Oscar Magrini como Noé em Gênesis
genesis_oscar Oscar Magrini classifica como “emocionante” viver Noé na tela Oscar Magrini como Noé em Gênesis

Com ares de superprodução, novela Gênesis terá sete fases

Publicado em Novela

A saga da humanidade será contada em Gênesis, novela que a Record estreia nesta terça-feira (19/1)

Adriana Izel e Vinicius Nader

Seis anos depois do sucesso de Os dez mandamentos, a Record encara mais um desafio no mínimo audacioso. A novela Gênesis estreia nesta terça-feira, às 21h, com números superlativos. Os autores Camilo Pellegrini, Raphaela Castro e Stephanie Ribeiro dividiram a novela em sete fases e o diretor-geral, Edgard Miranda, vai comandar cerca de 250 atores que vão revezar-se em cena.

A ação de Gênesis — baseada no livro homônimo da Bíblia — começa no que teria dado início ao mundo como conhecemos hoje: a história de Adão (Carlo Porto) e Eva (Juliana Boller). Os autores dividiram a produção em sete fases: Jardim do Éden, Arca de Noé, Torre de Babel, Ur dos Caldeus, Jornada de Abraão, Jacó e José do Egito. A novela promete acompanhar os primeiros 2 mil anos da humanidade, passando por personagens icônicos como Caim (Eduardo Speroni), Abel (Caio Manhente), Abrão (Zé Carlos Machado), Jacó (Petrônio Gontijo) e Noé (Oscar Magrini), entre outros.

Intérprete de Noé, Oscar Magrini classifica como “emocionante” a cena do dilúvio, que chegou a ser gravada antes da pandemia do coronavírus chegar ao Brasil. “Nenhuma cena é fácil, porque tem que fazer o melhor de você. Mas, particularmente, a cena em que Deus fecha a Arca — Deus fecha a Arca e, depois de nove meses, Deus abre a Arca — foi uma coisa emocionante. Eu me emociono de falar… A água vai enchendo aquele grand canyon e a Arca começa a levantar. É uma coisa emocionante ver as pessoas gritando, querendo salvar suas vidas”, lembra o ator, em material de divulgação de Gênesis. Oscar ainda ressalta a estrutura da novela, que contou com uma arca de 30m de altura e foi até canyons no Rio Grande do Sul rodar as cenas.

Torre de Babel é uma das fases de Gênesis

Giuseppe Oristanio como Gomer na novela Gênesis
Personagem de Giuseppe Oristanio se opõe à construção da Torre de Babel

Além de Oscar Magrini, outro veterano que estará em Gênesis é Giuseppe Oristanio. Ele interpretará o caçador Gomer na terceira fase do folhetim, o que trata da construção da Torre de Babel. Ele é contra a construção da torre por a considerar “uma afronta ao poder de Deus”, adianta, que teve que fazer aulas de luta e história para o papel e comemora estar na quinta novela bíblica, incluindo os sucessos tipo exportação Os dez mandamentos e Jesus.

Na contramão dos veteranos Oscar Magrini e Giuseppe Oristanio, dois atores têm pouca experiência na telinha e estão em Gênesis: Mariana Gallindo, que tem quase 20 anos de teatro; e o brasiliense Hugo Carvalho, que fez a primeira novela em 2012.

Experiente nos palcos, mas estreante na televisão, Mariana vive Zade. Em entrevista ao Próximo Capítulo, ela define a personagem como uma mulher cuja “característica mais forte é a confiança e cumplicidade com a família. Ela tem diálogo aberto com o marido Elisá (Marcello Gonçalves) e com a filha Liba (Pâmela Tomé).” Mariana conta que encontrou a essência de Zade por meio “dos sentimentos universais, inerentes dos seres humanos, não importa a época ou o lugar. Para compor essa personagem foi importante pensar na época e na região que a novela se passa, entender os costumes, a cultura, o lugar da mulher naquela sociedade e as relações sociais.”

Hugo Carvalho como Pelegue na novela Gênesis
O brasiliense Hugo Carvalho está na terceira novela na Record

Gênesis marca a terceira novela do brasiliense Hugo Carvalho na Record — ele também fez Milagres de Jesus e Topíssima. Agora, ele será Pelegue. “(O personagem) faz parte do núcleo dos caçadores. Ele é o mais novo entre eles e ainda não pode sair para caçar. Se espelha muito em Ninrode (Pablo Morais), o melhor caçador e idealizador da torre, protagonista da fase”, conta o ator ao Correio.

Outros folhetins espiritualizados

Assim como Gênesis, outras novelas e minisséries partem da espiritualidade para embasar as tramas. Confira onde assistir produções desse filão!

Jesus (2018) — A novela da Record escrita por Paula Richard está sendo reprisada na faixa das 20h45. Com direção de Edgard Miranda, tem Dudu Azevedo como Jesus e Mayana Neiva como o Satanás. Tem feito muito sucesso também na Argentina.

A viagem (1994)O canal Viva está reprisando esse folhetim, que era um dos mais pedidos pelo público do canal. O texto de Ivani Ribeiro acompanha a evolução do espírito de Alexandre (Guilherme Fontes) depois de morto e a influência dele em personagens como os irmãos Diná (Christiane Torloni) e Raul (Miguel Falabella). A viagem é reprisada às 15h.

A cura (2010) — O Globoplay tem no catálogo a minissérie A cura, estrelada por Selton Mello e escrita por João Emanuel Carneiro e Marcos Bernstein. Em nove capítulos, acompanhamos a vida do cirurgião Dimas Beviláqua, que volta a Diamantina após os estudos e descobre que tem um poder de cura que vai além da ciência.

Nada ortodoxa (2020) — A minissérie da Netflix ganhou o Emmy de melhor direção de minissérie (Maria Schrader) ao contar a história de Esty (Shira Haas), baseada na vida real de Deborah Feldman. A menina judia luta para se libertar das amarras que a religião impõe à liberdade feminina. O drama ainda concorreu ao Emmy de melhor minissérie e de melhor atriz.