A tecnologia promete otimizar o estudo e facilitar a conciliação de duas ou mais seleções
Para Paulo de Castro, de 34 anos, o tempo é precioso. Técnico administrativo do Executivo há dez anos, o que ele mais quer no momento é mudar de ares. Para isso, há dois anos voltou ao mundo dos concursos e assinou o curso preparatório Gran Cursos Online. Desde então, o estudioso encara uma maratona de concursos na área dele. Porém, para Castro, ele perde muito tempo na checagem de conteúdo em uma tentativa de conciliar provas. “Preciso olhar cada ponto de um edital e ver quais batem com outro certame que esteja próximo”, afirma. Foi pensando em casos como o dele que o cursinho lançou o “Dá para conciliar”, uma ferramenta tecnológica que promete ajudar o aluno a correlacionar cursos de editais diferentes.
O programa desenvolvido em 2022, usa, através do “machine learning”, uma inteligência artificial para identificar conteúdos semelhantes de editais diferentes. O Cofundador e Diretor de Tecnologia (CTO) do cursinho, Rodrigo Calado, explica o significado do termo. “Machine Learning é um ramo da inteligência artificial (IA) baseado na ideia de que sistemas podem aprender com dados, identificar padrões e tomar decisões com mínima ou zero intervenção humana.”
O “Dá para conciliar”, então, identifica conteúdos similares, mesmo que os professores sejam diferentes e que a matéria lecionada seja abordada de uma maneira distinta. No caso de concursos, a plataforma conseguirá apresentar um percentual de intersecção de conteúdo entre diferentes editais. Dessa forma, o aluno saberá exatamente o que ele precisará estudar para realizar outra prova, sem estudar novamente o mesmo material e sem perder tempo verificando o que já estudou e o que ainda não estudou.
Calado esclarece que, com a tecnologia, é possível identificar padrões de candidatos com rendimento maior ou inferir e quais conteúdos são mais relevantes para os alunos de níveis iniciante, intermediário e avançado; além de observar a taxa de retenção das videoaulas, prever os conteúdos com maior probabilidade de cair em uma prova e converter áudio em texto para gerar legendas aos que possuem deficiência auditiva e texto em áudio para os que possuem deficiência visual. “Imagine você estudar por uma plataforma de estudos que possui a capacidade de se adaptar às suas necessidades?“