Conheça o HBO Inclusão, aplicativo on-demand acessível da HBO

Compartilhe

A HBO lançou, neste ano, o HBO Inclusão. O aplicativo reúne conteúdos da emissora em formato acessível para pessoas com deficiências

Como forma de se tornar mais acessível para todos os públicos, a HBO lançou, neste ano, o aplicativo HBO Inclusão, ou simplesmente HBO IN, para celulares e tablets. A plataforma reúne conteúdos da emissora com acessibilidade: audiodescrição para deficientes visuais e legendagem adaptada para pessoas com deficiência auditiva.

Ao Próximo Capítulo, o vice-presidente de produções originais da HBO, Roberto Rios, falou sobre a novidade: “Para mim, é um profundo orgulho pessoal, porque minha avó materna era cega. Tocava piano muito bem, ouvia radionovelas. E eu ficava pensando, se ela estivesse viva hoje em dia, poderia ter outra experiência. Essa é uma forma de incorporar o maior número de público. A gente demonstra que a tecnologia está a serviço de colocar o conteúdo disponível para qualquer pessoa que queira assistir”.

Como funcionar o HBO Inclusão?

Após o aplicativo ter sido baixado, o usuário escolhe o conteúdo da plataforma HBO e clica em “sincronizar” no aplicativo HBO Inclusão. Depois de 10 segundos, será lançada a acessibilidade selecionada no ponto exato de onde o conteúdo estiver localizado.

Uma das opções é a audiodescrição, que é feita para pessoas com deficiência visual. Ela consiste na narração, por meio da descrição sonora de cenários, personagens, expressões faciais, formas, cores e nos intervalos sem diálogo.

Já a legendagem adaptada é uma opção para as pessoas com deficiência auditiva. A ferramenta inclusiva consta na tradução de diálogos, descrição de efeitos sonoros e de personagens da cena diferenciada por cores, com visualização ajustada e com zoom.

O aplicativo funciona com sincronização de áudio, e não necessita de assinatura, para que possa ser utilizado livremente por fãs dos conteúdos originais da HBO.

Adriana Izel

Jornalista, mas antes de qualquer coisa viciada em séries. Ama Friends, mas se identifica mais com How I met your mother. Nunca superou o final de Lost. E tem Game of thrones como a série preferida de todos os tempos.

Posts recentes

Hacks retorna para terceira temporada com mesma essência e graça

O Próximo Capítulo já assistiu o início da série e garante que embate geracional de…

2 dias atrás

Marcus Tardin é um rei valoroso e devoto a Deus na Record

Ator carioca de 46 anos retorna às produções bíblicas com Reis em ano que festeja…

5 dias atrás

O que é belo e importante para Drayson Menezzes

Ator de 33 anos comentou sobre os trabalhos no audiovisual que vem emendando desde 2020…

1 semana atrás

“É lindo ver mulheres que se escolhem”, afirma Jeniffer Dias

Atriz que protagoniza No ano que vem e estará de volta com Rensga Hits celebra…

2 semanas atrás

Sonequa Martin-Green comenta a última temporada Star Trek: Discovery

Protagonista das cinco temporadas de Star Trek: Discovery, Sonequa Martin-Green comenta o caminho trilhado pela série…

2 semanas atrás

Aclamado no teatro, Robson Torinni chega à tevê em dose dupla

Ator pernambucano, de 37 anos, entrou para o elenco de Família é tudo, da Globo, e…

2 semanas atrás