Biomédico Perito Criminal[2] Reprodução

Sindicato alerta deficit de peritos e recomenda novo concurso para PCSP

Publicado em Concursos

A Polícia Técnico-Científica do Estado de São Paulo possui mais de 200 cargos em vacância para peritos criminais em diferentes especialidades. O deficit de 15% preocupa o Sindicato dos Peritos Criminais do Estado de São Paulo (SINPCRESP). 

Sem realizar um concurso público há 7 anos, a corporação sofre com a ausência de servidores. Segundo Eduardo Becker, presidente do SINPCRESP, além da problemática, a categoria ainda precisa lidar com a falta de condições de trabalho e recursos. 

“Há uma publicação no Diário Oficial de fevereiro de 2021 na qual aponta que o déficit para carreira de perito criminal é na ordem de 15%. Na capital esse déficit é maior. O SINPCRESP vem pleiteando junto à Secretaria de Estado de Segurança Pública a abertura de concursos”, disse em entrevista a uma rádio.

No entanto, a realização de um novo concurso público para o cargo está cada vez mais distante. De acordo com ele, o governo vem negando as solicitações e utiliza como justificativa a Lei Federal 173/2020, sancionada durante a pandemia de covid-19. 

“O governo alega que essa lei impede a abertura de concurso, mas ela impede para fins de criação de cargos e não para reposição de cargos vagos. Então, o governo de São Paulo pode sim fazer os concursos imediatamente”, explicou.

Becker afirmou que os baixos salários são outros fatores que dificultam a contratação de novos funcionários, o que “faz com que os profissionais daqui prestem concurso em outros estados e acabem migrando para lá”. 

Além disso, na ocasião, ele ainda cobrou uma promessa feita pelo governador João Doria (PSDB) de tornar a categoria mais bem paga do país.