rafael_capa

É tetra! Rafael Cardoso aparece em 4 novelas ao mesmo tempo

Publicado em Novela

Rafael Cardoso se aproveita da onda de reprises e marca presença em Ti-ti-ti, A vida da gente, Salve-se quem puder e Império

Rafael Cardoso, seu nome é versatilidade. O ator de 35 anos pode ser visto atualmente em 4 novelas. No fim da tarde, ele é o playboy Jorgito de Ti-ti-ti (2010), cartaz do Vale a pena ver de novo. Às 18h, ele protagoniza A vida da gente (2011) como o romântico Rodrigo. Na faixa das 19h, ele mescla aventura e comédia com o vilão Renzo de Salve-se quem puder, a única inédita do pacote. Para terminar, às 21h, entra em cena o chef Vicente, de Império (2014).

A coincidência expõe o velho problema da Globo em escalar os mesmos atores para seguidos papéis. Entre Beleza pura (2008) e Salve-se quem puder são 13 anos e 11 novelas, sem contar as participações especiais. Melhor para Rafael, que, ao contrário de alguns colegas, consegue diversificar os personagens que encara.

Confira os quatro papéis de Rafael Cardoso

Jorgito de Ti-ti-ti (2010) – O playboy vive rodeado de mulheres bonitas e esbanjando a fortuna da mãe, Rebeca (Christiane Torloni). Para desespero dela, ele não quer saber nada dos negócios, só de festas. No início da novela, Jorgito não quer se prender a nenhuma mulher, mas no estágio em que a trama de Maria Adelaide Amaral se encontra atualmente ele já se apaixonou por Desiré (Mayana Neiva).

Rafael Cardoso como Rodrigo em A vida da gente
foto: Alex Carvalho/ Globo

Rodrigo de A vida da gente (2011) – O primeiro protagonista da carreira de Rafael na telinha vivia dividido entre as irmãs Manu (Marjorie Estiano), esposa dele; e Ana (Fernanda Vasconcellos), amor do passado. O carisma e o talento do trio fizeram sucesso na época e está repetindo a dose atualmente. É interessante notar como Rodrigo começa a trama de Licia Manzo imaturo, ainda adolescente, e vai amadurecendo com o tempo, quando se torna pai, marido e arquiteto. Cheio de boas intenções, Rodrigo acaba metendo os pés pelas mãos várias vezes, como quando dá a dica de Ana presentear a filha deles, Julia, com um cachorro sem Manu, que é quem cria a menina, saber.

Rafael Cardoso como Renzo em Salve-se quem puder
Foto: João Miguel Junior/ Globo

Renzo de Salve-se quem puder (2021) – Renzo é um raro vilão na carreira de Rafael. Mas não é o vilão clássico: Renzo tem momentos de arrependimento e de redenção. Ele é cúmplice dos crimes da tia, Dominique (Guilhermina Guinle), ele várias vezes questiona os valores dela. Ele se apaixona por Alexia (Deborah Secco) depois de passar uma noite com ela no início da novela, mas ela “morre” numa emboscada comandada por Dominique. Rompido com a tia, ele vai acabar voltando a trabalhar com ela nessa reta final da novela.

Rafael Cardoso como Vicente em Império
Foto: Paulo Belote/ Globo

Vicente, de Império (2014) – O cozinheiro misterioso aparece na pensão de Xana (Ailton Graça) para se hospedar. Ele está de volta ao Rio de Janeiro para reencontrar Cristina (Leandra Leal), namoradinha da infância, com quem reata, mas não por muito tempo, mesmo ele sendo apaixonado por ela. Vai se destacar como chef e virar o grande rival de Enrico (Joaquim Lopes), ainda mais quando chama a atenção de Maria Clara (Andreia Horta).