Crédito: Arquivo/TV Globo. Atriz Maitê Proença em cena da novela Felicidade.

Felicidade estreia no Globoplay e marca a força das reprises de Manoel Carlos

Publicado em Novela

Com Maitê Proença no emblemático papel de Helena, Felicidade entra para o catálogo do Globoplay

Escrita por Manoel Carlos em 1991, a novela Felicidade entra hoje (21/12) no catálogo do Globoplay. A volta da trama mostra a força do autor, que está em cartaz no Vale a pena ver de novo com Laços de família e no Viva com Mulheres apaixonadas. O lado bom da vida e a tentativa de retratar o cotidiano marcam a obra do roteirista, além da escrita fácil e coloquial.

Em Felicidade, a tradicional protagonista Helena é interpretada por Maitê Proença. Ela vive em Vila Feliz, fictícia cidade mineira, onde, na década de 1980, se apaixona e namora Álvaro (Tony Ramos), mas acaba se casando com Mário (Herson Capri). Quando Helena e Álvaro se reencontram, anos mais tarde, ela está separada e ele, casado com a mimada Débora (Vivianne Pasmanter). Depois de um rápido revival, ela engravida dele e some, voltando anos mais tarde, com a Bia (Tatyane Fontinhas Goulart) mocinha, e vai trabalhar para a mãe de Álvaro, sem contar a ninguém a verdade.

Dirigida por Denise Saraceni, a novela teve vários destaques, como Umberto Magnani, Edney Giovenazzi, Maria Ceiça e Ariclê Peres, cujo personagem teve um lindo desfecho.

Relembre os principais personagens de Felicidade

Helena (Maitê Proença) – Bela mulher, aparentemente dócil e bastante voluntariosa. Persegue os objetivos com determinação. Tem uma corte de admiradores, como o poeta José Diogo (Marcos Winter) e o coveiro Chico Treva (Edney Giovenazzi), mas acha todos os homens de Vila Feliz muito provincianos e sonha mais alto. É filha de Ataxerxes (Umberto Magnani) e Ametista (Ariclê Perez) e irmã de Lídia (Monique Curi). Casa-se com o engenheiro agrônomo Mário (Herson Capri), mas a relação não dá certo. Sua grande paixão é Álvaro (Tony Ramos), mas no seu caminho está Débora (Vivianne Pasmanter), mulher do amado. Em um dos reencontros de Helena e Álvaro, a moça engravida de Bia (Tatyane Fontinhas Goulart).

Mário (Herson Capri) – Engenheiro agrônomo, machista e bonitão. Vai a Vila Feliz para instalar uma escola agrícola. Apaixona-se por Helena, casam-se, mas a relação não dá certo.

Álvaro (Tony Ramos) – Advogado, morador do Rio de Janeiro, por quem Helena se apaixona. É rico, órfão de pai, o embaixador Aníbal Peixoto, e vive com a mãe, Cândida (Laura Cardoso), em um apartamento em Copacabana. Álvaro se casa com Débora, com quem tem Alvinho (Eduardo Caldas). Mas o casal vive uma relação conturbada por conta do descontrole emocional e das crises de ciúmes de Débora. No final da novela, Álvaro descobre ser pai de Bia.

Débora (Vivianne Pasmanter) – Filha de Gerson (Othon Bastos) e Alma (Esther Góes). Durante a novela, casa-se com Álvaro. Puxou à mãe em tudo, principalmente, nos defeitos: é ciumenta, possessiva e mimadíssima. Fica possessa ao saber do amor do marido por Helena e se esforça para impedir qualquer aproximação deles.

Artaxerxes (Umberto Magnani) – É um homem inteligente, mas com pouco estudo. É um sonhador. Tem um pequeno sítio na proximidade de Vila Feliz, onde vive em companhia da esposa e das duas filhas.

Lídia (Monique Curi) – Lídia é uma jovem vivíssima, com imenso charme e apaixonada pela dança, pela representação.

Cândida (Laura Cardoso) – Mulher bonita, fina, inteligente e viajada. Quando começa a novela, ainda suspira pelo finado marido, morto há dois anos.

Gerson (Othon Bastos) – É um advogado brilhante, queimado de sol, bonitão e que aparenta bem menos idade do que tem. É sócio de Álvaro no escritório de advocacia e foi grande amigo do pai dele, o embaixador Aníbal Peixoto.

Alma (Ester Góes) – Ambiciosa, bonita e muito ciumenta.

