Reynaldo Gianecchini e Vera Fischer como Edu e Helena na novela Laços de família
Ricardo Waddington, Rogerio Gomes, Moacyr Góes, Cesar Rodrigues Foto: Jorge Baumann/ Globo. Reynaldo Gianecchini e Vera Fischer como Edu e Helena Reynaldo Gianecchini e Vera Fischer como Edu e Helena na novela Laços de família

Relação delicada entre mãe e filha marca Laços de família, que volta no Vale a pena ver de novo

Publicado em Novela

Novela de Manoel Carlos traz a disputa entre Helena (Vera Fischer) e Camila (Carolina Dieckmann) e ainda tem a estreia de Reynaldo Gianecchini. Lembre os principais personagens de Laços de família!

O ano de 2000 estava quase chegando quando a empresária Helena (Vera Fischer) bateu de leve no carro do médico recém-formado Edu (Reynaldo Gianecchini). A primeira reação dos dois é de discutir, mas, dessa fagulha, nasce um amor. Para completar a confusão, o acidente acontece em frente à livraria de Miguel (Tony Ramos), que, claro, acaba se apaixonando à primeira vista por Helena. Essa é Laços de família, novela de Manoel Carlos que estreia nesta segunda-feira (7/9) no Vale a pena ver de novo, dividindo espaço com a última semana de Êta mundo bom para, depois, reinar sozinha.

A novela de Manoel Carlos fez sucesso em 2000 e deslanchou mesmo quando a filha de Helena, Camila (Carolina Dieckman), engata uma paixão pelo namorado da mãe, Edu, sem saber que ele é o amado de Helena, pois a menina morava no exterior. Com apoio de Alma (Marieta Severo), tia do rapaz, Camila entra de cabeça na disputa pelo coração de Edu, mas Helena abre mão da própria felicidade para que a filha seja feliz.

Laços de família marcou na história da teledramaturgia brasileira por uma cena de Carolina Dieckmann. Camila descobre ter leucemia — e lá vai Helena procurar o pai da menina, Pedro (José Mayer), para engravidar e tentar um doador de medula para a jovem. Mais uma vez, Helena se sacrifica, pois ela estava feliz ao lado de Miguel e tem que terminar o namoro. Mas o que marcou mesmo foi quando Camila, se preparando para as sessões de quimioterapia, tem a cabeça raspada. Carolina Dieckmann chorando tendo realmente o cabelo raspado emocionou o país.

Sempre com as tintas fortes de Manoel Carlos, Laços de família ainda discute preconceito contra deficientes, traição, prostituição, impotência sexual e outros.

Relembre os principais personagens de Laços de família!

Este slideshow necessita de JavaScript.

Helena (Vera Fischer) – Empresária bem sucedida, bonita, livre e independente que se apaixona por Edu (Reynaldo Gianecchini), um rapaz mais novo. É mãe de Camila (Carolina Dieckmann) e Fred (Luigi Baricelli), e tem uma neta, Nina (Larissa Honorato/Lígia Magessi). Ao longo da trama, abre mão do namorado para a filha, já que ambas se apaixonam, e envolve-se com Miguel (Tony Ramos). Mais tarde, para salvar a vida da filha, que descobre ter leucemia, engravida de Pedro (José Mayer), o verdadeiro pai da menina. Helena sempre escondeu dos filhos que eles não tinham o mesmo pai, mas é obrigada a contar a verdade ao se deparar com a doença de Camila.

Camila (Carolina Dieckmann) – Estudante, mora em Oxford no início da novela, mas volta ao Brasil e se apaixona pelo namorado da mãe, Edu (Reynaldo Gianecchini), com quem depois se casa. No decorrer da trama, descobre que tem leucemia e luta contra a doença.

Edu (Reynaldo Gianecchini) – Médico recém-formado, sobrinho de Alma (Marieta Severo) e irmão de Estela (Júlia Almeida). Adora a tia, mas sempre briga para que ela não o influencie em suas decisões. Conhece Helena, por quem se interessa, mas depois se apaixona por Camila, com quem acaba se casando. Demonstra grande força e amor quando Camila fica doente, apoiando-a em todos os momentos.

