imagem_materiadfhgfh Foto: Divulgação/Agência Senado

Senado Federal forma comissão do novo concurso público

Publicado em Concursos

A próxima etapa de realização do concurso é o processo de definição da banca organizadora e posterior publicação do edital.

Jéssica Andrade – Tudo indica que o concurso para o Senado Federal sairá em breve. Logo após o anúncio de autorização das vagas, a comissão que vai fiscalizar as etapas já está formada. O documento que designa nominalmente os representantes da comissão foi publicado no Diário Oficial da União nesta quarta-feira (13/4).

Ao todo, o Senado Federal designou seis servidores para a comissão examinadora do concurso público, que vai oferecer 19 vagas imediatas e formação de cadastro de reserva.

Os trabalhos do grupo só serão encerrados quando o resultado final do concurso público for homologado.

A próxima etapa de realização do concurso é o processo de definição da banca organizadora e posterior publicação do edital. 

A portaria entrou em vigor na data de hoje, no ato da publicação do documento.

O concurso do Senado é um dos mais aguardados e concorridos. Porém, um dos pontos que chamou a atenção é a exigência do nível superior para o cargo de Polícia Legislativa. Nos certames anteriores, a carreira exigia nível médio. Na seleção autorizada, no entanto, o cargo vai exigir o nível superior. 

Apesar da oferta de vagas abaixo do esperado, o último balanço do Senado Federal indica que existem 1513 cargos vagos na Casa. São 856 técnicos legislativos, 5 advogados, 596 de analistas legislativos e 56 consultores legislativos. O quantitativo de desocupados representa mais de 40% do quadro de pessoal da Casa, que é composto por 3437 servidores.

 Confira aqui a lista completa do quadro de efetivos do Senado.

O concurso

Um novo concurso do Senado Federal foi autorizado na última sexta-feira (8/4) e ofertará 19 vagas imediatas e formação de cadastro de reserva para os cargos de Advogado, Consultor Legislativo, Analista Legislativo e Técnico Legislativo, distribuídos da seguinte forma:

Advogado (01);
Consultor Legislativo – áreas de Assessoramento em Orçamentos (01), Assessoramento Legislativo (01);
Analista Legislativo – áreas de Administração (01), Arquivologia (01), Assistência Social (01), Contabilidade (01), Enfermagem (01), Informática Legislativa (01), Processo Legislativo (01), Registro e Redação Parlamentar (01), Engenharia do Trabalho (01), Engenharia Eletrônica e Telecomunicações (01); e
Técnico Legislativo – especialidade Policial Legislativo (06).

Os salários atuais que variam de R$ 18 a R$ 32 mil.

Concurso aguardado desde 2019

Em 2019 o concurso para o Senado Federal chegou a ser autorizado para o preenchimento de 40 vagas. Na época, uma comissão chegou a ser formada para tocar os preparativos do edital. O grupo, inclusive, elaborou o projeto básico e recebeu propostas de bancas organizadoras. O Cebraspe era cotado como favorito a ser contratado para aplicação das provas.

Porém, a comissão foi suspensa em agosto de 2020, no auge da pandemia. A justificativa foi a contenção de gastos diante da situação epidemiológica.

Agora, com a nova autorização para o concurso, a comissão será retomada. Com isso, o grupo poderá formalizar a contratação da banca organizadora.

Último concurso

O último certame ocorreu em 2012 e ofereceu chances para técnico, consultor e analista. Foram 246 oportunidades de níveis médio e superior. A concorrência geral foi de 642 candidatos por vaga. O posto que registrou o maior número de cadastros foi o de analista legislativo, com mais de 63 mil concorrentes.