capa_39047_AgentePenitenciario Foto: Divulgação

Secretaria de Justiça do ES anuncia previsão de lançamento de edital de novo concurso

Publicado em Concursos

Karolini Bandeira*- O concurso público da Secretaria de Justiça do Espírito Santo (Sejus ES), autorizado para 600 vagas na ocupação de inspetor penitenciário, terá edital publicado em fevereiro de 2022, de acordo com o Governo do Estado. A Secretaria também instituiu, nesta semana, a comissão organizadora do certame.

O secretário estadual de Justiça, Marcello Paiva de Mello, reforçou a importância do cargo e da recomposição do quadro de profissionais na área: “O inspetor penitenciário é responsável por manter a ordem e a disciplina nos estabelecimentos prisionais, o que exige a seleção de profissionais idôneos e qualificados. Neste ano, já lançamos um edital para contratação de inspetores no regime de designação temporária e estamos avançando, atendendo a uma demanda necessária para o sistema prisional, que é a recomposição do quadro de recursos humanos.”

A comissão é responsável pelos trâmites iniciais necessários para o lançamento do edital. De acordo com a Sejus, a equipe já está elaborando o Termo de Referência e realizando os encaminhamentos para contratação da banca organizadora. A expectativa é de que os candidatos passem por prova objetiva; prova de condicionamento físico; exame de saúde e prova de aptidão psicológica. Por fim, os aprovados realizarão curso de formação.

Para concorrer, é necessário possuir ensino médio completo; Carteira Nacional de Habilitação (CNH) na categoria “B” ou superior; altura mínima de 1,65m, para homem e 1,60m, para mulher. Atualmente, o subsídio para o cargo de inspetor penitenciário equivale a R$ 3.107,65, além de R$ 300 de auxílio refeição.

 

 

 

 

 

 

*Estagiária sob a supervisão de Mariana Niederauer