9a1a46bad7c42cf5a5c6ade023e985e0 Sefaz/Divulgação

Secretaria de Fazenda do Rio fala sobre necessidade de novo concurso para auditores

Publicado em Concursos, Concursos Públicos

A realização de um novo concurso público para auditores da Secretaria de Fazenda do Rio de Janeiro (Sefaz RJ) foi a pauta de uma reunião realizada no dia 24 de agosto, pelo Conselho Superior de Fiscalização Tributária.

Na ata do encontro publicada no Diário Oficial desta segunda-feira (20/9), o conselheiro Luiz Cezar Moretzohn Rocha incentivou o debate sobre os procedimentos necessários até a contratação de Auditores Fiscais da Receita Estadual. 

No entanto, o presidente do Conselho e secretário de Fazenda, Nelson Rocha, destacou que para a discussão avançar é preciso realizar estudos para quantificar o número de vagas a serem abertas na função. Segundo ele, o déficit de profissionais e as áreas que mais necessitam da reposição de servidores serão levantadas. 

De acordo com o Decreto nº 47.585, publicado pelo Estado em abril, são previstas 50 vagas para a Sefaz RJ, sendo 30 para auditor-fiscal da receita estadual, 10 para analista em finanças públicas e 10 para agente de fazenda. 

O último concurso da Sefaz/RJ foi realizado há oito anos. Na época, foram ofertadas 50 vagas para auditor fiscal da receita estadual de 3ª categoria — com salário inicial de, na época, R$ 13.186,76. Os candidatos foram submetidos a duas provas objetivas, com 100 questões cada. O conteúdo programático foi sobre português, inglês, administração, informática, contabilidade, matemática, estatística, legislação tributária e direito.