Cena da minissérie The night of
the-night-of-w1200-h630 Crédito: HBO/Divulgação

Aquecimento Emmy: Crítica da minissérie The night of

Publicado em Minissérie

Indicada a oito categorias no Emmy awards, The night of é uma produção ousada e, por isso, controversa. Leia nossa crítica!

Aquecimento Emmy! Toda sexta-feira o Próximo Capítulo publicará críticas de produções indicadas ao Emmy awards 2017 que ainda não foram citadas no blog. Acompanhe!

emmys

Veredito: Boa

The night of chegou à programação da HBO no ano passado (e está atualmente disponível no serviço HBO GO) com uma missão complicada, ocupar o horário deixado por Game of thrones ao final da sexta temporada. E, no fim das contas, acabou se saindo bem. Pode não ter virado sucesso de público, mas conseguiu oito indicações ao Emmy awards, premiação televisiva equivalente ao Oscar para o cinema, incluindo três categorias principais: melhor minissérie, melhor ator de minissérie ou telefilme (Riz Ahamed e John Turturro) e melhor ator coadjuvante de minissérie ou telefilme (Bill Camp e Michael Kenneth Williams).

Inspirada na série Criminal justice exibida de 2008 a 2009, The night of acompanha a história de Nasir Khan (Riz Ahmed), um americano filho de paquistaneses que rouba o táxi do pai para ir a uma festa. No meio do caminho, ele conhece a jovem Andrea Cornish (Sofia Preto D’Elia), que o desvia de seu trajeto. Os dois, então, passeiam por Nova York e acabam esticando a noite na casa de Andrea, em uma madrugada regada de bebidas, drogas e sexo. No dia seguinte, Nasir acorda e se dá conta de que Andrea foi assassinada a facadas. Mas ele não lembra de nada que aconteceu na noite anterior. Com esse enredo, The night of levanta a questão: Nasir tem ou não envolvimento na morte da vítima?

A partir daí, a minissérie passa a discutir alguns temas interessantes, como a discriminação presente nos Estados Unidos com imigrantes e o próprio sistema judiciário. De família humilde, os pais de Nasir fazem de tudo para tirar o filho da prisão, que, sem saber ao certo da própria inocência, o jovem se mostra apático a tudo que aconteceu. A sorte de Naz é acabar sendo representado pelo advogado de defesa John Stone (John Turturro), um profissional que é mais conhecido por assumir casos pequenos. O interesse inicial de John em Nasir veio ao perceber o olhar assustado do jovem, depois, ele se apoia na mídia que ganhará, já que o caso está sendo bastante noticiado por ter acontecido em um bairro luxuoso de NY, o Upper West Side.

 John Turturro em The night of
Crédito: HBO/Divulgação John Turturro foi indicado pelo papel de John Stone

De modo geral, The night of é uma minissérie boa. Discute temas importantes (sistema judiciário, carcerário e discriminação), tem boas atuações (com destaque para a interpretação excelente de John Turturro) e consegue instigar o espectador. E é exatamente nesse ponto que enxergo um lado controverso de The night of que pode incomodar o espectador (eu fiquei dividida, admito). A história segue sua trajetória sem nos entregar uma resposta clara. Então, se você for assistir em busca de respostas, fuja. No entanto, esse ponto pode ser também o triunfo de The night of. Assim, a minissérie deixa de ser óbvia, consegue aproximar ficção de realidade e faz jus ao próprio nome.

CUIDADO, CONTÉM SPOILERS ABAIXO!

Em tradução literal, The night of quer dizer A noite de. Ou seja, há a impressão da ausência de algo. Nesse caso, a resposta sobre o verdadeiro assassino de Andrea. Depois de uma temporada na prisão, Nasir é inocentado. Mas será que o personagem não era o verdadeiro culpado? Pelo visto, nunca saberemos.

Leia matéria com entrevista com o criador Steve Zaillian na época do lançamento da minissérie em 2016