiro, a Escola Ribeiro Alves (ERA), que pertence ao marido dela, Téo (Tony Ramos), e à cunhada, Lorena (Susana Vieira). Os questionamentos sobre a vida conjugal ganham força quando ela reencontra César (José Mayer), ex-namorado que ela abandonou para se casar com Téo. No decorrer da novela, descobre que Lucas é filho legítimo de Tony e Fernanda (Vanessa Gerbelli). É irmã de Hilda (Maria Padilha) e Heloísa (Giulia Gam).

César Andrade de Melo (José Mayer) – Médico neurocirurgião. César é um médico temido e, ao mesmo tempo, admirado por todos no meio. A principal companhia é a assistente Laura (Carolina Kasting), com quem mantém um romance. A esposa dele, Isabel (Chris Bonna), morreu logo no começo da novela por conta de uma doença fatal. Com ela, César teve dois filhos, Marcinha (Pitty Webo) e Rodrigo (Leonardo Miggiorin).

Luciana Ribeiro Alves (Camila Pitanga) – É filha de Téo e Pérola (Elisa Lucinda) e se dá bem com os dois. É muito querida na família paterna e tem um ótimo relacionamento com o padrasto, o músico Ataulfo (Laércio de Freitas), e com o meio-irmão Jairo (Diego Jack). É médica residente e divide um apartamento com a amiga Tereza (Tila Teixeira).

Fernanda Machado (Vanessa Gerbelli) – Ex-garota de programa. Teve uma relação com Téo, pai de seus filhos, Salete (Bruna Marquezine) e Lucas (Victor Curgula). Vive em Copacabana com a filha.

Téo (Tony Ramos) – Professor de literatura, mas não exerce a profissão. Gosta mesmo é de se dedicar à música e tocar saxofone no bar de um hotel na zona sul do Rio de Janeiro.

Helísa Moraes Vasconcelos (Giulia Gam) – A irmã caçula de Helena é uma mulher problemática. Morre de ciúmes do marido, Sérgio (Marcello Antony), por quem nutre uma paixão doentia. É insegura e vive desconfiada de todas as mulheres que se aproximam dele. Sempre procura ouvir os conselhos das irmãs, mas não consegue mudar.

Sérgio Vasconcelos (Marcelo Antony) – O arquiteto é um homem de bem com a vida. Nas horas vagas, joga vôlei na praia com os amigos e com o cunhado Leandro (Eduardo Lago). Ama a mulher, mas se aborrece quando ele exagera nos ciúmes. Não deixa de apreciar a beleza das outras mulheres, mas nada que abale o amor que tem por Heloísa.

Hilda Moraes Sampaio Viana (Maria Padilha) – Irmã do meio de Helena. É muito centrada e sempre dá bons conselhos às irmãs. É casada com Leandro, com que tem uma filha, Elisa (Giselle Policarpo). Hilda é doceira de mão cheia e tem uma delicatéssen no lobby de um hotel.

Leandro Sampaio Viana (Eduardo Lago) – Ele e a mulher se divertem muito, frequentam bares, dançam e fazem programas juntos. Leandro trabalha em um escritório no Centro do Rio de Janeiro e gosta de sair com os amigos, jogar vôlei na praia e tomar um chope no final de tarde. É, na verdade, um autêntico boa praça.

Elisa Sampaio Viana (Giselle Policarpo) – É estudante de Enfermagem, mas, sempre que pode, ajuda a mãe na delicatéssen. Mãe e filha são grandes amigas, dividem confidências e segredos.

Santana Gurgel (Vera Holtz) – Professora de religião e geografia. Carrega algumas frustrações amorosas e sofre com o alcoolismo. É amiga da família Ribeiro Alves, principalmente de Helena.

Raquel de Almeida Martins (Helena Ranaldi) – Professora de educação física. Vem de São Paulo para o Rio de Janeiro em busca de emprego na Escola Ribeiro Alves. Na verdade, acredita que mudar de cidade é um recomeço para a vida dela, já que estaria se afastando do violento marido Marcos (Dan Stulbach). No decorrer da novela, engravida de um aluno, Fred (Pedro Furtado).

Frederico de Souza Duarte, Fred (Pedro Furtado) – Filho de pais separados, Marcelo (Zé Carlos Machado) e Eleonora (Joana Medeiros), e aluno da ERA. Fred é conhecido por sua paixão pela natação. Mesmo durante as férias, não sai da piscina da escola, que fica aberta para os alunos. É um garoto discreto e tímido. Desperta o interesse de Marcinha (Pitty Webo), mas apaixona-se mesmo pela professora Raquel. Esse amor atiça os ciúmes de Marcos, marido violento de Raquel.

