Gênesis: Confira os atores e os respectivos personagens da próxima novela da Record

Publicado em Novela

Com estreia prevista para abril, a novela Gênesis terá mais de 200 atores no elenco. Confira quem está confirmado na atração!

A partir de abril, a Record lança a grande aposta do ano: a novela Gênesis. “Por que a gente é tão diferente? De onde vem tanto desentendimento entre o homem e a mulher? Por que tanto preconceito entre povos e raças?”. Esses são alguns questionamentos que permeiam o primeiro trailer do folhetim, que busca no “início” informações para o entendimento do presente.

Mais uma história bíblica do canal, narrativas como Adão e Eva e Torre de Babel estão entre as tramas do livro da Bíblia Sagrada confirmadas na novela. O projeto é grandioso, com sete fases, quatro autores e 200 atores. Escrita por Emílio Boechat, Camilo Pellegrini, Raphaela Castro e Stephanie Ribeiro, com direção geral de Edgard Miranda. Confira a seguir os atores e as atrizes já confirmados e seus respectivos papéis em Gênesis.

Elenco e personagens de Gênesis

Primeira fase de Gênesis

Este slideshow necessita de JavaScript.

Ana Terra: Renah, filha de Adão e Eva. Forte, guerreira, acostumada ao trabalho duro na terra, mas Renah também é maternal e amorosa. Ressente-se muito de não ter o amor e a atenção do pai. A medida em que Adão se isola das mulheres, fica responsável por ajudar a mãe a cuidar da casa e das demais filhas. É quem faz o parto das irmãs e tem um amor e um dever para com elas quase de mãe. Também ajuda o pai a cuidar da terra, mas nunca recebe o reconhecimento devido por isso, apenas cobranças. Vai crescer com ódio dos homens.

Anna Rita Cerqueira: Tila. Na ordem cronológica a terceira a nascer. Não tem tanta personalidade como Kira e Renah. É pacata, amorosa e carinhosa com as irmãs, que gostam de Tila e a respeitam. Não costuma contestar as decisões das mais velhas. Mas se houver uma disputa entre Kira e Renah vai tender a ficar do lado da primeira pois todos consideram Renah muito destemperada.

Caio Manhente: Abel é o segundo filho. Obediente, generoso, bondoso e amoroso. É muito próximo da mãe e seu amor por ela faz Adão (Carlo Porto) reaproximar-se da mulher. Admira o irmão mais velho e ama os animais de seu rebanho. Quando descobrir que os pais tinham uma relação próxima com o Criador, tentará se reconectar com Deus. Acaba sendo assassinado por Caim, que sempre teve ciúme e inveja do irmão.

Carlo Porto: Adão é o primeiro homem. Belo, jovem, másculo, alto, porte atlético, de sorriso bonito e olhar inocente no início. Ama Eva de verdade, mas não assume a própria responsabilidade pela expulsão do Éden, colocando toda a culpa na mulher. Passa a tratá-la com mágoa e até mesmo desprezo. Mesmo assim, alterna momentos de carinho e ternura.

Carolina Oliveira: Kira, a filha em idade logo abaixo de Renah. Ao contrário de Renah é mais de contemporizar do que de contestar. É uma mulher de poucas palavras. Procura ser justa. Como Kira é muito respeitada pelas outras irmãs, todas acabam acompanhando-a na decisão. No acampamento montado pelas mulheres, Kira é uma figura importante por se mostrar mais sensata que Renah e menos explosiva, costuma aglutinar as outras em torno dela.

Cássia Linhares/Rafaela Sampaio: Destemida e esquentada, Naamá tem o temperamento forte. Numa sociedade primitiva, onde a mulher é uma propriedade do homem, Naamá se encanta por Noé, que a trata muito diferente dos outros homens que habitam em Enoque. Apesar de ter conhecido uma vida muito diferente da de Noé, vai escolher fugir com ele, quando seu noivo for escorraçado da cidade pelo seu pai. Mais velha, Naamá continua bonita, torna-se uma boa esposa, amorosa, maternal. Assim como o marido, gosta da vida simples, da terra, dos animais e da natureza. Embora tenha se adaptado bem à vida no campo, continua tendo uma personalidade forte.

