Documentário da HBO mostra o PCC visto por todos os ângulos

Compartilhe

PCC: Poder secreto, de Joel Zito Araújo, apresenta visões sobre uma das maiores facções do crime organizado do país

Estamos acostumados a ligar São Paulo à noção de caos, seja no trânsito, seja na rotina ou na violência. O documentarista Joel Zito Araújo descobriu um lado organizado da capital paulista: o crime. Ou melhor, o PCC, Primeiro Comando da Capital. É essa a visão que temos em PCC: Poder secreto, série em quatro episódios que o HBO Max estreia hoje sob a direção de Joel. O roteiro é baseado no livro Irmãos: Uma história do PCC, de Gabriel Feltran.

“O PCC é muito mais organizado do que o crime no Rio de Janeiro, por exemplo. Isso foi uma surpresa para mim. O comando anda nas comunidades sem estar cercado por um aparato de segurança, sem chamar tanto a atenção”, afirma Joel, em entrevista ao Próximo Capítulo. O documentarista lembra quando conversou com um dos chefes da facção num bar de São Paulo sem saber quem era. “Achava que era uma pessoa comum. Mas era o líder, ali sentado no bar, apontando quem era gente boa

Em PCC: Poder secreto, o documentarista segue três eixos de narrativa que nos são apresentados em depoimentos de ex-agentes carcerários, ex-membros da facção, familiares, autoridades. “Segui o caminho de apresentar as narrativas de quem está preso, de quem trabalha na penitenciária e de quem está aqui fora. O desafio é fazer isso com equilíbrio, sem romantizar uma ou outra visão.

Além da pungência das histórias, PCC: Poder secreto chama a atenção quando traz à cena a voz do rap e do hip hop. São canções de nomes como Racionais MCs, 509-E, Evandro Babá e MC Orelha que ajudam a traçar a identidade de quem está no foco do longa-metragem.

‘O hip hop conhece a periferia. É o grito das comunidades. As letras são quem melhor faz a narrativa, quem melhor explica o crescimento do PCC. É a melhor expressão desse mundo”, explica o cineasta.

Vinícius Nader

Boas histórias são a paixão de qualquer jornalista. As bem desenvolvidas conquistam, seja em novelas, seja na vida real. Os programas de auditório também são um fraco. Tem uma queda por Malhação, adorou Por amor e sabe quem matou Odete Roitman.

Posts recentes

Marcus Tardin é um rei valoroso e devoto a Deus na Record

Ator carioca de 46 anos retorna às produções bíblicas com Reis em ano que festeja…

12 horas atrás

O que é belo e importante para Drayson Menezzes

Ator de 33 anos comentou sobre os trabalhos no audiovisual que vem emendando desde 2020…

6 dias atrás

“É lindo ver mulheres que se escolhem”, afirma Jeniffer Dias

Atriz que protagoniza No ano que vem e estará de volta com Rensga Hits celebra…

6 dias atrás

Sonequa Martin-Green comenta a última temporada Star Trek: Discovery

Protagonista das cinco temporadas de Star Trek: Discovery, Sonequa Martin-Green comenta o caminho trilhado pela série…

6 dias atrás

Aclamado no teatro, Robson Torinni chega à tevê em dose dupla

Ator pernambucano, de 37 anos, entrou para o elenco de Família é tudo, da Globo, e…

1 semana atrás

“É importante mostrar o Brasil para o Brasil”, afirma Carla Elgert

Atriz gaúcha protagoniza série independente gravada no Mato Grosso e exibida em uma tevê estatal…

1 semana atrás