A última pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), datada ainda de 2016, deixa claro: a maioria dos brasileiros já está conectado a internet. As informações da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio Contínua (Pnad C) apontam que 64,7% dos brasileiros acima de 10 anos têm acesso à internet, isso equivale a cerca de 116 milhões de pessoas com conexão. E as grandes emissoras do país não podem fechar os olhos para esse público, que também se entretêm no mundo on-line.
Por isso, o Próximo Capítulo foi analisar como a Globo, o SBT, a Band, a Rede TV e a Record produzem conteúdo original – ou nem tanto – em seus canais no YouTube. Entre algumas surpresas, a “produção on-line” da tevê aberta mantém um estilo singular que essencialmente pautou as produções nas telinhas ao longo de décadas: vídeos extremamente populares, uma mistura de estéticas e defasagem na aposta em conteúdo exclusivo para tal plataforma.
Se na tevê aberta a emissora paulista Rede TV poderia ver dias melhores em relação à audiência, no YouTube, a empresa é o grande destaque. O canal da Rede TV é o que tem mais inscritos entre as cinco emissoras, com quase 7 milhões de pessoas que recebem atualizações do canal. O número de visualizações impressiona: mais 3,5 bilhões no total. O grande sucesso tem receita simples: as pegadinhas.
Muitas dessas pegadinhas vêm do Programa João Kleber. A protagonista do vídeo de destaque é uma modelo que “esbanja boa forma”, de acordo com o próprio título, e se passa por mendiga para atrair olhares dos homens – e o ódio das esposas. Com pouco menos de quatro minutos, o vídeo tem mais de 100 milhões de visualizações. A própria Rede TV se apresenta nessa liderança, e chama o mundo para ver os conteúdos com manchetes em espanhol e inglês.
O SBT vem em segundo lugar em número de inscritos, com quase 6,5 milhões de público que é alertado pelo canal com vídeos novos. Na manga, o SBT Online também apresenta pegadinhas e programas inteiros da emissora. O grande ponto positivo é a programação exclusiva. O SBT que você não vê, por exemplo, é uma espécie de conjunto de reportagens sobre os bastidores dos programas do canal. Dá para saber mais como a emissora funciona, o que está por trás das novelas infantis. Outra coisa legal é a memória da empresa, onde é possível conferir na sessão #tbtSBT clássicos da emissora de Silvio Santos, como Hebe e Golias no remake do especial Romeu e Julieta.
Se na TV aberta a Globo reina, no YouTube a empresa carioca luta para ficar em 3º lugar. Com pouco mais de 1 milhão e meio de inscritos, o canal da Globo na internet é basicamente um conjunto de playlists com cenas das novelas da emissora. Saem dessa vertente o programa Choque de Cultura – que já fazia sucesso no YouTube e migrou para a Globo em 2018 – que apresenta programas inteiros divididos em blocos. Importante lembrar que a Globo, mesmo não indo muito bem no YouTube, é uma das principais empresas no país com um sistema de streaming da programação, o Globoplay.
Colada na Rede Globo, a Record se mantém com pouco mais de 1 milhão de inscritos. Curiosamente, a empresa do bispo Edir Macedo aposta em produtos originais no Comunicação Record TV, uma sessão que apresenta bastidores e, principalmente, intermináveis entrevistas com vários eliminados do reality show A fazenda. Entre trechos de novelas bíblicas, o canal também traz produções que já fazem sucesso na tevê aberta, como o Patrulha do consumidor, com Celso Russomanno, e o Você e o doutor, com o médico Antonio Sproesser.
A Band se apresenta em último no número de inscritos com menos de 1 milhão no canal principal. O baixo número de público se explica pela grande desintegração de canais. Cada área da emissora (por exemplo, jornalismo e entretenimento) tem canais separados, assim como os programas (existe um canal separado para as principais atrações, como o canal d‘Os donos da bola, Jogo aberto, Café com jornal e mais). No Band.com.br, o canal apresenta vídeos de bastidores, e cenas de programas, o principal sendo o do reality show culinário MasterChef. O vídeo mais assistido do canal apresenta o ex-jogador Marcelinho Carioca ensinando como bater falta e ultrapassou os 600 mil de visualizações.
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