masterchef_tiago

De ravióli de buchada a tacacá doce! A criatividade estava em alta no MasterChef

Publicado em Reality show

Episódio do MasterChef foi marcado pela esperada prova de leilão e por uma animada participação especial da cantora Fafá de Belém

Que o episódio desta terça-feira (19/10) do MasterChef seria especial não havia dúvidas. Afinal, era a semana da prova do leilão, na qual os amadores usam tempo para arrematar pratos ou ingredientes em lances emocionantes.

A leiloeira Ana Paula Padrão, sempre animadíssima nessa função, explicou as regras e deu a Heitor, vencedor da prova anterior ,a difícil missão de bloquear três colegas nas três primeiras rodadas. Os punidos foram Eduardo, Isabella e o brasiliense Tiago.

Sob as cloches estavam pratos típicos da cozinha nacional. O desafio não era replicá-los, mas, sim, apresentar uma releitura. “Quero criatividade e bom senso”, pediu a jurada Helena Rizzo.

Era hora dos lances do leilão MasterChef. Nervosos, porém cautelosos, poucos amadores se arriscaram demais. Em outras temporadas já vimos gente ficar com 10, 20 minutos para fazer um prato. Isabella foi quem mais teve tempo: 1h20 para fazer tacacá. O segundo a começar a cozinhar foi Luiz, que arrematou buchada de bode por 1h08. Ana Paula, tendo 1h05 para seu pato no tucupi, veio na sequência.

Helena (vaca atolada) e Raquel (empadão goiano) tiveram 50 minutos cada. A turma dos 40 minutos tinha Kelyn (galinhada com pequi), Eduardo (torta capixaba), Tiago (arroz de carreteiro), Daphne (tutu à mineira) e Heitor (sarapatel). Márcio teve o menor tempo: 30 minutos para fazer a releitura de uma moqueca.

Luiz cozinhou com um olho no ravióli o outro no relógio

Os amadores resolveram atender à risca o pedido de Helena Rizzo e, antes mesmo de servir, arrancaram elogios dela, de Erick Jacquin e de Henrique Fogaça pelo arrojo das receitas. Mas, na cozinha nem tudo ia tão bem. Ana Paula travou uma briga daquelas com o pato, Daphne se perdeu no meio do processo algumas vezes, Eduardo estragou o que julgava ser o creme perfeito exagerando no creme de leite; e Márcio teve tanto tempo para pensar que não chegou à conclusão nenhuma.

Os jurados surpreenderam e escolheram cinco destaques positivos. Raquel serviu um empadão goiano desconstruído de costela e guariroba muito elogiado; Ana Paula veio com um pato no tucupi, farofa de jambu e creme de mandioca rústica que, segundo Jaquin, “não é qualquer um que faz”; Helena apresentou o que a xará Helena Rizzo classificou de “vaca atolada chique”, com costela bovina, farofa com limão, creme de mandioca e tomate concassé; e Kelyn serviu galinhada com uma espuma de pequi que sumiu, mas, de alguma forma agradou aos jurados.

Mas a grande vencedora da prova foi Isabella, que teve sua ousadia premiada. A atriz inventou moda ao servir sorvete de tucupi, calda de jambu, crumble de camarão seco e goma de tapioca. “Fiquei emocionada”, disse Helena Rizzo. “Você é diferenciada”, elogiou Fogaça, despertando uma pontinha de ciúme em Ana Paula Padrão. “Ele nunca me chamou de diferenciada. Vai, diferenciadona, levar as amigas para o mezanino”, brincou a jornalista.

Tacacá doce emocionou Helena Rizzo

Entre os piores foram, como manda a tradição, três que levarão uma desvantagem para a próxima e decisiva prova. Eduardo ouviu, com lágrimas nos olhos, Fogaça dizer que fez uma torta capixaba desconstruída e badejo com caldo de camarão “sem graça e sem tempero”. Daphne serviu um bonito tutu de feijão frito, crocante de mandioca, ovo de codorna e crispy de couve que estava sem sabor. E Tiago ficou bravo com ele mesmo por causa de seu arroz úmido de carreteiro com um molho de pimenta e pequi que Jacquin chamou de “incomível”.

Saiba quem foi eliminado do MasterChef desta semana

A prova de eliminação do MasterChef começou com os amadores tensos. Eduardo, Márcio e Daphne estavam visivelmente abatidos. Luiz não parecia muito conformado em estar ali. Para animar nada melhor do que uma das gargalhadas mais gostosas e conhecidas do país: Fafá de Belém.

A cantora entrou na cozinha carregando uma caixa na qual estava a receita que os cozinheiros deveriam replicar. Quando a cantora revelou a clássica sobremesa francesa torta Saint Honoré. Foi uma risada geral: é a receita de que, segundo eles, Eduardo fala todos os dias. O menino chegou a mudar de fisionomia. Isso até Ana Paula Padrão quebrar a alegria dele: “lembre-se da maldição do MasterChef. Já vi muita gente sair daqui fazendo o que faz de melhor”. Credo, Ana!

A felicidade do rapaz também sofreria mais um baque, pois havia uma punição. Isabella, vencedora do leilão, teve que tirar tempo dos três piores da prova anterior. Ela resolveu, então, diminuir 5 minutos de Eduardo, 10 minutos de Daphne e 15 minutos de Tiago.

Alguns cozinheiros tiveram dificuldade com o creme que vai dentro da torta e precisa de muita gelatina para se firmar. Mas o grande vilão da prova foi o caramelo. Eles ainda tinham um ingrediente obrigatório ー a bebida Baileys ー e uma cesta com outros ingredientes, incluindo um chocolate que não estava na receita original e mais parecia uma pegadinha numa prova de reprodução. O tradicionalista Jacquin, por exemplo, criticou todas que usaram.

Coube a Fafá de Belém o anúncio do melhor da prova. Ela surpreendeu por fazer uma avaliação com alguns detalhes técnicos e disse que nenhum deles havia servido uma legítima torta Saint Honoré. Mas que muitos tinham se aproximado e que o mais próximo era Eduardo. A maldição estava quebrada! O menino não se conteve e, emocionado, abraçou a cantora. “Eduardo já ganhou muita prova aqui, mas nunca o vi tão feliz”, observou Heitor.

Para Helena Rizzo, o maior pecado dos amadores nesta prova foi exagerar no doce. “Não daria para comer tudo”, disse. Dessa forma, Márcio, Daphne e Tiago foram os piores, fazendo com que os amigos Heitor e Luiz se salvassem.

O eliminado foi Márcio, que fez um belo discurso de despedida declarando a torcida dele por Daphne, “mulher, jovem e negra”. Assim, o MasterChef volta ao top 10, agora definitivo, com Ana Paula, Daphne, Eduardo, Heitor, Helena, Isabella, Kelyn, Luiz, Raquel e Tiago.