Lorena Ribeiro Alves Nogueira (Susana Vieira) – Irmã de Téo. É professora de história, mas não exerce a profissão, trabalhando apenas como diretora-geral de sua escola, a Escola Ribeiro Alves. É uma mulher vibrante e de muitas paixões. Mantém um relacionamento amistoso com o ex-marido Rafael (Cláudio Marzo), com quem teve Vidinha (Júlia Almeida) e Diogo (Rodrigo Santoro). No decorrer da história, envolve-se com Expedito (Rafael Calomeni), bem mais jovem que ela.

Rafael Nogueira (Cláudio Marzo) – É gerente de um hotel na Zona Sul, onde mora em uma suíte. Tem um caso não assumido com a telefonista do hotel, Leila (Xuxa Lopes). É muito amigo dos filhos, principalmente de Vidinha. A jovem também trabalha no hotel e, sempre que briga com a mãe, corre para a suíte do pai.

Carlos de Souza Duarte, Carlão (Marcos Caruso) – Marido de Irene (Marta Melinger) e pai de Dóris (Regiane Alves) e Carlinhos (Daniel Zettel). Não consegue parar nos empregos. É economista, mas ganha a vida fazendo pequenos trabalhos de contabilidade para amigos e vizinhos. Para manter a casa, recebe a ajuda financeira da pensão de seus pais, Flora (Carmem Silva) e Leopoldo (Oswaldo Louzada), com quem divide o apartamento.

Dóris de Souza Duarte (Regiane Alves) – Não quer mais dividir o quarto com o irmão e pressiona os pais para ter um espaço só dela em casa. Como não há mais cômodos no apartamento, Dóris acha que os avós paternos podem muito bem dormir no quarto da empregada. A insistência da jovem causa transtorno familiares.

Flora de Souza Duarte (Carmem Silva) – Casada há 60 anos com Leopoldo, Flora é uma velha atriz de teatro. Ama o marido e cuida dele como se fosse um príncipe. Tem pavor de que ele morra antes dela e a deixe sozinha. Vive querendo poupá-lo de assuntos e notícias difíceis.

Leopoldo (Oswaldo Louzada) – Ele e a mulher vivem lembrando os tempos em que atuavam no teatro. Os dois sofrem calados as humilhações pelas quais passam na casa do filho por conta da vaidade da neta Dóris.

Irene de Souza Duarte (Marta Melinger) – Vizinha de Helena. É a verdadeira chefe da família, sempre contornando as instabilidades financeiras de Carlão.

Rita de Cássia da Silva Rodrigues, a Pérola (Elisa Lucinda) – Cantora da banda de Téo. Conheceu o saxofonista quando era jovem e por ele se apaixonou. Tiveram um caso duradouro e uma filha, Luciana, da qual se orgulham muito. Mesmo após a separação, continua muito amiga de Téo, com quem divide o palco ao lado do atual marido, Ataulfo. As novas famílias formadas por Téo e Pérola se relacionam como uma grande família.

Ataulfo Rodrigues (Laércio de Freitas) – Músico da pequena banda de Téo. Tem orgulho de ter sido batizado pelo compositor brasileiro Ataulfo Alves, amigo de seu pai. Além do nome, herdou do padrinho famoso o amor pela música, aprendendo vários instrumentos, como violão e piano.

Jairo da Silva Rodrigues (Diego Jack) – Filho de Pérola e Ataulfo. Estuda na Escola Ribeiro Alves, ERA.

Salete Machado (Bruna Marquezine) – Filha de Fernanda e Téo.

Lucas Ribeiro Alves (Victor Curgula) – Filho de Téo e Fernanda. No entanto, o menino é criado como se fosse filho adotivo do músico e de Helena. No decorrer da novela, descobre ser irmão de Salete.

Diogo Ribeiro Alves Nogueira (Rodrigo Santoro) – É um bon vivant, que adora curtir a vida e as mulheres. Casa-se com Marina (Paloma Duarte), filha de Afrânio (Paulo Figueiredo). A jovem se casa grávida e, mesmo desprezando formalidades, Diogo aceita a união para agradá-la. A agência de turismo tem uma loja de atendimento no lobby do hotel onde o pai trabalha. Diogo também é sócio do amigo Cláudio (Erik Marmo) em uma loja de representação de motocicletas.

