galeria0

Ti ti ti traz a divertida rivalidade de costureiros ao Vale a pena ver de novo

Publicado em Novela

Murilo Benício e Alexandre Borges divertiram o público como os ex-amigos Vitor Valentin e Jacques Leclair. Relembre os principais personagem de Ti ti ti

Os personagens Vitor Valentin/Ariclenes Martins (Murilo Benício) e Jacques Leclair/André Spina (Alexandre Borges) estão de volta. A divertida novela Ti ti ti (2011), de Maria Adelaide Amaral, estreia nesta segunda-feira (29/3), no Vale a pena ver de novo. A trama do folhetim gira em torno da rivalidade entre os dois costureiros, que vem desde a juventude deles.

Enquanto Valentim rouba os desenhos de Titia (Regina Braga) para brilhar, Leclair só vive para o trabalho e conta com a ajuda de Jaqueline (Claudia Raia) para conquistar a sociedade paulistana.

Ti ti ti é o remake da trama homônima, escrita por Cassiano Gabus Mendes em 1985, e também traz tramas de Plumas e paetês, como a fútil Marcela (Isis Valverde), que foge para São Paulo para superar o fim do namoro. No caminho, o amigo dela, Osmar (Gustavo Leão), morre e o pai dele a convence a dizer que o filho era de Osmar. A ideia do pai dele é esconder para a mãe que ele é gay.

Relembre os personagens de Ti ti ti

Este slideshow necessita de JavaScript.

André Spina/ Jacues Leclair (Alexandre Borges) – O “inimigo de infância” de Ari (Murilo Benício). Cresceram juntos na vila do Belenzinho e disputavam tudo. Foi criado pela tia, Júlia (Nicette Bruno), depois de ter sido abandonado pela mãe, Cecília (Regina Braga). Cativa as mulheres com seu papo sedutor e as dispensa, sem jamais se envolver com nenhuma delas. Sempre sonhou ser famoso e, ao decidir ser costureiro, aproveitou-se do talento de Marta (Dira Paes), que costurava as roupas que ele vendia. Abandonou-a para se casar com a filha de um dono de supermercado, que bancou a abertura de seu ateliê no Tatuapé. Bem de vida, mora com a tia e os quatro filhos, Pedro (Marco Pigossi), Valquíria (Juliana Paiva), Mabi (Clara Tiezzi) e Lipe (Davi Lucas). Não conseguiu atingir o sucesso que esperava por um motivo simples: suas roupas são cafonas. Sua vida muda quando cruza com Jaqueline (Claudia Raia) e Clotilde (Juliana Alves): a primeira torna famosa a grife Jacques Leclair; a segunda conquista seu coração.

Jaqueline Maldonado (Claudia Raia) – Uma perua intensa, trágica e cômica. Dona de estilo extravagante, embora jamais inadequado. Tem uma filha, Thaísa (Fernanda Souza), do casamento com Breno (Tato Gabus Mendes), um marido desatento e sovina com quem já não se relaciona há muito tempo. Seu humor é instável, e ela encara a vida sempre sob o prisma de um fino deboche. Ao conhecer Jacques Leclair, apaixona-se por ele, se separa do marido e o ajuda a transformar sua marca em grife. Exige que André se case com ela, mas ele vive fugindo do compromisso.
Ariclenes Martins/ Victor Valentin (Murilo Benício) – Também conhecido como Ari, é um rapaz de origem humilde, que cresceu numa vila do Belenzinho. Deu a sorte de ficar rico com a loteria quando jovem, mas investiu em negócios errados e perdeu tudo. Até tenta procurar emprego, mas sua intolerância ao recebimento de ordens é mais forte do que sua vontade. O que realmente o move, além da ambição, é a inveja que sente de André. Quando conhece Cecília (Regina Braga), Ari se transforma no estilista espanhol Victor Valentim, graças às roupinhas de boneca feitas por ela. Sua lábia e simpatia o tornam uma pessoa querida por (quase) todos que o conhecem. Foi casado com Suzana (Malu Mader), por quem continua apaixonado e com quem teve seu único filho, Luti (Humberto Carrão).

Suzana Martins (Malu Mader) – Editora-chefe da revista Moda Brasil, a principal publicação da editora GS. Bonita, culta e dona de um refinamento natural, apesar da origem modesta. É a melhor amiga de Luísa (Guilhermina Guinle). Quando Ari se torna Victor Valentim, é obrigada a dar destaque para ele na revista de moda, embora morra de medo de que o ex-marido se meta em alguma enrascada.

