000_SJ0PD Crédito: Reprodução/Internet

Emmy acerta ao consagrar The handmaid’s tale e Big little lies

Publicado em Séries

A cerimônia de premiação do Emmy foi realizada no domingo (17/9) e ficou marcada por uma edição bastante pertinente em relação aos prêmios. As séries The handmaid’s tale, Big little lies e Veep foram as grandes vencedores

Aqui mesmo no Próximo Capítulo nós já tínhamos adiantado que The handmaid’s tale era a série do ano. Fizemos crítica e até a incluímos em nossa lista das melhores produções televisivas, até agora, de 2017. E a cerimônia de premiação do Emmy, realizada no domingo, serviu para consagrar o primeiro grande hit do serviço de streaming Hulu.

A série, que é baseada no livro O conto da aia (Margaret Atwood), conquistou os prêmios principais: melhor série de drama, melhor atriz de drama (Elisabeth Moss), melhor atriz coadjuvante de drama (Ann Dowd), melhor atriz convidada em série de drama (Alexis Bledel), melhor direção em série de drama (Reed Morano pelo episódio Offred) e melhor roteiro em série de drama (Bruce Miller pelo episódio Offred).

E foi justíssimo. Ao retratar uma distopia com ares de realidade, The handmaid’s tale tocou em um assunto bastante atual, apesar de ser uma adaptação de um obra literária de 1985, e contou com ótimas atuações. Elisabeth Moss vinha batendo na trave desde a época de Mad men, quando recebeu várias indicações. O prêmio de Ann Dowd serviu ainda para celebrar uma boa fase da atriz, que, além de estar bem em The handmaid’s tale, está ainda melhor em The leftovers, série da HBO que chegou ao fim e sequer foi lembrada no Emmy. Alexis Bledel também foi agraciada com um prêmio em uma atuação que a desgarrou do estigma de eterna Rory, de Gilmore girls.

Ann Dowd, de The handmaid's tale, e Nicole Kidman, de Big little lies com seus respectivos Emmys
Crédito: AFP. Ann Dowd, de The handmaid’s tale, e Nicole Kidman, de Big little lies com seus respectivos Emmys

Ainda na categoria de séries dramáticas houve mais premiações justas e, algumas, até surpreendentes. Sterling K. Brown, por exemplo, levou o segundo Emmy da carreira e desbancou Anthony Hopkings que era favorito — primeiramente, por ser Anthony Hopkins e, segundamente, pela boa atuação em Westworld. No ano passado, K. Brown havia sido agraciado com a estatueta pela minissérie The people vs. O.J. Simpson: American crime story e, agora, ganhou a premiação por This is us, muito merecida. This is us, inclusive, também levou estatueta na categoria melhor ator convidado em série dramática pela atuação de Gerald McRaney.

Em relação as minisséries, a grande vencedora da noite foi Big little lies, uma adaptação interessante da obra homônima de Liane Moriarty, com Nicole Kidman, que levou o prêmio de melhor atriz em minissérie ou telefilme, e Alexander Skarsgard, que conquistou a estatueta de melhor ator coadjuvante em minissérie ou telefilme. A produção ainda foi lembrada com Jean-Marc Vallée, que venceu o Emmy de melhor direção em minissérie ou telefilme, e Laura Dern, agraciada com o prêmio de melhor atriz coadjuvante em minissérie ou telefilme. A categoria de minissérie teve ainda Riz Ahmed, vencendo o prêmio de melhor ator em minissérie ou telefilme por The night of, e Black mirror ganhando estatuetas pelo episódio San Junipero em melhor telefilme e melhor roteiro em minissérie ou telefilme.

Elenco de Veep na cerimônia do Emmy
Crédito: Frederic J. Brown/AFP

A única categoria que deixou a desejar no Emmy foi comédia. Mostrando que não está tão preparada para inovar em série cômica, a academia resolveu premiar Veep, que se tornou o novo Modern family do prêmio. O que é uma pena, não porque Veep não está a altura (porque está), mas o prêmio poderia ter ido para Atlanta, que foi um sucesso de crítica e é uma série nova no cenário televisivo. Sem nenhuma surpresa, novamente, o Emmy premiou Julia Louis-Dreyfus como melhor atriz de série de comédia, assim como valorizou o humorístico Saturday night live entregando as estatuetas de melhor atriz coadjuvante para Kate McKinnon; melhor ator coadjuvante para Alec Baldwin; melhor atriz convidada para Melissa McCarthy; e melhor ator convidado para Dave Chappelle. A única novidade ficou por conta de Atlanta com prêmios em melhor direção e melhor roteiro, ambos para Donald Glover pelo episódio B.A.N., ator que também foi agraciado na categoria melhor ator em série cômica.

E vocês, ficaram satisfeitos com os prêmios? Eu fiquei, principalmente, se deixarmos a comédia de lado. Que venha o próximo Emmy!