Senado, nomeações no DF e editais para 2017: confira os destaques da semana do site Concursos

Publicado em Concursos Públicos, Distrito Federal

15 concursos para ficar de olho em 2017
Apesar da escassez de lançamento de seleções públicas federais neste ano, por conta da atual situação econômica, os concurseiros depositam suas esperanças em 2017, que promete ser um ano melhor para a abertura de vagas. É o que acredita o especialista em concursos e professor de administração financeira e orçamentária do IMP Concursos, Anderson Ferreira. Confira os possíveis editais a serem lançados ano que vem, elencados pelo especialista, e saiba como é possível estudar quando a oportunidade está somente em fase de especulação.

Senado tem deficit de mais de 1.000 servidores
Mesmo após a extinção de 100 cargos no Senado Federal, anunciada na semana passada, ainda há esperança para que o órgão abra novo concurso. Isso porque mesmo após a baixa, a Casa contabiliza atualmente 1.118 cargos vagos, segundo relatório de quadro pessoal. Saiba quais serão os cargos que podem ser abertos no próximo concurso.

Como passar em vários concursos?
Se conseguir a aprovação em um único concurso público é uma grande conquista, imagine passar em quinze? A façanha certamente exige muita disposição, disciplina e dedicação aos livros. Os benefícios incluem salários maiores, assim como melhora na qualidade de vida e satisfação no trabalho. Mas também há o outro lado da moeda, já que a rotatividade de funcionários pode prejudicar a Administração. Conheça a trajetória de três verdadeiros concurseiros atletas e saiba como conciliar cargo e qualidade no serviço público.

GDF nomeia para Saúde e autoriza contratação na Educação
Com o objetivo de substituir contratos temporários que vencem em março abril e maio, o Governo do Distrito Federal decidiu nomear 588 candidatos aprovados em concurso para a Secretaria de Saúde. A maioria é composta por médicos (254 profissionais em 26 especialidades), em áreas como clínica médica (76), ginecologia e obstetrícia (29) e cirurgia geral (28). Confira também os detalhes sobre as contratações para a educação.

Universidades oferecem mais de 400 vagas
Trinta e uma universidades espalhadas por todo país estão com 411 vagas abertas em concursos públicos. Os salários vão de R$ 1.795,84 a R$ 17.430,34 para professores (adjunto, titular, visitante e assistente) em diversas áreas, além de vagas para enfermeiro e assistente em administração. A região em que há maior número de oportunidades é a Sudeste, com 251 vagas. Saiba quais universidades têm as melhores chances.

Falta de pessoal: Samambaia é cidade com menos médicos no DF
Dados da Secretaria de Saúde mostram que a quantidade de médicos da rede pública que trabalham no Plano Piloto chega a ser 30 vezes maior do que em algumas cidades satélites. Somadas, as asas Sul e Norte dispõem atualmente de 1.398 profissionais, enquanto a região de Samambaia, por exemplo, conta com apenas 46.
Enquanto há um médico para 158 pessoas no Plano, em Samambaia a proporção é de um para 5,5 mil. Saiba se a pasta vai abrir concurso para tentar contornar o problema.