Breno Rodrigues (Tato Gabus Mendes) – Diretor administrativo-financeiro da fábrica de Rebeca (Christiane Torloni). Apesar de charmoso e agradável no convívio social, é avarento e mesquinho. Não suporta mais a esposa Jaqueline, com quem tem uma filha, Thaísa (Fernanda Souza), mas não se separa da mulher por não querer repartir os bens. Chora miséria, pois já ganhou muito dinheiro. É o único a possuir todos os balanços contábeis da firma, e, após a morte do patrão, pretende se apossar do caixa dois. Gino (Marco Ricca) é seu maior inimigo, pois é ele quem adverte Rebeca sobre o que vai de errado nas contas da empresa.

Thaísa (Fernanda Souza) – Filha única de Breno e Jaqueline. Jovem influenciável, sem opinião própria, não tem um décimo da personalidade da mãe. Não tem estilo ou gosto próprio: só ouve, veste e frequenta o que estiver na moda. Quando os pais se separam, não é difícil para Breno fazer a cabeça da filha contra Jaqueline. É namorada de Jorgito (Rafael Cardoso).

Mário Fofoca (Luis Gustavo) – Detetive atrapalhado contratado por Breno para espionar Jaqueline. Acaba se tornando amigo dela e interagindo com Ari e Jacques Leclair. A certa altura, faz-se passar por Victor Valentim, a pedido de Ari. Apaixona-se por Cecília.

Luis Otávio Martins/ Luti (Humberto Carrão) – Mora com o pai, e os papéis se invertem: é como se Luti fosse o pai, e Ari, o filho. Estuda Belas Artes e trabalha como garçom à noite para pagar as despesas da faculdade. Namora Gabriela (Carolina Oliveira), mas apaixona-se por Valquíria (Juliana Paiva), que conhece na faculdade. Para complicar, ela é filha de André. No decorrer da trama, envolve-se também com Camila (Maria Helena Chira).

Clotilde Matoso (Juliana Alves) – Mulher dotada de uma beleza indecifrável ao primeiro olhar. Jaqueline se compadece com o aspecto simples da jovem e lhe consegue um emprego de secretária no ateliê de Jacques Leclair. Nos primeiros dias, Jacques mal a percebe. Aos poucos, nota sua existência – assim como o público se dá conta do que ela realmente pretende. Clotilde se faz de moça de firme caráter, sem ceder às investidas do patrão, mas Jacques é capturado por seu jogo eficiente e se apaixona como nunca antes. Clotilde é uma grande estrategista: prática, focada, objetiva, sangue frio.

Rebeca (Christiane Torloni) – Mulher de Orlando (Paulo Goulart), mãe de Jorgito (Rafael Cardoso) e Camila (Maria Helena Chira). Fica viúva quando a novela começa. Quando o marido morre, decide dedicar sua vida ao trabalho, assumindo o comando da fábrica de confecções. Na tarefa, conta com a ajuda de dois dedicados funcionários: Breno (Tato Gabus Mendes), o diretor financeiro e administrativo, e Gino (Marco Ricca), o gerente de fábrica. Intuitiva e inteligente, não se deixa enganar facilmente. Apaixona-se por Gino.

Orlando Bianchi (Paulo Goulart) – Empresário, mulherengo. Morre no primeiro capítulo, de ataque cardíaco, ao lado de uma garota de programa. Participação especial.

Higino Oliveira, o Gino (Marco Ricca) – Humilde, veio para São Paulo com a irmã Nicole (Elizangela) em busca de melhores condições de vida. É reservado, revelando-se um cavalheiro à moda antiga. Começou nas confecções como faxineiro e subiu de posto, até tornar-se gerente de fábrica. É o homem que melhor conhece o funcionamento da empresa. Torna-se braço direito de Rebeca, e sofre com a inveja de Breno. Fica perdidamente apaixonado por Rebeca, mas não se atreve a se declarar, com medo de perder sua confiança.

Jorgito (Rafael Cardoso) – Playboy muito conhecido por quem lê colunas sociais, frequentador das melhores festas e sempre rodeado das mais belas mulheres. Não entende nada dos negócios da família. Namora Thaísa, mas, como a oferta das mulheres sempre foi intensa, não tem o menor respeito pelo gênero feminino. Até encantar-se verdadeiramente por Desirée.