Miguel (Tony Ramos) – Dono da livraria Dom Casmurro, homem charmoso, culto e educado. Pai de Paulo (Flávio Silvino) e Ciça (Júlia Feldens). Tem a vida profissional estabilizada, mas o lado sentimental fala mais alto quando conhece Helena. Dedica-se intensamente ao tratamento do filho, que tem sequelas neurológicas resultantes de um acidente de carro, e tenta uma aproximação maior com a filha.

Alma Flora (Marieta Severo) – Mulher forte, rica e decidida, que veio de família pobre. Está sempre tentando manipular a vida dos sobrinhos, de quem se sente mãe. Casada com Danilo (Alexandre Borges), seu quarto marido, um homem mais jovem, mas com quem vive um casamento intenso.

Danilo (Alexandre Borges) – O marido de Alma é um bon vivant apaixonado pelas mordomias que tem e pelas mulheres que o rodeiam. Não hesita em paquerar desde a empregada da casa até outras mulheres que vem a conhecer; mas é verdadeiramente apaixonado por Alma. No decorrer da novela, envolve-se com a empregada Ritinha (Juliana Paes), que engravida de gêmeos.

Capitu (Giovanna Antonelli) – Filha de Paschoal (Leonardo Villar) e Ema (Walderez de Barros). Estudante universitária, é mãe solteira de um menino e, para sustentar a família e o filho, se prostitui fazendo programas de luxo. Apaixona-se por Fred e os dois lutam para ficar juntos, enfrentando as artimanhas e maldades de Maurinho (Luiz Nicolau), pai do filho de Capitu, e de Orlando (Henri Pagnoncelli), seu ex-cliente.

Pedro (José Mayer) – Administrador do haras de Alma, casado com Silvia (Eliete Cigarini), tem uma vida estabilizada. É um homem rústico, do campo, com um temperamento forte. Completamente apaixonado por cavalos. Ao longo da história, envolve-se com Cínthia (Helena Ranaldi) e, depois, com Íris (Deborah Secco), meia-irmã de Helena. Seduzido por Helena, passa uma noite com ela, cuja intenção era engravidar para gerar uma criança e salvar a vida da filha. Ele desconhecia ser pai de Camila, fruto de um envolvimento com Helena quando os dois eram mais jovens.

Paschoal (Leonardo VilIar) – Revisor de livros da Dom Casmurro, amigo de Miguel. Apaixonado por Machado de Assis, batizou a filha com o nome de uma das personagens do autor. Mora com a mulher, a filha e o neto no mesmo prédio de Helena.

Fred (Luigi Baricelli) – Recém-formado em engenharia, procura emprego e tenta estabilizar seu casamento com Clara (Regiane Alves), que está em crise. Tem uma filha, Nina (Larissa Honorato/Lígia Magessi). Ao longo da trama, apaixona-se por Capitu e decide se separar de Clara.

Clara (Regiane Alves) – Não gosta de morar na casa da sogra e vive atentando o marido para que ele encontre um emprego e alugue um apartamento. Usa a filha para chantageá-lo.

Íris (Deborah Secco) – Filha de Aléssio (Fernando Torres) e lngrid (Lilia Cabral), menina de comportamento dúbio, que está sempre armando e manipulando para conseguir seus intentos. Apaixona-se por Pedro e não descansa enquanto não o conquista.

Rita (Juliana Paes) – Empregada de Alma, alvo de Danilo. Envolve-se com ele e engravida de gêmeos, morrendo no parto.

Ciça (Júlia Feldens) – Universitária. De temperamento difícil, a filha de Miguel é um pouco irresponsável e não tem muita paciência com a deficiência do irmão.

Aléssio (Fernando Torres) – Pai de Helena (Vera Fischer). Fazendeiro, ex-prefeito de sua cidade, homem forte, decidido, poderoso e conservador. Descobriu-se às portas da morte e quer se reconciliar com a filha distante. Casado com Ingrid (Lilia Cabral), sua segunda mulher, com quem teve uma filha, Íris.