Marina Ferreira Lobo (Paloma Duarte) – Uma jovem sonhadora que se apaixonou pelo primeiro homem de sua vida, Diogo. Casa-se no começo da novela, grávida, sabendo que o futuro marido é mulherengo. Apesar disso, acredita que seu amor possa mudar o jeito dele e conquistá-lo para sempre. É filha única de Afrânio e Silvia.

Cláudio Gonzaga Moretti (Erik Marmo) – Filho de Marta (Marly Bueno) e Onofre Moretti (Serafim Gonzales). É formado em jornalismo, mas a verdadeira paixão é praticar esportes radicais, como motocross, rapel, asa delta e wakeboard. Em um acidente, conhece Edwiges (Carolina Dieckmann), por quem se apaixona logo no primeiro encontro.

Edwiges Batista (Carolina Dieckmann) – Filha de Argemiro (Umberto Magnani) e Ana (Regina Braga) e irmã de Expedito (Rafael Calomeni). Mora na Escola Ribeiro Alves com a mãe. É uma jovem determinada. Faz curso de secretária, aprende inglês e ajuda a mãe na cantina da escola. Para ganhar um dinheiro a mais, leva para passear cachorros de moradores do Leblon, na Zona Sul, sendo uma espécie de “babá de cães”.

Gracinha (Carol Castro) – Filha de Celeste (Sheila Mattos) e Orlando (Caco Baresi) e empregada de Marta. É tratada por Marta como se fosse uma filha. No decorrer da novela, engravida de Cláudio.

Laura Medeiros (Carolina Kasting) – Médica neurologista e assistente de César, de quem é amante. Laura é a pessoa mais presente na vida de César, seja no trabalho ou nos raros momentos de folga do médico.

Silvia Ferreira Lobo (Natália do Vale) – Não é feliz em seu casamento e teme que aconteça o mesmo com a filha, por conhecer a fama de mulherengo do futuro genro, Diogo. Oferece todo seu apoio para que a filha desista de se casar e crie seu filho com sua ajuda.

Márcia Andrade de Melo, a Marcinha (Pitty Webo) – Estudante da Escola Ribeira Alves. Sofre muito com a perda da mãe, mas, ao contrário do irmão, mantém um bom relacionamento com o pai. É boa aluna, tem muitas amigas na escola e nutre uma paixão pelo amigo Fred.

Rodrigo Andrade de Melo (Leonardo Miggiorin) – No início da novela, estuda teatro em São Paulo, mas, com a morte da mãe, retorna ao Rio de Janeiro. Rodrigo revolta-se com o pai e o acusa de ter sido negligente em relação à doença da mãe e de nunca ter sido discreto em seu relacionamento extraconjugal com Laura.

Clara Rezende (Alinne Moraes) – Aluna da Escola Ribeiro Alves. É amiga de Marcinha e vive colada na amiga Rafaela (Paula Picarelli), insinuando um romance. Os pais dela não gostam dessa aproximação.

Vida Ribeiro Alves Nogueira, a Vidinha (Júlia Almeida) – Vidinha é uma jovem estudante de jornalismo. Gosta de aproveitar as maravilhas que a cidade lhe oferece, vai à praia, ao shopping e se diverte com as amigas. Tem o temperamento parecido com o da mãe e, por isso, vive se desentendendo com ela.

Pedro Lavecchia, padre Pedro (Nicola Siri) – É um padre progressista, atuante, de ideias liberais e ideais humanitários. Veio da Itália, onde nasceu e se formou. É amigo da família de Téo e Lorena, tendo realizado o casamento de Marina e Diogo. Durante anos, fez a primeira comunhão dos alunos da Escola Ribeiro Alves. Foi justamente lá que Estela (Lavínia Vlasak), ainda criança, conheceu-o e se apaixonou por ele. Quando o reencontra, no casamento de Diogo, resolve investir na paixão.

Estela de Azevedo Franco (Lavínia Vlasak) – Prima de Helena. É rica, atrevida, chique e divertida. Mora em uma ampla suíte no hotel onde Rafael trabalha. Promove festas barulhentas e fartas de comida e bebida. É divorciada e nunca mais se casou, tendo passado a viver pequenos romances. Vive de uma gorda mesada que seu ex-marido americano lhe manda todos os meses. Vai investir no amor pelo Padre Pedro.

