Império José Alfredo ( Alexandre Nero )

Premiada com o Emmy, novela Império volta ao horário nobre

Publicado em Novela

Com roteiro irregular, Império tinha Alexandre Nero brilhando como o comendador José Alfredo. Relembre os personagens da trama de Aguinaldo Silva

Com o corrido e sombrio fim de Amor de mãe e a pandemia ainda assolando o país, a Globo emplaca mais uma reprise no horário nobre. E mais uma escolha no mínimo polêmica. Império, escrita por Aguinaldo Silva em 2014, volta nesta segunda-feira (12/4).

Para alguns, Império é a vencedora do Emmy; para outros é a novela em que o autor fez troça com o telespectador ao transformar Drica de Moraes em Marjorie Estiano com uma plástica. Império é totalmente irregular e, por isso, divide opiniões, do jeito que Aguinaldo diz gostar.

A trama gira em torno da sede por poder de José Alfredo de Medeiros (Alexandre Nero), o Comendador. Ex-marido de Maria Marta (Lília Cabral) e namorado de Maria Ísis (Marina Ruy Barbosa), José Alfredo é capaz de tudo para manter a fortuna da família sob o controle dele.

Com tantos altos e baixos, Império tem praticamente uma unanimidade que, aposto, está prestes a ser cancelada. É a bela primeira fase, em que José Alfredo é vivido pelo então estreante Chay Suede. O problema não está em Chay e nem no capricho que marca as primeiras fases, mas em Regina Duarte. A atriz ressurge na tela da Globo ー muito bem em cena, por sinal ー como a empresária portuguesa Maria Joaquina, que apresenta o mundo das joias e dos negócios escusos ao jovem José Alfredo. Como será que o Brasil reagirá diante de um ex-amor? Isso, sim, daria uma novela digna de Emmy. Fica a dica para Aguinaldo voltar à Globo.

Relembre os personagens de Império

Este slideshow necessita de JavaScript.

José Alfredo de Medeiros (Chay Suede/Alexandre Nero) – Dono de uma rede de joalherias internacional, a Império. O Comendador, como é chamado, tem quatro filhos: José Pedro (Caio Blat), Maria Clara (Andreia Horta), João Lucas (Daniel Rocha) e Cristina (Leandra Leal). É casado com Maria Marta (Lilia Cabral) e tem uma amante, a jovem Maria Ísis (Marina Ruy Barbosa).

Maria Isis (Marina Ruy Barbosa) – É filha de Magnólia (Zezé Polessa) e Severo (Tato Gabus Mendes), e irmã de Robertão (Rômulo Neto). É pobre e amante de José Alfredo.

Maria Marta Medeiros de Mendonça e Albuquerque (Adriana Birolli/Lilia Cabral) – É de uma família aristocrata, mas está falida quando conhece José Alfredo, na Suíça. Os dois se casam e têm três filhos. O casamento de Maria Marta e José Alfredo termina e os dois ficam juntos por conveniência.

Xana Summer (Ailton Graça) – Xana é dono de um salão de beleza em Santa Teresa. O nome verdadeiro dele é Adalberto Silva.

Téo Pereira (Paulo Betti) – Badalado colunista social.Tem um blog e publica diversos escândalos. A jornalista Érika (Letícia Birkheuer) é assistente dele. Termina a novela com a biografia do Comendador lançada nas livrarias.

Cora (Marjorie Estiano/Drica Moraes) – Inferniza a vida da irmã Eliane (Vanessa Giácomo/Malu Galli), dos sobrinhos e do Comendador, por quem permanece apaixonada até o fim da vida.

José Pedro (Caio Blat) – Filho mais velho e preferido da mãe, Maria Marta. Casado com Danielle (Maria Ribeiro), tem uma enteada chamada Bruna (Kiria Malheiros). Revela o verdadeiro caráter depois de ter certeza de que o Comendador escolheu a irmã do meio para assumir o comando da Império.

Maria Clara (Andreia Horta) – Renomada designer de joias. É noiva de Enrico (Joaquim Lopes), dono de um dos restaurantes mais badalados do Rio de Janeiro, por quem é abandonada no dia do casamento.

João Lucas (Daniel Rocha de Azevedo) – Filho caçula de Maria Marta e José Alfredo. É rebelde e apronta ao lado da amiga Eduarda (Josie Pessoa), que vira esposa dele.

Domingos Salvador (Paulo Vilhena) – Esquizofrênico. Cumpre pena no mesmo presídio que Orville (Paulo Rocha). Artista plástico talentoso, depois de explorado ganha reconhecimento e vai expor na França.

Evaldo (Thiago Martins) – Irmão de José Alfredo e marido de Eliane (Vanessa Giácomo). Homem simples, trabalhador e sério. Personagem apenas da primeira fase.

Sebastião Feliciano (Reginaldo Faria) – O aventureiro que resgata José Alfredo do desespero na juventude. Personagem apenas da primeira fase.

Maria Joaquina (Regina Duarte) – Portuguesa, mas mora na Suíça, onde comanda uma empresa especializada na compra de diamantes. Personagem apenas da primeira fase.

Eliane (Vanessa Giácomo/Malu Galli) – Casada com Evaldo, vive uma história de amor com o irmão dele, José Alfredo, que veio tentava a vida no Rio e foi morar com o casal. Cristina (Leandra Leal) é fruto da relação com o futuro Comendador. Ela se torna camelô e morre de uma grave doença.

