George Sauma e Renata Gaspar são os protagonistas de Pais de primeira
Pais de Primeira George Sauma e Renata Gaspar são os protagonistas de Pais de primeira George Sauma e Renata Gaspar são os protagonistas de Pais de primeira

Seriado Pais de primeira estreia mesclando drama e comédia na trama de um casal à espera do primogênito

Publicado em Séries

A descoberta de uma gravidez é, para muitos casais, um misto de emoções que envolve felicidade, angústia, medo, realização e muitas, mas muitas dúvidas. É esse o universo que será explorado em Pais de primeira, seriado que a Globo estreia na tarde de hoje e que será exibido sempre aos domingos.

Pais de primeira marca a estreia de Antônio Prata como redator final de um programa da emissora. “Escrevi sobre paternidade várias vezes nas minhas crônicas para a Folha de São Paulo, sempre com boa repercussão. Também vi que era um assunto em comum com a equipe de redatores. Então, a gente trouxe a nossa experiência para o texto”, afirma Prata, em entrevista ao Próximo Capítulo. “Todo texto acaba tendo algo de autobiográfico. Nesse caso, é mais no teor, não necessariamente nas situações”, completa Prata, que conta colaboração de Chico Mattoso, Thiago Dottori, Bruna Paixão e Tati Bernardi no texto. A direção geral é de Luiz Henrique Rios e Daniela Braga.

Na trama, Pedro (George Sauma) e Taís (Renata Gaspar) são casados há seis anos e nem pensam em ter filhos ー ela está focada na carreira numa startup de tecnologia e ele, acaba de sair do emprego e quer se dedicar à banda que mantém ao lado do melhor amigo. Mas o destino não corrobora com os planos e Taís descobre que está grávida. “Aqui a gente brinca com os estereótipos de papel da mãe e papel do pai. Pedro é um pai participativo, que ajuda a cuidar do filho e Taís não foi criada para ser mãe. Ela não é o tipo bela, recatada e do lar”, adianta Prata.

Com Pais de primeira, Antonio Prata não pretende apenas divertir o público, fazendo uma comédia fácil: “Nossa ideia é fazer rir, mas também emocionar. Não estamos zoando dos pais de primeira viagem e, sim, mostrando as dificuldades que aparecem.” Para ele, é uma oportunidade também de tocar em temas atuais, como empoderamento feminino e questões de gênero, presente em discussões como a cor da roupa de menino e menina, colocar laço e brinco na criança e outras.

O elenco de Pais de primeira conta com nomes conhecidos, como Marisa Orth, Nelson Freitas, Daniel Dantas, Monique Alfradique e Heloísa Perissé.

Duas perguntas// Antônio Prata

Você já foi colaborador em novelas, como Bang Bang. Escrever um seriado é muito diferente?
A principal diferença é que antes eu era colaborador e agora sou redator final. Mas tem outras diferenças. A escala de texto é muito maior numa novela. Uma semana de novela tem o seriado todo. É como se escrever novela fosse pilotar um jumbo e escrever seriado, um monomotor. O tom também é diferente e novela tem muito mais personagens para você cuidar.

Você faz parte da equipe de redatores de Sob pressão, que também está no ar. Quais são as principais diferenças de escrever uma e outra?
É muito diferente. O tema de Sob pressão está muito distante de mim. A gente teve que ir a hospitais para escrever os diálogos mostrados nas cirurgias e nos procedimentos médicos. Em Pais de primeira, nós mesmo somos os consultores. Se tem dúvida, a gente vira para o lado e pergunta. São dilemas muito contemporâneos.

Conheça os personagens de Pais de primeira

Pais de primeira brinca com os estereótipos de pai e mãe
Pais de primeira brinca com os estereótipos de pai e mãe

Pedro Zanini (George Sauma) – Rapaz que sonhava em ser músico e hoje trabalha em uma pequena produtora fazendo jingles publicitários. É metódico e pensa ser capaz de lidar bem com a paternidade lendo todos os livros e vendo todos os tutoriais. Mas perceber logo que a realidade é bem mais complexa e menos controlável.

Taís Siqueira (Renata Gaspar) – Formada em administração, ela trabalha numa incubadora de startups. Não é a mãe perfeita, tem uma relação difícil com a própria mãe e vai sofrer para descobrir que tipo de mãe ela própria é. Taís é pragmática, bem mais pé no chão do que o Pedro, a quem vai trazer à terra com bastante sarcasmo.

Driguêra (Alejandro Claveaux) – Amigo de Pedro desde os tempos de escola, quando tinham uma banda juntos. É bem diferente dele, um galã em decadência, mas que não deixará de inspirar certa inveja em Pedro quando as amarras do casamento e da paternidade apertarem demais o seu cangote.

Patrícia (Monique Alfradique) – Irmã mais velha de Taís. Típica mãe perfeita, que desperta certa inveja. Bonita, bem cuidada, profissional competente e mãe presente de duas crianças. Sabe tudo sobre maternidade, mete o bedelho na gravidez e no jeito de criar os filhos das outras.

Fred (Rodrigo Ferrarini) – Marido da Patrícia. Trabalha no mercado financeiro, é rico, um exemplo de pai e de marido.

Sílvia (Heloisa Perissé) – Mãe de Taís e Patrícia. Foi mãe jovem e se dedicou mais à vida social do que à maternidade em si. Não passou pelo recall do politicamente correto.

Luis Fernando (Nelson Freitas) – Pai de Taís e Patrícia, ex-marido de Silvia. Conforme o tempo passa, namora mulheres cada vez mais novas.

Augusto (Daniel Dantas) – Pai do Pedro e vidrado em tecnologia. Tenta controlar os impulsos da esposa, Rosa (Marisa Orth), mas acaba cedendo e se envolvendo nas confusões dela para ficar perto da neta.

Rosa (Marisa Orth) – Mãe do Pedro. Mulher forte, mãe profissional e avó ultracoruja. Estará bastante presente para ajudar o casal – e meter seu bedelho na forma como eles criam a filha.