Expedito Batista (Rafael Calomeni) – Jovem que esconde, por trás de sua aparência caipira, um homem bonito e de elegância natural. Morava em um sítio no interior de Minas Gerais com os tios. Ao visitar Vassouras para ajudar o pai nos preparativos do casamento de Diogo, reencontra Lorena. Ela, que não via o rapaz há tempos, depara-se com ele no dia da festa e decide ajudá-lo a achar um emprego no Rio de Janeiro. Os dois acabam se envolvendo.

Carlos de Souza Duarte Filho, o Carlinhos (Daniel Zettel) – Estuda na Escola Ribeiro Alves sem pagar as mensalidades, com a anuência de Helena, que conhece as dificuldades dos vizinhos e os ajuda como pode. Ao contrário da irmã, é muito carinhoso com os avós, Flora e Leopoldo.

Paula Arruda, a Paulinha (Ana Roberta Gualda) – Aluna da Escola Ribeiro Alves. Os pais, Nair (Renata Mello) e Oswaldo (Tião D’Ávila), são separados. A jovem é de origem humilde e esconde de todos que é filha de Oswaldo, o porteiro da escola. Ela mora com uma tia.

Argemiro Batista (Umberto Magnani) – Marido de Ana (Regina Braga) e pai de Edwiges e Expedito. Administra a fazenda da família Ribeiro Alves, em Vassouras, no interior do Rio de Janeiro. É o homem de confiança de Téo e Lorena.

Ana Batista (Regina Braga) – Mora no Rio de Janeiro, onde trabalha na cantina da Escola Ribeiro Alves. Vive separada do marido circunstancialmente, já que ele é obrigado a morar em Vassouras, no interior do estado, onde é administrador da fazenda da família de Lorena.

Afrânio Ferreira Lobo (Paulo Figueiredo) – Um executivo, dono de uma agência de turismo. É um homem que pensa em dinheiro e negócios em primeiro lugar. Mima muito a filha Marina e é muitas vezes machista com a mulher, Silvia.

Alzira Macedo (Walderez de Barros) – Amiga e governanta de Padre Pedro. Ela o acompanha há anos e tem, com ele, uma liberdade de irmã.

Inês Oliveira (Manoelita Lustosa) – Mãe de Fernanda. É uma mulher dura, fria, ambiciosa e insensível. Mora em Niterói e raramente visita a filha e a neta.

Leila Gonçalves (Xuxa Lopes) – É telefonista do hotel onde trabalha Rafael, com quem mantém um caso não assumido. Sabe de tudo o que acontece nos bastidores.

Oswaldo Arruda (Tião D’Ávila) – Porteiro da Escola Ribeiro Alves há muitos anos. É muito querido pelos alunos e professores. Sabe o nome de todos. É separado e mora na escola com a filha Paulinha, que exige que ele não revele para ninguém que é seu pai. Essa vergonha da filha lhe causa um grande sofrimento.

* Fonte: Memória Globo

Vinícius Nader

Boas histórias são a paixão de qualquer jornalista. As bem desenvolvidas conquistam, seja em novelas, seja na vida real. Os programas de auditório também são um fraco. Tem uma queda por Malhação, adorou Por amor e sabe quem matou Odete Roitman.

Posts recentes

Marcus Tardin é um rei valoroso e devoto a Deus na Record

Ator carioca de 46 anos retorna às produções bíblicas com Reis em ano que festeja…

11 horas atrás

O que é belo e importante para Drayson Menezzes

Ator de 33 anos comentou sobre os trabalhos no audiovisual que vem emendando desde 2020…

6 dias atrás

“É lindo ver mulheres que se escolhem”, afirma Jeniffer Dias

Atriz que protagoniza No ano que vem e estará de volta com Rensga Hits celebra…

6 dias atrás

Sonequa Martin-Green comenta a última temporada Star Trek: Discovery

Protagonista das cinco temporadas de Star Trek: Discovery, Sonequa Martin-Green comenta o caminho trilhado pela série…

6 dias atrás

Aclamado no teatro, Robson Torinni chega à tevê em dose dupla

Ator pernambucano, de 37 anos, entrou para o elenco de Família é tudo, da Globo, e…

1 semana atrás

“É importante mostrar o Brasil para o Brasil”, afirma Carla Elgert

Atriz gaúcha protagoniza série independente gravada no Mato Grosso e exibida em uma tevê estatal…

1 semana atrás