Day Crédito: Arquivo pessoal. Day Mesquita

Com medidas contra o covid-19, novelas da Globo e da Record voltam a ser gravadas

Publicado em Novela

Novelas da Globo e da Record voltam a ser gravadas seguindo rígidos controles de segurança para evitar contágio por coronavírus

Aos poucos ー bem aos poucos ー o movimento está voltando nos estúdios onde são gravadas as novelas Amor sem igual, da Record, e Amor de mãe e Salve-se quem puder, da Globo. As produções adotaram diferentes modos de proteger elenco e equipe técnica do contágio por coronavírus e de não deixar os folhetins parados por mais tempo. A previsão da Record é que Amor sem igual volte a ser exibida em 24 de setembro. Já as tramas da Globo devem reestrear somente em 2021 ー as reprises de Haja coração, às 19h, e A força do querer, às 21h, já foram anunciadas.

Por meio de sua área de comunicação, a Globo afirmou ao Correio que está sendo realizado um controle, com uso de máscaras e higienização nos estúdios, além de testes nos profissionais. “O protocolo prevê restrição de cenas de contato físico. Mas, caso seja fundamental para a realização da obra, um comitê será acionado para avaliar as exceções do protocolo, discutir a viabilidade da cena e propor as soluções mais adequadas, que não coloquem em risco a saúde da equipe”, afirma a comunicação da emissora.

Quanto às histórias, a espinha dorsal de cada uma delas foi mantida. “o que mudou foi o como contar porque os textos foram alterados, considerando o protocolo de segurança. No caso de Amor de mãe, uma novela realista, a covid-19 foi inserida na trama. No caso de Salve-se quem puder, uma novela com mais aventura e humor, a decisão foi por não inserir a pandemia na história.”

Mudança de hábitos

Na Record, a atenção também está voltada para garantir a segurança da equipe. Intérprete de Poderosa, a protagonista de Amor sem igual, a atriz Day Mesquita conta ao Correio que a trama de Cristianne Fridman não irá falar sobre a pandemia e que o destino da personagem não foi alterado. Alterações somente no set e nos hábitos mesmo.

“Reformularam o complexo dos estúdios para segurança de todos. Já fizemos exames, todos estão de máscara e com todo o equipamento de proteção necessário. Hábitos como a medição da temperatura na entrada também foram implantados. As cabines de maquiagem e troca de figurino foram adequadas de forma que o uso seja feito individualmente e também não é mais permitido o manuseio de folhas de papel”, detalha a atriz.