day

Day Mesquita volta a gravar Amor sem igual e está preparada para a reestreia

Publicado em Entrevista

Atriz Day Mesquita conta como está sendo gravar em tempos de pandemia e ainda comemora o sucesso da novela Jesus na Argentina

Poderosa, a protagonista da novela Amor sem igual, está pronta para voltar a brilhar na sua casa toda noite ー a previsão da Record é que a novela volte em 24 de setembro. Na verdade, quem está pronta e animada é a atriz Day Mesquita, que vive Poderosa na trama de Cristianne Fridman.

Ela conta ao Próximo Capítulo como está sendo gravar com os novos protocolos de segurança: “Reformularam o complexo dos estúdios para segurança de todos. Já fizemos exames, todos estão de máscara e com todo o equipamento de proteção necessário. Hábitos como a medição da temperatura na entrada também foram implantados. As cabines de maquiagem e troca de figurino foram adequadas de forma que o uso seja feito individualmente e também não é mais permitido o manuseio de folhas de papel.”

Para os fãs da personagem, Day garante que eles podem ficar sossegados e que a trama dela não foi modificada pela pandemia. A única coisa que vai dar um pouquinho mais de trabalho são as cenas em que o contato é sugerido, como os beijos, por exemplo. “Nas cenas que pediriam contato, como cenas de beijo por exemplo, a tecnologia está nos ajudando com diferentes estratégias para que não haja o contato físico”, explica a atriz.

Na entrevista a seguir, você pode ler mais sobre as precauções tomadas no set de Amor sem igual e sobre a novela Jesus, na qual Day viveu Maria Madalena. Confira!

Entrevista// Day Mesquita

Como é reassumir o personagem depois dessa pausa? É como recomeçar do zero?
Achei que estaria um pouco mais “enferrujada” em relação à personagem, mas com leituras, o jeito todo da Poderosa e toda a vivência que tive com a história vieram à tona. A personagem já tinha um desenho, um corpo muito bem formado, até porque já estávamos gravando há muito tempo, então a ideia é resgatar o que já estava construído anteriormente. Mas claro que esse período de quarentena, em que também aproveitei para me aprofundar em estudos de interpretação e de autoconhecimento, trouxe mais ferramentas para minha vivência artística que estão sendo utilizadas nessa volta aos estudos das cenas.

Quais são as precauções tomadas no set?
Reformularam o complexo dos estúdios para segurança de todos. Já fizemos exames, todos estão de máscara e com todo o equipamento de proteção necessário. Hábitos como a medição da temperatura na entrada também foram implantados. As cabines de maquiagem e troca de figurino foram adequadas de forma que o uso seja feito individualmente e também não é mais permitido o manuseio de folhas de papel.

O destino da Poderosa vai ter alguma mudança por causa da pandemia?
Não. O destino será o mesmo idealizado anteriormente. E na trama toda também não houve grandes mudanças, apenas algumas adaptações e ajustes foram feitos para que tudo pudesse ser feito e gravado de acordo com as recomendações do novo protocolo.

Como vai ser o futuro recente das novelas sem cenas de contato físico? Ou vocês estão fazendo essas cenas tomando alguma medida específica?
Recebemos o texto já adaptado para que, na hora da gravação, não houvesse contato físico. Os planos de gravação, a direção e as intenções de interpretação das cenas já estão dando o tom necessário. Nas cenas que pediriam contato, como cenas de beijo por exemplo, a tecnologia está nos ajudando com diferentes estratégias para que não haja o contato físico.

Amor sem igual vai tocar na pandemia de alguma forma?
Não. A trama segue com a continuidade de como era antes, então sem abordar o assunto.

Imagino que você estivesse querendo voltar a trabalhar, mas não deu receio de voltar?
Acredito que ter recebido um grande protocolo explicando todo o passo a passo de como seria a volta, todas as novas regras, os equipamentos oferecidos para toda equipe, os testes feitos com 15 dias antes e periodicamente, além de reuniões por videoconferência com equipe e elenco para entender tudo melhor, fez com que tivéssemos de fato toda uma logística de preparação, e consequente sensação de amparo e segurança de que tudo estava sendo bastante pensado para evitar qualquer possibilidade de contágio.

O que você fez na pandemia? Conseguiu criar?
Desde que a quarentena começou voltei a ler mais, fiz um curso de interpretação sobre a técnica Chubbuck, criada por Ivana Chubbuck, autora do livro The power of actor, que já teve como alunos Brad Pitt, Charlize Theron e Halle Berry; voltei às aulas de inglês (tudo virtualmente); e voltei a desenhar e a pintar como uma maneira de terapia.

Durante a pandemia, a Record está reprisando Jesus, novela na qual você interpretou Maria Madalena. Dá pra traçar um paralelo entre as duas personagens?
Apesar de serem personagens que sofreram situações parecidas, como o abuso, por exemplo, as duas são completamente diferentes considerando personalidades. A Madalena era muito mais introspectiva e reflexiva, ao contrário da Poderosa, que não tem papas na língua e age muito por impulso. Mas as duas são representações de grandes mulheres, de muita força.

Jesus tem feito muito sucesso na Argentina. Tem planos de ir para lá quando as viagens estiverem liberadas para ver esse sucesso de perto?
Sim! A última vez que fui à Argentina, foi para a divulgação da estreia do (filme) Nada a perder 2, em setembro de 2019. Na época a novela Jesus já havia sido vendida, mas ainda não tinha data definida para a estreia. E na ocasião eu já fui muito bem recebida e me senti muito acarinhada e acolhida pelos argentinos, mas o foco era mais na divulgação do filme. Tenho muita vontade de voltar para lá (claro, quando isso for possível, por conta da pandemia) e falar também sobre esse trabalho que foi tão especial para mim.