Eduardo Speroni: Caim é o primeiro filho homem. É mimado, egoísta, ciumento, misógino e se acha acima dos demais. Depois que Abel nasce, Caim vai alimentando por ele um grande ciúme e inveja, já que o irmão, diferentemente de Caim, ama sua mãe tanto quanto o pai e promove harmonia na casa. Culpa Deus por todos os infortúnios dele e da família. Seu ciúme do irmão Abel o encherá de fúria quando o caçula tiver sua oferta aceita por Deus. Isso o levará a assassinar o próprio irmão e ser amaldiçoado para sempre por conta de seus atos. Abandonará a família e depois de encontrar as irmãs fugitivas, as tomará por esposas e começará uma descendência marcada pelo pecado. Como forma de desafiar a Deus e mostrar o seu poder, criará uma grande cidade, destruindo toda a natureza ao redor para mostrar que a domina.

Fernanda Junqueira: Naira, uma das filhas de Adão e Eva.

Joana Leite: Zohar, uma das filhas de Adão e Eva.

Julia Braz: Uma, uma das filhas de Adão e Eva.

Juliana Boller: Eva é a primeira mulher. Linda, jovem, esguia, feminina e de olhar inocente. É curiosa, espontânea e maternal. Vai ressentir-se muito da expulsão do Éden e se culpar por isso. Tenta a todo custo uma reconciliação com o marido e almeja ter de volta o amor e a atenção dele. Mas vai se decepcionando com o passar do tempo. Ama ser mãe apesar de todas as dores do parto. Com o nascimento de Caim acredita que Adão ficará feliz, a perdoará e eles voltarão a ser um casal harmonioso, mas o marido se encanta pelo primogênito e depois por Abel. Isolando-a cada vez mais e deixando-a cuidando só das filhas que vão nascendo depois.

Manu Papera: Mairi, uma das filhas de Adão e Eva.

Ranna Bittencourt: Aba, uma das filhas de Adão e Eva.

Segunda fase de Gênesis

Alessandra Verney: Ada, primeira esposa de Lameque (Jayme Periard). É uma mulher submissa de personalidade fraca, que morre de medo do marido. É mãe de Jabal (Fernando Roncato) e Jubal (Sérgio Abreu). Não tem uma boa relação com Zilá, a segunda esposa. Mas as duas se suportam.

Augusto Caliman: Sem é o primeiro filho de Noé. Responsável, obediente, ama os pais e tem Noé como seu grande exemplo. É casado com Heidi (Marjorie Gerardi).

Carolina Chalita: Zilá, segunda esposa de Lameque. É uma mulher vibrante, alegre, desbocada e despudorada. Gosta de festas, de sexo, de viver intensamente. Tolera Ada porque a acha insignificante demais para que se preocupe com ela. Tem uma relação tensa com sua filha Naamá (Rafaela Sampaio/Cassia Linhares). É mãe de Tubalcaim (Iran Malfitano) e Naamá.

Clara Niin: Tali, esposa de Cam (Vinícius Redd) e nora de Noé (Oscar Magrini), na segunda fase do folhetim. Jovem, bonita, guerreira, Tali teve uma vida difícil e precisou aprender a se virar sozinha muito nova. Rebelde e independente. Tem uma sensualidade natural. Casa-se com Cam, mas não se esquece da vida na cidade, que a agradava mais. Terá muita dificuldade em se adaptar e nunca conseguirá por completo. Viverá criando conflitos. Veste-se como a família de Noé, mas quando visita à cidade com Cam, passa a usar roupas mais provocantes e sensuais.

Clemente Viscaíno: Metusalém, avô de Noé (Oscar Magrini), na segunda fase do folhetim. Metusalém é o homem mais velho ainda vivo no mundo, muito simpático e paternal. Ama viver a vida em contato com a natureza. Filho de Enoque, que ascendeu aos céus pela sua vida justa diante de Deus. Pai de Lameque e avô de Noé. É o mentor de Noé, quem lhe passa todos os ensinamentos sobre o início de tudo e seus antepassados. Histórias que Noé, mais tarde, contará para seus filhos.

Fernando Roncato: Jabal é pai dos que habitam em tendas e possuem gado. É um homem focado nos negócios. Ótimo vendedor e estrategista. Filho de Lameque (Jayme Periard) e Ada (Alessandra Verney).