Ametista (Ariclê Perez) – É caseira, despretensiosa, mãe e esposa extremada. Acostumou-se aos sonhos rocambolescos do marido e tem por ele amor e piedade. Morre após assistir a um espetáculo de balé no Theatro Municipal. O coração dela não resiste à emoção de voltar ao local onde dançou como primeira bailarina.

Tuquinha (Maria Ceiça) – Mulata belíssima que desfila na Mangueira desde os 12 anos, quando a história começa. Com a passagem de tempo da novela, chega aos 20 anos e se torna porta-estandarte da escola. É assediada pelo violento e ciumento Aristides, o Tide (Maurício Gonçalves). Mora em Engenho Novo e critica e esnoba a Zona Sul. É filha de Batista (Milton Gonçalves) e Maria (Maria Alves) e irmã de Betsy (Kátia Drumond).

Raymunda, a Betsy (Kátia Drumond) – Ao contrário da irmã, vai para a Zona Sul do Rio de Janeiro. Adota o nome Betsy e entra para um conjunto de dança, levando uma vida liberal e alegre.

Batista (Milton Gonçalves) – Separou-se de Maria, a mãe das suas filhas, e passou a morar com Claudete (Cristina Ribeiro), no prédio onde é zelador, em Copacabana.

Aristides, o Tide (Maurício Gonçalves) – Ciumento, violento e apaixonado por Tuquinha.

João (Sebastião Vasconcelos) – Mora com a esposa, Rosália (Regina Dourado) e a filha, Selma (Ana Beatriz Nogueira), em um apartamento pequeno. Passa o tempo todo tentando, e não conseguindo, vender ou mesmo dar um piano de estimação.

Rosália (Regina Dourado) – Mulher simples, professora do curso primário.

Selma (Ana Beatriz Nogueira) – Noiva de Luiz (Bruno Garcia). Selma é uma moça sem graça, feiosa. Tudo o que quer na vida é se casar.

Luiz (Bruno Garcia) – Cabo da Marinha Brasileira e noivo de Selma.

Isaura (Eliane Giardini) – Dona de uma confecção de roupas clandestina, coordena um grupo de jovens vendedoras autônomas. É bonita e mantém um relacionamento sem compromisso com José Maria (Serafim Gonzales).

Chico Treva (Edney Giovenazzi) – Homem muito feio, o terror da cidade de Vila Feliz e que, ainda por cima, é coveiro do pequeno cemitério local. As crianças correm dele na rua. Mas Chico Treva é filósofo e sabe que muitas daquelas pessoas serão enterradas por suas mãos. Tem uma paixão platônica por Helena.

Paquita (Aracy Balabanian) – Espanhola muito mal vista em Vila Feliz. Dizem que já foi prostituta em Belo Horizonte e no Rio de Janeiro, tendo juntado dinheiro para uma confortável aposentadoria. Ela, no entanto, diz ter sido parteira. É a única pessoa que se relaciona com Chico Treva, dando-lhe roupa e comida.

José Diogo (Marcos Winter) – Poeta provinciano, que escreve versos no jornal de Vila Feliz. São versos dirigidos à Helena, paixão de toda a sua vida. Bebe muito, e vai se tornando um pobre diabo. Na cidade, é figura folclórica, do tipo que faz serenatas. É filho de Dona Filó (Yara Cortes) e acaba se casando com Lídia.

Madalena (Louise Cardoso) –Dona do hotel de Vila Feliz. É uma viúva, bonita, sensual e sedutora.

Sérgio (Cassiano Ricardo) – Marido de Sheila (Cristina Prochaska) e pai de Marcinho. Sérgio é gerente de banco em Vila Feliz, mas, depois, transfere-se para o Rio de Janeiro.

Sheila (Cristina Prochaska) – Sempre teve inveja da beleza e da popularidade de Helena.

Onofre (Benjamin Cattan) – Sexagenário e empregado de Cândida há mais de 30 anos. Faz na casa tudo que a idade permite. É marido de Celeste (Lala Schneider).

Celeste (Lala Schneider) – Assim como o marido, é uma sexagenária, que muito se dedica à casa de Cândida.

José Maria (Serafim Gonzales) – Mora em Engenho Novo, em uma vila simpática, onde é proprietário de algumas casas. É funcionário público e sonha com a aposentadoria, quando então pretende voltar a Pouso Triste, de onde saiu há mais de 30 anos. Mantém um relacionamento sem compromisso com Isaura.

Dinorá (Denise del Vecchio) – Cartomante e cigana que mora em Vila Feliz.

Alfredo (Ary Coslov) – Médico de Cândida (Laura Cardoso) e amigo da família.

* Fonte: Memória Globo