Camila (Maria Helena Chira) – Jovem fútil e consumista, noiva de Edgar (Caio Castro). Transforma-se no decorrer da trama, apaixonando-se por Luti.

Júlia Spina (Nicette Bruno) – Tia de André que o criou como mãe. Mulher boa e carinhosa, atenciosa com Pedro (Marco Pigossi), Val (Juliana Paiva), Lipe (David Lucas) e Mabi (Clara Tiezzi). O sonho dela é reencontrar a irmã, Cecília (Regina Braga), que foi embora e nunca mais deu notícias.

Pedro Luis Spina (Marco Pigossi) – Playboy, irresponsável, mulherengo e egoísta. Mora na Europa, para onde seu pai o mandou para estudar, mas apenas torrou o dinheiro dele. Na volta, envolve-se com Gabriela (Carolina Oliveira).

Valquíria Spina (Juliana Paiva) – Bonita e sangue quente, tem aquela arrogância própria dos adolescentes acostumados a ter tudo à mão. Morre de vergonha da cafonice do pai. Faz curso de moda e tem talento, ainda que André não se conforme com seu estilo ousado e transgressor. Encanta-se por Luti, que tem um jeito oposto ao seu.

Luis Felipe Spina / Lipe (Davi Lucas) – Irmão gêmeo de Mabi, tão inteligente e precoce quanto ela, embora seja seu oposto. Não se conforma com a vulgaridade do mundo, então vive trancado no quarto ouvindo música clássica. Está sempre tentando “trazer luz” ao pai e aos irmãos, embora ninguém o leve a sério.

Maria Beatriz Spine/ Mabi (Clara Tiezzi) – Extremamente inteligente e antenada em tecnologia, cria um polêmico blog onde, com categoria, critica tudo e todos do mundo da moda – sob o pseudônimo da “terrível crítica de moda” Beatrice M. Apesar da identidade secreta, suas opiniões tornam-se muito respeitadas pelos profissionais da moda. Ela se autointitula a “Gisele Bündchen com cérebro de Einstein”.

Bruna Soares Sampaio (Giulia Gam) – Esposa de Gustavo (Leopoldo Pacheco), mãe de Edgar (Caio Castro) e Osmar (Gustavo Leão). Mulher de olhar bondoso e coração amplo. Educada dentro de uma rígida família cristã, entende o mundo e as relações humanas ainda de acordo com os princípios religiosos. Em tratamento contra um câncer, ressente-se da ausência do filho caçula, que ela ignora ser homossexual.

Gustavo Sampaio (Leopoldo Pacheco) – Dono da editora GS, que publica a revista Moda Brasil. É devotado aos negócios e à família. Seu traço dominante é o inequívoco amor pela esposa. Em nome disso, pede a Marcela (Isis Valverde) para mentir sobre a paternidade de seu bebê, pois sabe que, após a morte de Osmar, apenas a certeza de um neto motivaria Bruna a lutar pela vida.

Edgar Sampaio (Caio Castro) – Rapaz bonito, carismático e popular. Seguro de si, sempre foi um vencedor. É noivo de Camila, mas mantém um caso secreto com a sócia, Luísa (Guilhermina Guinle), embora não seja apaixonado por nenhuma delas. Ao conhecer Marcela (Isis Valverde), percebe que sua relação com a vida pode ser mais intensa, apaixonada e responsável.

Marcela de Andrade (Isis Valverde) – Jovem bonita e carismática. Mora sozinha em Belo Horizonte, após a morte da avó que a criou. É romântica e, ao mesmo tempo, pé no chão. O que a move é a necessidade de ser feliz. É apaixonada por Renato (Guilherme Winter), mas fica muito decepcionada ao saber que ele mentiu para ela, escondendo sua origem. Grávida, vai para São Paulo, onde se hospeda na casa de Gustavo. A pedido deste, finge para Bruna que era noiva do filho deles, Osmar (Gustavo Leão), e que o bebê que espera é dele. Dá à luz o menino Paulinho (João Pedro Biggi) e, no decorrer da trama, apaixona-se por Edgar, o outro filho do casal.

Osmar Sampaio (Gustavo Leão) – Saiu de casa por não conseguir assumir para a mãe sua opção sexual. Mora em Belo Horizonte com Julinho (André Arteche), por quem é muito apaixonado. Morre no início da trama.

