Tribunal de Contas do DF planeja novo edital de concurso público

Publicado em Concursos

Presidente do órgão falou sobre realizar um concurso para “área meio”. Além disso, ele informou que pretende fazer novas convocações do concurso para auditores, que está em andamento.

Jéssica Andrade – O presidente do Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCDF), Paulo Tadeu, anunciou um novo concurso que deve acontecer ainda este ano.  Os cargos e quantitativo de vagas ainda não foram confirmados, mas já se sabe que as oportunidades serão para a área meio. Ou seja,  cargos de técnico, auditores e analistas podem ser contemplados.

A confirmação do presidente aconteceu em entrevista com o presidente da Assecon, Mikhail Eirado. Diversos assuntos foram tratados, como novas convocações do concurso em andamento e o anúncio de um novo edital:

“Também já decidimos no sentido de fazermos um concurso para a área meio. Temos um debate, inclusive, em relação à nomenclatura dos trabalhadores que ocupam a área meio no tribunal e a gente pretende discutir isso de maneira bastante aberta com os servidores, para que a gente possa lançar o edital para área meio com a nova nomenclatura”, afirmou o presidente Paulo Tadeu.

O presidente também informou que pretende fazer novas convocações. Ele fala em chamar mais 30 auditores de controle externo, concurso este que ainda está em validade.

Concurso em andamento 

Após mais de 10 anos de espera, o edital do concurso TC DF para auditor de controle externo foi divulgado em fevereiro de 2020. A oferta inicial foi de dez vagas imediatas mais formação de cadastro de reserva

A carreira exige curso de nível superior em qualquer área de formação, sem a necessidade de experiência mínima ou registro no conselho. O salário oferecido em edital foi de R$16.673,35. 

O certame é organizado e executado pelo Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe).

Para se candidatar, foi necessário  ter diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de graduação em qualquer área de formação, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC).

Das vagas, seis são para chamada na modalidade de ampla concorrência, duas reservadas a candidatos com deficiência e mais duas para negros. 

O concurso contemplou e provas objetivas de conhecimentos básicos e específicos e provas discursivas. Ambas de caráter eliminatório e classificatório. 

Leia também: Concurso TCDF: confira dicas de estudos após definição da banca

Saiba o que vai cair no concurso para auditor do Tribunal de Contas do DF

Segundo o edital, os auditores serão responsáveis por executar atividades relacionadas à fiscalização contábil, financeira, orçamentária, patrimonial e operacional da Administração Pública do Distrito Federal, bem como examinar a legalidade dos atos de admissão, de aposentadoria, de reforma e de pensão

Quando foi o último concurso ?

Desde 2014 o Tribunal não realizava concurso para os cargos de técnico e analista, quando um edital foi divulgado pelo próprio Cebraspe (antigo Cespe/UnB). A oferta foi de 69 vagas, sendo 19 destinadas ao cargo de auditor de controle externo, 12 para técnico de administração pública e 38 vagas para analista.