72d93a14-1785-47e1-b12c-e2f45071fccb Foto: Ariel Gomes/Governo do Ceará Agente penitenciária

Novo edital com 1.646 vagas para agente penitenciário está para ser lançado!

Publicado em Carreira policial

Com as vagas que serão preenchidas, o Estado passará de apenas seis servidores em 2019 para 2.713 agentes penitenciários efetivos

 

Karolini Bandeira* – Um novo concurso público será aberto em breve pelo governo do Pará para a Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap/PA). Serão abertas 1.646 vagas para o cargo de agente penitenciário. Na semana passada, Secretaria de Estado de Planejamento e Administração (Seplad) já publicou edital de licitação para a escolha da banca organizadora.

Segundo o governo, as oportunidades serão para o nível médio, e as provas serão realizadas de forma descentralizada, pois além de Belém, ocorrerão também em Castanhal, Marabá, Santarém, Itaituba e Altamira.

A titular da Seplad, Hana Ghassan, esclarece que esta é mais uma etapa do projeto de fortalecimento na área de segurança pública do Estado. “Quando assumimos a gestão, existiam apenas seis agentes penitenciários efetivos no estado do Pará, em 2019 foram nomeados 486 agentes prisionais, e em 2020, foram nomeados mais 581, totalizando 1.067 novos agentes, já nomeados neste governo,” afirmou Ghassan. Ou seja, de apenas seis servidores, o Estado passará a ter 2.713 agentes penitenciários efetivos.

“A convocação desse concurso é mais um passo rumo à profissionalização da autossuficiência da SEAP na gestão do sistema prisional do Estado, como aparelho imprescindível da sustentabilidade, na queda dos índices de criminalidade, para a política de segurança pública positiva que viemos realizando desde o início do governo.”

 

 

 

*Estagiária sob a supervisão de Lorena Pacheco