Julinho (André Arteche) – Melhor amigo de Marcela, trabalha como cabeleireiro em Belo Horizonte. Leal, gentil e discreto, mora com Osmar, e os dois formam um casal unido e cúmplice. Com a morte do parceiro, passa a visitar Marcela, ficando íntimo da família do namorado. No decorrer da história, envolve-se com Thales (Armando Babaioff).

Luísa (Guilhermina Guinle) – Sócia de Edgar na agência de modelos. Bonita e inteligente, faz pose de mulher segura e independente, mas morre de medo da rejeição e de envelhecer. Embora há anos tenha um caso com Edgar, não faz planos de casar nem deseja exclusividade, mas é incapaz de abrir mão dele – não apenas por amá-lo, mas porque ter um homem jovem por perto é uma espécie de certificado de garantia para sua aparente jovialidade. Luísa se torna a principal rival de Marcela, a quem tenta prejudicar para que ela não fique com Edgar.

Dorinha Bacelar (Mônica Martelli) – Famosa modelo na juventude, trabalha na agência de Edgar e Luisa cuidando de tudo o que diz respeito às modelos da casa. Foi noiva de Gustavo quando jovem, mas preferiu abrir mão de tudo para curtir a vida e a fama. Hoje se arrepende da escolha por causa da decadência na qual sua vida se encontra.

Graça (Christiana Kalache) – Secretária de Luisa. Elegante, eficiente, mas um tanto infeliz ao ter que lidar sempre com tantas mulheres jovens, lindas e bem amadas. Ao contrário do seu nome, ela não tem graça nenhuma.

Thales de Mello (Armando Babaioff) – Bonito, atlético e simpático, entra na segunda metade da história. Cresceu no litoral e venceu diversos campeonatos de surfe. Como customizava as próprias roupas, atraiu a atenção de outros surfistas e passou a produzir roupas para vender. O rapaz mostrou tino para os negócios, além de um evidente talento para a criação de roupas para aquele nicho. Faz um acordo com Jaqueline e se casa com ela, mas apaixona-se por Julinho.

Renato Villa (Guilherme Winter) – Filho de Giancarlo Villa (Mauro Mendonça) e Stela (Mila Moreira). Apesar do aspecto de playboy, é um rapaz sensível. Cresceu ofuscado pela estrela do pai, a quem tenta agradar estudando administração, embora sonhe ser desenhista de histórias em quadrinhos. Ama Marcela, com quem tem um filho. Acaba formando um triângulo com Marcela e Edgar.

Stela (Mila Moreira) – Mulher elegante e refinada que, graças a seu excelente círculo de amizades, acabou se tornando uma respeitada personal stylist, que dá consultoria a empresas e personalidades. Tem uma coluna na revista Moda Brasil.

GianCarlo Villa (Mauro Mendonça) – Começou de baixo e se tornou o dono de um grupo empresarial. É ao mesmo tempo prático e racional, voluntarioso e passional, mas fundamentalmente capaz de grandes afetos. Tradicional, gosta da família reunida, o que o leva a manter contato constante com Stela.

Cecília Spina (Regina Braga) – Mãe de André. Foi mãe solteira e sequer tinha certeza sobre a paternidade de seu filho. Deixou-o com sua irmã, Júlia, e sumiu com um novo namorado, que também a abandonou. Nunca voltou para casa, por culpa de ter abandonado o filho. Tantas culpas implodiram sua sanidade e Cecília é encontrada por Ari morando na rua. Sua sensibilidade e sua delicadeza emergem na forma de roupinhas que faz para suas bonecas.

Dr. Queiroz (Theodoro Cochrane) – Diretor e médico da casa de repouso onde Cecília fica internada.

Nicole Oliveira (Elizangela) – Divide com Marta (Dira Paes) uma pequena oficina de costura na vila do Belenzinho. Divertida, desbocada, fascinada pelo mundo dos famosos. Sabe tudo sobre a vida das celebridades. Mudou seu nome para Nicole em homenagem a Nicole Kidman, sua musa. Se alguém quiser estragar o seu dia, é só chamá-la pelo nome verdadeiro, Daguijane Oliveira. Vive na vila com o irmão, Gino, a sobrinha Stéfany (Sophie Charlotte) e a filha, Desirée (Mayana Neiva), fruto de um caso passageiro, e para quem faz grandes planos. Vive às turras com a filha, pois não se conforma que ela queira tão pouco da vida. Envolve-se com Chico (Rodrigo Lopez).

