música boa ao vivo com IZA Crédito: Gianne Carvalho/Divulgação

Conheça programas e séries com artistas do mundo da música

Publicado em Programas, Séries

Desenvoltos, cantores e cantoras ganham espaço em programas televisivos. Conheça atrações apresentadas ou protagonizadas por músicos!

O carisma e a desenvoltura dos artistas do mundo da música costumam abrir um leque de oportunidades e um deles é a televisão. Nos últimos meses, cantores e cantoras da música brasileira conquistaram espaço na tevê, alguns como apresentadores de programas tradicionais, outros como temas de atrações documentais.

A cantora IZA, conhecida por hits como Pesadão, Ginga e Dona de mim, é um dos exemplos. Neste ano, a artista assumiu o comando do programa Música boa ao vivo, do Multishow, que já teve nomes como Anitta e Thiaguinho como apresentadores. Na atração, a artista acompanhava convidados musicais em apresentações ao vivo.

“Fiquei muito lisonjeada com o convite e, principalmente, muito encorajada com a confiança que o Multishow depositou em mim. Foi uma temporada maravilhosa, nunca tinha pensado em ser apresentadora e aprendi demais com todos da equipe. Além de tudo, poder cantar ao lado de tantos artistas que admiro, poder trocar ideias com eles foi muito importante para mim”, avalia a cantora ao Correio.

Ainda não há informações sobre uma nova temporada da atração com IZA. Mas a presença da artista alavancou a atração nas redes sociais.

Veteranos

Credito: Guto Costa/Divulgação. Há uma década, Diogo Nogueira comanda o programa Samba na Gamboa

A artista de Olaria está entre as novatas no cargo de apresentadora, porém, a televisão brasileira conta com outros músicos exercendo a mesma função há alguns anos. É caso do sambista Diogo Nogueira, que completou neste ano uma década no comando do Samba na Gamboa, da TV Brasil.

Em sua sétima temporada, a atração mostra Nogueira recebendo convidados do mundo da música em um bate-papo informal. Entre os nomes da nova temporada estão Inovasamba, Nilze Carvalho, Zeca do Trombone, Prettos e Martinho da Vila. “O Samba na Gamboa é um bate-papo gostoso, uma conversa de botequim, descontraído, em que a gente conversa e canta samba”, explica Diogo Nogueira, em material de divulgação do programa.

A rapper curitibana Karol Conka é outro nome que se tornou cativo na televisão. Desde o ano passado, ela comanda a atração de beleza Superbonita, do GNT. “É uma experiência muito legal. É o tipo de experiência que me nutre, me faz explorar outros lados meus. Acho bacana quando o público conhece esse meu lado plural”, afirma a artista.

Apresentadoras do Saia Justa
Apresentadoras do Saia Justa

É no canal GNT que também estão outras duas cantoras: Gaby Amarantos e Pitty. As duas fazem parte do elenco do programa Saia justa ao lado da atriz Mônica Martelli e da jornalista Astrid Fontenelle. “É uma experiência que me obriga a estudar toda semana! Me faz aprender, porque eu tenho no mínimo três assuntos diferentes sobre os quais eu preciso me embasar antes de falar algo”, analisa a roqueira. “O Saia está sendo demais. Acho que foi um complemento muito maravilhoso para a minha carreira. Lá é o lugar de colocar a Gaby formadora de opinião”, complementa.

Documental

A partir de segunda-feira (26/11) às 22h30, o canal Curta! estreia o documentário Com a palavra, Arnaldo. De Marcelo Machado, a produção é uma conversa com o cantor Arnaldo Antunes sobre o processo de criação e da importância da palavra no trabalho do poeta.

O filme ainda revisita a carreira do músico desde os primórdios até a parceria com Marisa Monte e Carlinhos Brown, que deu origem ao grupo Tribalistas que saiu em turnê neste ano pelo Brasil e em algumas cidades do mundo. Antes de chegar à televisão, o documentário foi exibido na 42ª Mostra de Cinema de São Paulo. Na tevê, ele tem exibições marcadas até 2 de dezembro diariamente em diferentes horários.

Crédito: Canal Curta!/Divulgação

Também neste mês, a HBO, o GNT e a Netflix apostaram em conteúdos documentais sobre artistas do mundo da música. Desde o último 10, a HBO exibe a série documental Milton Nascimento — Intimidade e poesia. A produção acompanha, em quatro episódios, a última turnê do músico nos Estados Unidos e explora três perspectivas: o processo de criação do artista inspirado na natureza; as turnês e os momentos de reclusão; e as entrevistas.

Os bastidores das carreiras de Naiara Azevedo, Marília Mendonça, Maiara & Maraísa, Paula Mattos, Paula Fernandes e Solange Almeida são o tema de Autênticas, série documental que estreou no último dia 12 no GNT.

Netflix, Vai Anitta! Press Conference Sao Paulo, Nov 2018. Crédito: Alexandre Schneider/Divulgação

Temática similar é abordada em Vai Anitta, a docussérie de seis episódios de Anitta para a Netflix, que acompanha o projeto Check Mate para retratar a vida pessoal e profissional da cantora e estreou em 16 de novembro. “Com o presente, a gente tem a narrativa de Check Mate e aproveita para ir apresentando e salpicar algumas informações da minha vida e do passado, sem entregar demais para ter uma expectativa de mais curiosidade para uma próxima (temporada)”, explica.