Por que sexo ainda é um tabu na tevê brasileira?

Compartilhe

Poucos programas se dedicam de maneira séria a falar sobre o assunto. E quando o fazem, a repercussão muitas vezes é negativa. Atenção: precisamos falar sobre sexo na tevê brasileira!

Em pleno 2017 sexo ainda é um tabu na tevê brasileira. O assunto é pouco discutido, embora apareça algumas vezes perdido na programação, como em atrações esporádicas da MTV, e tenha lugar cativo em produções como Amor & sexo, Altas horas e GloboNews em pauta. A verdade é que precisamos deixar a vergonha de lado e falar mais sobre sexo.

Como o próprio nome indica, o Amor & sexo, exibido às quintas na Globo, se dedica exclusivamente ao tema. Mas esqueça termos técnicos e discussões teóricas sobre o assunto. Esqueça também cenas apelativas. Ali, tudo é levado no bom humor. O programa poderia se chamar Amor, sexo e diversão sem nenhum problema.

O ator Ney Latorraca é um dos convidados de hoje no Amor & Sexo

Mas, como não estamos preparados ainda para falar sobre o assunto, Amor & sexo costuma bombar nas redes, com comentários se dividindo entre comemorações e opiniões escandalizadas. Há cerca de 15 dias, por exemplo, o nu frontal de um modelo viralizou, expondo o quanto a exposição do corpo e o sexo ainda chocam o brasileiro. Pelo menos a discussão é colocada na mesa. A edição desta quinta (23/2) tratará sobre sexo na terceira idade e terá, entre outros convidados, os atores Betty Faria e Ney Latorraca.

Papo sério sobre sexo

Participante da bancada de discussão do Amor & sexo, mas com atuação um pouco apagada pelos outros, a sexóloga Regina Navarro Lins tem um espaço semanal, às sextas, no Em pauta, da GloboNews.

Saem de cena as firulas de Fernanda Lima e companhia. Ali, ela fala sobre um tema ligado a sexo, como fantasias ou amor a três, e acende um debate seguido pelo âncora Sergio Aguiar e pelos jornalistas do programa — geralmente às sextas estão Eliane Cantanhêde, Sandra Coutinho e Thaís Herédia.

Regina Navarro Lins fala sobre sexo na tevê aberta e na GloboNews

O assunto sexo gera muita curiosidade nos adolescentes. E, se não começarmos a falar com eles, como o quadro de transformar o debate mais natural mudará? Não mudará, né?

Por isso, um dos momentos de mais repercussão do Altas horas, aos sábados na Globo, é quando o apresentador Serginho Groismann recebe a sexóloga Laura Muller para esclarecer dúvidas do público.

De uma maneira natural e de fácil compreensão e sem ridicularizar a meninada, Laura fala de assuntos importantes, como doenças sexualmente transmissíveis, iniciação sexual e até violência. E ela tira de letra os assuntos que “os amigos dos adolescentes mandam perguntar”. A única coisa que a deixa sem graça é quando os meninos aproveitam para dar uma cantada nela.

Brincando, falando sério, respondendo perguntas, com números musicais…. Não importa! O que precisamos é falar mais — de maneira clara e instrutiva — de sexo na tevê brasileira.

Vinícius Nader

Boas histórias são a paixão de qualquer jornalista. As bem desenvolvidas conquistam, seja em novelas, seja na vida real. Os programas de auditório também são um fraco. Tem uma queda por Malhação, adorou Por amor e sabe quem matou Odete Roitman.

Posts recentes

Hacks retorna para terceira temporada com mesma essência e graça

O Próximo Capítulo já assistiu o início da série e garante que embate geracional de…

4 dias atrás

Marcus Tardin é um rei valoroso e devoto a Deus na Record

Ator carioca de 46 anos retorna às produções bíblicas com Reis em ano que festeja…

7 dias atrás

O que é belo e importante para Drayson Menezzes

Ator de 33 anos comentou sobre os trabalhos no audiovisual que vem emendando desde 2020…

2 semanas atrás

“É lindo ver mulheres que se escolhem”, afirma Jeniffer Dias

Atriz que protagoniza No ano que vem e estará de volta com Rensga Hits celebra…

2 semanas atrás

Sonequa Martin-Green comenta a última temporada Star Trek: Discovery

Protagonista das cinco temporadas de Star Trek: Discovery, Sonequa Martin-Green comenta o caminho trilhado pela série…

2 semanas atrás

Aclamado no teatro, Robson Torinni chega à tevê em dose dupla

Ator pernambucano, de 37 anos, entrou para o elenco de Família é tudo, da Globo, e…

2 semanas atrás