Desirée (Mayana Neiva) – Seu sonho é casar-se com o namorado de infância, Armandinho (Alexandre Slaviero), que está providenciando um puxadinho na casa da avó. É o símbolo da mulher brasileira. Ari encontra nela a modelo ideal para vestir a primeira roupa de Victor Valentim. Com o sucesso que faz, acaba se tornando, a contragosto, uma modelo profissional, o que a afasta de Armandinho, que não se conforma e não entende a vida nova da noiva. No decorrer da trama, Desirée se apaixona por Jorgito.

Stéfany Oliveira (Sophie Charlotte) – Prima de Desirée, criada pelos tios Gino e Nicole. Faz-se de amiga e boazinha, mas é uma cobra. Morre de inveja da prima e quer tudo o que é dela, a começar por Armandinho, a quem tenta seduzir, embora ele resista sempre. No decorrer da trama, acaba se envolvendo com o rapaz, com quem tem uma filha. Mas sua ambição a leva em busca de dinheiro e fama.

Armandinho Maragoli (Alexandre Slaviero) – Neto de Dona Mocinha (Maria Célia Camargo). Rapaz boa-praça, trabalha como encanador e eletricista. Mora na vila do Belenzinho e é noivo de Desirée, com quem pretende se casar. Apesar de estourados e ciumentos, os dois sempre se entendem e formam um casal feliz. Quando a namorada começa a fazer sucesso, porém, ele não segura o tranco e exige que ela escolha: ou a carreira ou ele.

Marta Moura (Dira Paes) – Ex-namorada de André, com quem um dia sonhou casar. Quando ele teve a ideia de se tornar estilista, foi ela quem costurou suas primeiras roupas, revelando-se uma costureira talentosa e refinada. Até o dia em que ele a abandonou para se casar com uma jovem rica. Sua decepção foi imensa. Viúva de um homem bem mais velho, tem três filhos: Amanda (Thaila Ayala), ngelo (Julio Oliveira) e Gabriela (Carolina Oliveira). Mora até hoje na mesma vila, no Belenzinho, e sustenta a casa costurando para as vizinhas. Durante toda a trama, carrega o segredo de que Amanda é filha de André.

Amanda Moura (Thaila Ayala) – Começou cedo a carreira de modelo, mas não atingiu o sucesso. Seu temperamento difícil já a fez perder diversos trabalhos. Para se manter no mundo das subcelebridades, é capaz de mais do que a rigidez moral da mãe pode imaginar. Ao longo da trama, envolve-se com Jorgito e descobre ser filha de André Spina (Alexandre Borges).

Ângelo Moura (Julio Oliveira) – Bom rapaz, carinhoso, popular e bonito. Trabalha durante o dia e estuda música à noite. Trabalhando no backstage dos desfiles de moda, acaba tornando-se DJ.

Gabriela Moura (Carolina Oliveira) – Filha caçula de Marta. Namora Luti e, quando o perde para Valquíria, acredita que a culpa foi sua. Sempre se sentiu inferior em relação a seus irmãos. No decorrer da trama, apaixona-se por Pedro, que a faz sofrer muito.

Francisco da Silva/ Chico (Rodrigo Lopez) – Amigo de Ari, vive de bicos. Cada semana está em um emprego diferente. Tem uma ingenuidade quase infantil. Desastrado, inadequado, é apaixonado por Nicole, mas sempre rejeitado por ela, por ser pobre e trapalhão.

Help (Betty Gofman) – Secretária de Suzana na revista Moda Brasil. Seu nome verdadeiro é Socorro, mas só aceita ser chamada de Help. Sempre cria empecilhos aos que tentam falar com Suzana, dizendo que ela está em reunião, ocupadíssima. Já foi groupie e teve caso com muitos roqueiros. Agora é clubber e adora DJs. Apaixona-se por Ângelo.

Adriano Novaes (Rafael Zulu) – Respeitado jornalista de moda brasileiro, tem uma coluna na revista editada por Suzana. Finge ser homossexual para ser respeitado no restrito mundo da moda.

Madu (Carolinie Figueiredo) – Amiga de Valquíria. Estuda moda com ela na faculdade.

Rosário (Rosanna Viegas) – Empregada atrapalhada de Jacques Leclair.

Massa (Marcos Frota) – Bandido que tenta assaltar Jaqueline, mas que acaba se apaixonando por ela, tornando-se seu guarda-costas.

*Fonte: Memória Globo