Ingrid (Lilia Cabral) – Tenta enfrentar com tranquilidade a morte do marido, indo em busca de apoio para a filha. Quando Helena retorna ao Sul, a convivência entre elas não é fácil.

Ivete (Soraya Ravenle) – Funcionária da Naturallis, a clínica de Helena, de quem se tornou melhor amiga e confidente, já que se conhecem há tempos. Casada com Viriato (Zé Victor Castiel), vive tentando seduzir o marido; mas as investidas sempre terminam em gargalhadas.

Paulo (Flávio Silvino) – Filho de Miguel. No passado, sofreu um acidente de carro no qual a mãe faleceu. Ficou com sequelas neurológicas, e agora precisa de tratamento intensivo.

Cínthia (Helena Ranaldi) – Veterinária do haras de Alma, de quem é amiga. Mulher versátil, com qualidades que vão desde cavalgar a esquiar na água. Envolve-se com Pedro.

Ema (Walderez de Barros) – Costureira, mulher de Paschoal. Mora com o marido, a filha e o neto no mesmo prédio de Helena.

Viriato (Zé Victor Castiel) – Marido de Ivete. Homem forte, trabalha como segurança. Compartilha das ideias da mulher para acabar com a rotina do casamento, mas também colabora para que tudo sempre saia errado. Ao longo da trama, enfrenta o problema da impotência sexual, o que o deixa arrasado. Leva um tempo até aceitar fazer um tratamento.

Glória (Xuxa Lopes) – Melhor amiga de Alma. Refinada, sempre presente nas recepções em sua casa. Acompanha a amiga em passeios equestres. Alia-se a Alma contra o namoro de Edu e Helena.

Nilda (Yara Lins) – Mãe de Miguel, conselheira e amiga. Está sempre ajudando o filho no trato com os netos.

Simone (Vanessa Mesquita) – Melhor amiga de Capitu, também mantém uma vida dupla, fazendo programas para se sustentar.

Aline (Ana Carbatti) – Médica, trabalha na Naturallis. Casada com Gervásio (Caco Monteiro) e mãe de Maria (Samantha Brandão).

Rachel (Carla Diaz) – Filha de Ivete e Viriato. Típica menina do Leblon, que gosta de praia.

Laerte (Luciano Quirino) – Médico da clínica Naturallis, amigo de Helena. Pai de Tide (Samuel Melo).

Ofélia (Denise Sartore) – Cantora de ópera que mora no prédio de Helena. Mulher de Onofre (André Valli).

Silvia (Eliete Cigarini) – Mulher de Pedro. Dona da floricultura por onde circulam alguns personagens.

Alex (Daniel Boaventura) – Veterinário do haras de Alma. Interessado em Cínthia.

Zilda (Thalma de Freitas) – Empregada de Helena. Faz parte da família.

Olívia (Marly Bueno) – Mãe de Cínthia, moradora do Leblon.

Eládio (Umberto Magnani) – Pai de Cínthia.

Estela (Júlia Almeida) – Sobrinha de Alma. Tem uma relação de muito afeto com Edu.

Gervásio (Caco Monteiro) – Marido de Aline, pai de Maria.

Cleyde (Beatriz Lyra) – Esposa do terceiro marido de Alma. Ficou amiga dela e frequenta as recepções em sua casa.

Irene (Cléa Simões) – A babá de Ciça foi ficando na casa mesmo depois que as crianças cresceram e se tornou parte da família.

Rodrigo (Paulo Figueiredo) – Solteiro que está no círculo de amizades de Alma. Homem maduro e charmoso.

Maria (Samantha Brandão) – Filha de Aline e Gervásio.

Romeu (Paulo Zulu) – Instrutor de esqui aquático.

Onofre (André Valli) – Aposentado, marido de Ofélia.

Luzia (Doriana Mendes) – Assistente de Ofélia.

Tide (Samuel Melo) – Filho de Laerte.

*Fonte: Memória Globo