Cristina (Leandra Leal) – Filha de Eliane e José Alfredo. Descobre que é filha do Comendador após a morte da mãe. Torna-se o braço direito de José Alfredo na Império.

Josué (Alejandro Claveaux/Roberto Birindelli) – Homem de confiança do Comendador José Alfredo.

Cláudio Bolgari (José Mayer) – Cerimonialista famoso. É casado com a ex-miss Brasil Beatriz (Suzy Rêgo), com quem tem dois filhos. Esconde um segredo. É homossexual e tem um caso com Leonardo (Klebber Toledo).

Beatriz Bolgari (Suzy Rêgo) – Esposa do cerimonialista Cláudio e mãe de Enrico (Joaquim Lopes) e Bianca (Juliana Boller). Foi Miss Brasil aos 18 anos. Conhece o segredo do marido.

Enrico Bolgari (Joaquim Lopes) – É dono de um restaurante renomado na cidade e é noivo de Maria Clara.

Bianca Bolgari (Juliana Boller) – Estudiosa e aplicada, tem uma paixão disfarçada por João Lucas.

Leonardo de Sousa (Klebber Toledo) – Quer ser ator. É amante de Cláudio.

Silviano (Othon Bastos) – Ex-marido de Maria Marta . Chefe do plano contra José Alfredo.

Maurílio (Carmo Dalla Vecchia) – O nome verdadeiro dele é Renato Silviano Júnior. Filho do ex-mordomo e primeiro marido de Maria Marta, Silviano. É cúmplice nos planos de José Pedro contra José Alfredo.

Magnólia (Zezé Polessa) – Interesseira e aproveitadora. As maquinações delas, todas destinadas a explorar a filha, Maria Ísis (Marina Ruy Barbosa), são absurdas.

Severo (Tato Gabus Mendes) – Pai de Maria Ísis. Menos inteligente que a mulher, Magnólia, é cúmplice nas armações dela. Termina a novela com o mal de Alzheimer.

Robertão (Rômulo Neto) – Irmão de Maria Ísis. O que tem de bonito, tem de preguiçoso. Vira modelo no final.

Amanda (Adriana Birolli) – É sobrinha de Maria Marta. Do relacionamento com o primo José Alfredo, nasce um filho. É sócia de Leonardo no food truck em Santa Teresa.

Danielle (Maria Ribeiro) – É casada com José Pedro. É mãe de Bruna (Kiria Malheiros).

Vicente Ferreira da Silva (Rafael Cardoso) – Chef do renomado restaurante de Enrico. Veio de Pernambuco para tentar a vida no Rio de Janeiro. É apaixonado por Cristina.

Fernando (Erom Cordeiro) – Advogado, namorado de Cristina. Mora em Santa Teresa como ela.

Manoel (Jackson Antunes) – Dono do bar que o Comendador frequenta.

Juliane Matos, a Juju (Cris Vianna) – Ex-passista de escola de samba. Tem um relacionamento com um pintor que falsifica obras de arte, mas se separa dele.

Orville Neto (Paulo Rocha) – Pintor de grande prestígio, secretamente um falsário talentoso. Marido de Juliane.

Xênia (Elaine Mickely) – Inimiga de Juju. Após cometer maldades para recuperar o posto de rainha de bateria da União de Santa Teresa, é expulsa da escola de samba.

Carmen Godinho (Ana Carolina Dias) – Advogada “porta de cadeia”. Rival de Juliane Matos e amante de Orville por algum tempo.

Elivaldo (Rafael Losso) – Irmão de Cristina. Na adolescência, engravidou Tuane (Nanda Costa).

Tuane (Nanda Costa) – Engravidou aos 16 anos. Quando teve o bebê, tratou de entregá-lo ao pai Elivaldo e sumiu. Volta 10 anos depois, querendo a guarda da criança.

Reginaldo (Flávio Galvão) – Casado com Tuane, Reginaldo não diz quase nada, a não ser que “é homem de falar pouco”.

Victor (Adriano Alves) – Filho de Tuane.

Jurema (Elizangela) – A primeira mulher de Reginaldo aparece quando Tuane consegue a guarda do filho e está preparando uma grande festa.

Jairo (Júlio Machado) – Filho de Jurema e Reginaldo. É quem financia a viagem da mãe e do irmão em busca do marido e pai foragido.

Ismael (Jonas Torres) – Marido de Lorraine. Ela separa-se dele para ficar com o dinheiro do Bolsa-Família.

Lorraine (Dani Barros) – Mulher de Ismael.

Eduarda, a Du (Josie Pessoa) – Amiga de João Lucas. Casa-se com ele e tem filhos gêmeos.

Naná (Viviane Araújo) – Assistente de Xana Summer no salão de cabeleireiros.

Érika (Letícia Birkheuer) – Jornalista assistente de Téo Pereira (Paulo Betti).

Seu Antoninho (Roberto Bomfim) – Presidente da escola de samba Unidos de Santa Teresa.

Arnoldão (Raphael Viana) – Apaixonado por Juju, torna-se namorado dela.

Otoniel (Ravel Andrade) – Filho mais extrovertido de Jurema e Reginaldo. Fala sobre tudo, menos sobre a profissão do irmão misterioso.

Júnior (Nicollas Paixão) – Filho de Juliane e Orville, tem um sonho na vida: quer ser compositor de escola de samba.

* Fonte: Memória Globo