Foto: Pinterest

Técnica Pomodoro: o que tomate tem a ver com estudos para concursos públicos?

Publicado em Concursos, Dicas de estudo
Victória Olímpio* – Manter uma concentração total nos estudos por um longo tempo definitivamente não é uma tarefa fácil. Foi por isso que o italiano Francesco Cirillo desenvolveu, em 1987, a técnica de estudos chamada Pomodoro. Mas o quê tomates têm a ver com estudos para concursos públicos?!
.
A técnica Pomodoro começou a ser desenvolvida por Cirillo enquanto ainda era estudante universitário. Com muita dificuldade nos estudos e sem capacidade alguma de concentração, ele se desafiou a estudar por apenas 10 minutos com concentração total.
.
Para marcar o tempo ele utilizou um timer, que tinha formato de tomate. Por incrível que pareça, ele não conseguiu. A partir daí ele começou a se desafiar mais e mais, até que concebeu a técnica que denominou “Pomodoro”, fazendo alusão ao tomate.
.
A técnica tem como objetivo a administração de tempo e a manutenção do foco, sendo recomendada para estudantes que costumam procrastinar demais e que acabam se enrolando no momento dos estudos. De acordo com o professor e coordenador científico Rodrigo Silva, do Gran Cursos Online, a técnica define os ciclos de estudos e, dentro de cada ciclo, são determinadas atividades a serem feitas.
.
“Você se compromete e foca no tempo determinado. A técnica auxilia na administração do tempo, pois você passa a se comprometer com o tempo e não com o material. Como o tempo é cronometrado, o foco é maior”.
.
Foto: Reprodução/Internet 
.
Para utilização da técnica, os estudantes podem organizar uma planilha com a lista de coisas a serem feitas, grafadas em ordem de prioridade.
.
O autor da técnica incentiva uma abordagem de baixa tecnologia. Isso quer dizer que não é recomendado utilizar o celular ou computador para marcar os seus pomodoros. Por mais que pareça retrô, e talvez primário, o ideal é usar um timer. Hoje Cirillo é consultor de negócios, especialista em produtividade e sua empresa é sediada em Berlim.
.
Resumindo, a técnica consiste na utilização de um cronômetro para dividir o estudo em períodos de 25 minutos, separados por breves intervalos de cinco minutos.
.
Segundo Erika Radespiel, coach do Gran Cursos Online, conhecida mundialmente a técnica é muito mais do que estudar em blocos de 30 minutos. “As pessoas pensam conhecer a técnica, mas não sabem que ela prevê muito mais que isso. É uma metodologia completa que se propõe a mudar a maneira como nos relacionamos com o tempo, de forma que o tornemos um poderoso aliado em nossos projetos como, por exemplo, o estudo para concursos públicos.”
.
Também como educadora e pedagoga, Radespiel aponta que a técnica pode ser relacionada com a atenção das crianças, que têm um tempo de atenção máximo, a depender da idade. “Esses 30 minutos podem parecer pouco, mas é muito tempo para quem se propõe a realizar uma atividade de forma concentrada. Isso também acontece com os adultos e devemos considerar essa especificidade quando pretendemos encarar uma rotina de estudos.”

.

Benefícios da Técnica Pomodoro

Segundo Radespiel, a técnica Pomodoro possui inúmeros benefícios para quem a utiliza de forma correta e constante:
.
  • Alivia a ansiedade;
  • Aumenta o foco e a concentração através da redução das interrupções;
  • Aumenta a consciência de suas decisões;
  • Aumenta a motivação e mantém ela constante;
  • Reforça a determinação para atingimento de objetivos;
  • Detalha o processo, tanto em termos qualitativos como quantitativos;
  • Melhora o processo de trabalho ou estudo;
  • Reforça a determinação de continuar a aplicar-se em face de situações complexas.
    .

Você já ouviu falar da técnica ou já a utilizou? Comente no FórumCW!

.

.

* Estagiária sob supervisão de Lorena Pacheco