Gil Coelho: Jafé, filho de Noé (Oscar Magrini) na segunda fase do folhetim. Filho do meio de Noé, Jafé é um jovem Ingênuo, de bom coração, obediente, ama os pais e os animais. Dá a impressão de ser um pouco distraído e avoado por passar muito tempo contemplando a natureza. Essa distração faz com que às vezes seja um pouco atrapalhado e desastrado. É um excelente filho, ama os irmãos. Casado com Dana (Nicole Rosemberg).

Iran Malfitano: Tubalcaim é o inventor da metalurgia, fabrica armas rústicas em cobre e bronze. Tem porte atlético, gosta de lutar, é habilidoso com a espada e pode ser muito violento. É filho de Lameque e Zilá (Carolina Chalita). Irmão de Naamá (Cássia Linhares).

Jayme Periard: Lameque, sogro de Noé (Oscar Magrini) na segunda fase do folhetim. Lameque é descendente direto de Caim, da quinta geração. É um tirano que comanda a cidade de Enoque fazendo as próprias leis. Homem violento capaz de matar por motivo fútil. Casou-se primeiro com Ada, que gerou Jabal e Jubal. Depois com Zilá, que gerou Tubalcaim e Naamá.

Leonardo Medeiros: Zeno, vilão da segunda fase. É líder da cidade de Enoque depois do fracasso de Lameque (Jayme Periard) e seus filhos. Pai de Tali (Clara Niin). Homem inescrupuloso, manipulador, que pode ser muito cruel. Tenta manipular Cam (Vinícius Redd), quando ele aparece na cidade com Tali. Quando se dá conta do dilúvio tenta, em vão, entrar na arca à força, mas é surpreendido pelas águas.

Marjorie Gerardi: Heidi, nora de Noé (Oscar Magrini), na segunda fase do folhetim. Heidi é bonita e responsável, cordata, gentil, boa moça e amorosa. Gosta das tarefas domésticas e é muito útil para Naamá (Cássia Linhares) com quem tem uma ótima relação. Ama seu esposo Sem (Augusto Caliman).

Nicole Rosemberg: Dana, esposa de jafé (Gil Coelho) e nora de Noé (Oscar Magrini), na segunda fase do folhetim. Dana é a amada esposa de Jafé. Um tanto ingênua e imatura. Doce e simpática. Ama cantar e tem uma voz deslumbrante.

Oscar Magrini/Bruno Guedes: Noé é um homem justo e reto em sua geração. Pacato, sereno, gosta da vida em contato com a natureza. É um amante dos animais. Envolve-se com Naamá, filha de Lameque, descendente de Caim e líder de Enoque. Cuida dos filhos com carinho e disciplina. Se preocupa com o relacionamento de Cam e Tali, pois acha que Cam pode gostar mais de Tali do que de Deus.

Pablo Morais: Ninrode, o idealizador da Torre de Babel. É filho de Cuxe (Marcelo Galdino) e Semíramis (Francisca Queiroz). Descendente direto de Cam. Homem muito bonito, charmoso e envolvente. Ninrode é muito próximo de Gomer (Giuseppe Oristanio), que torna-se seu mentor. Gomer fala com ele sobre Deus e o ensina a caçar junto com seus filhos. Logo as habilidades como caçador alcançam fama. Ele passa a ser admirado pelos homens e desejado pelas mulheres. Corrompe-se por conta da vaidade, orgulho e má influência da mãe. Idealiza construir uma torre para unificar os povos e desafiar a Deus.

Sérgio Abreu: Jubal é músico, supersensível, emotivo, inventor da flauta e da harpa. Gosta de aproveitar o bom da vida, dado a arte, volúvel, vive pelo que sente. É bom de lábia e não gosta de pegar no pesado. Aproveita as festas e o status de ser filho do “dono” de Enoque.

Vinícius Redd: Cam, filho de Noé (Oscar Magrini), na segunda fase do folhetim. Cam é o filho mais jovem de Noé. Bonito, possui um carisma e charme naturais. Cam é curioso, deslumbrado e vaidoso. Ama Tali (Clara Niin) e faz tudo para agradá-la. Enfrenta a família para satisfazer o desejo da esposa. Ela quer se despedir da cidade quando a arca fica pronta. Cam se deslumbra com aquele novo estilo de vida, mas se desespera ao perceber que o dilúvio está chegando.