dnit Divulgação / Wikipédia

Resolução regulamenta concurso do DNIT para cargos efetivos

Publicado em Concursos
Por meio do Ministério da Infraestrutura, a Diretoria Colegiada do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes aprovou o regulamento que dispõe sobre o concurso público, para provimento de cargos efetivos do Quadro de Pessoal do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes/DNIT. A seleção ainda não tem data para ocorrer. A informação foi publicada no Diário Oficial da União desta terça-feira (17/5).

De acordo com o documento, o provimento de cargos efetivos do Quadro de Pessoal do DNIT será mediante concurso público, de provas ou de provas e títulos. Além disso, o concurso de provas e títulos poderá ser adotado para o cargo de analista em infraestrutura de transportes e para o cargo de analista administrativo. Confira aqui o documento completo.

Das etapas do concurso

O concurso público compreenderá duas etapas:

I – primeira etapa, com as seguintes fases:

a) prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório;

b) prova discursiva, de caráter eliminatório e classificatório; e

c) avaliação de títulos, de caráter apenas classificatório.

II – a segunda etapa consistirá em Programa de Formação, de caráter eliminatório.

Para o cargo de Técnico de Suporte em Infraestrutura de Transportes, poderá ser exigido exame de habilidade específica durante a primeira etapa.

Em todos os concursos, o edital deverá prever a alocação de servidor em diferentes unidades da federação, devendo o candidato indicar, no ato de inscrição, a unidade da federação a cujas vagas desejará concorrer, assim como os locais de realização das provas.

Último concurso

O último concurso do Dnit para técnicos e analistas foi aberto em 2012.  Mais de 117 mil candidatos se inscreveram para 1,2 mil vagas. A concorrência média chegou a 98 pessoas por chance. Brasília foi a que obteve maior número de participantes, 28.813 no total.
Houve oportunidades para quem tem nível médio e superior. Os salários foram de R$ 2.507,30 e R$ 7.815,81 nos cargos de analista em infraestrutura de transportes (superior), analista administrativo (superior), técnico de suporte em infraestrutura de transportes (médio) e técnico administrativo (médio).
Quem foi aprovado foi nomeado para trabalhar no Distrito Federal e nos estados do Rio de Janeiro, Alagoas, Amazonas, Roraima, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Minas Gerais, Pará, Amapá, Paraíba, Pernambuco e Piauí.